Page Rank

PageRank

22 de abril de 2010

O segundo melhor de todos


Maradona é considerado o segundo melhor jogador da história do futebol. Embora os argentinos discordem e o considerem o primeiro, existem algumas diferenças que colocam o Rei Pelé com Rei, e Maradona como o príncipe. A principal delas, a carreira de Maradona sempre foi recheada de polêmicas.

Maradona iniciou sua carreira no Argentinos Juniors, e encatava a todos por lá. Com o talento que mostrava, não demorou muito para se transferir para o Boca. Lá, foi capaz de levar o torcedor a loucura, e graças a seu talento, após um ano no clube foi vendido para o Barcelona.

No Barça não obteve tanto sucesso, conquistando apenas uma Copa do Rei. Foi emprestado ao Napoli, e ai sim começava a nascer uma lenda.

Capaz de produzir lances geniais levou a Napoli a se tornar uma potência mundial, e respeitado em todo o Velho Continente. Lá, ao lado do brasileiro Careca, conquistou seus principais títulos. Foi duas vezes campeão do nacional e uma vez da Copa da Uefa (1989). Em sete anos na equipe (1984 a 1991), Maradona fez 259 jogos e marcou 115 gols. Pego no exame antidoping, abandonou a carreira no futebol italiano, e se transferiu para a Espanha, no time do Sevilla, e depois encerrou a carreira no Boca Juniors.

Pela seleção Maradona também fez história. Sua primeira copa do mundo foi a de 82. E vinha bem, até ser expulso num jogo contra o Brasil. Já na copa de 86, o craque alcançou seu ápice. Levou sua seleção ao lugar mais alto do pódio, com apresentações fantásticas. Foi nessa copa que ele marcou o gol mais bonito, e também o gol mais polêmico de sua carreira. Depois de driblar seis ingleses, incluindo o goleiro, Maradona marcou um dos mais belos gols de Copa do Mundo. Antes, marcara o famoso gol com a mão, chamado mais tarde, por ele mesmo, de "La mano de Dios".

Em 90, levou novamente sua seleção a final, contra a mesma Alemanha. Mas dessa vez parecia que sua magia tinha acabado, e os alemães foram campeões. Em 94, veio o fim inesperado. Após uma derrota da Argentina contra a Nigéria (2a1), Maradona mais uma vez foi pego no dopping e assim encerrou tristemente sua carreira em Copas do Mundo.

Os argentinos o chamam de "D10S" . O resto do mundo tem certeza da sua habilidade, mas Maradona passou e passa por muita polêmica. Não sei ao certo, mas talvez tanta sujeira tenha manchado seu currículo, e talvez por isso não possa ser considerado o melhor de todos os tempos. Mas ser o segundo, já é algo fantástico, e digno de respeito.

20 de abril de 2010

Bom negócio para o Flu?


O Fluminense, dentro dos seus 107 anos de história, alcançou uma marca significativa. Em toda sua vida centenária, pelas laranjeiras já se passaram mais de 90 treinadores. Quase um treinador por ano.

O demitido da vez foi Cuca. Após a perda do carioca, o treinador não resistiu a pressão e saiu do comando tricolor. Ano passado o mesmo Cuca fez uma campanha milagrosa e livrou o mesmo Fluminense de mais um vexame em 2010. Ainda nesse ano, fez um bom resultado jogando fora de casa contra a Portuguesa, pela Copa do Brasil. Será mesmo que ele merecia a demissão?

No domingo, o presidente da Unimed esteve em São Paulo para uma conversa com o ex-treinador do Palmeiras. O que se ouve por aí, é que Muricy só não fechou contrato com o clube carioca pois, segundo seus princípios, não negocia com clubes que tenham treinador. Daí a demissão conveniente de Cuca, que para falar a verdade vinha bem no Fluminense. Aliás o Flu esta prestes a cometer o mesmo erro que o Palmeiras, quando tirou do comando o eficiente Jorginho, para a mais que esperada contratação de Muricy.

E não só isso deve mudar. Riquelme interessa ao Flu e faz algum tempo que a contratação do meia é tentada. E o meia não deve fechar com o Boca, por dois motivos. Primeiro, Riquelme ganha hoje 500mil reais, e o Boca só pode pagar cerca de 215milreais numa eventual renovação, já que vive crise financeira. Segundo, porque Riquelme criou uma instabilidade no elenco ao brigar com Palermo, o maior artilheiro do Boca. O camisa 9 do time argentino chegou a dizer que juntos os dois não jogam mais. A torcida boquense já manifestou seu apoio ao artilheiro.

Na esperança de um novo treinador e um novo camisa 10, fica a pergunta para a torcida do Fluminense. Será mesmo que essa foi a melhor opção? Trocar quem tinha o controle do grupo por um técnico ótimo, mas que não se relaciona com os jogadores? Trazer Riquelme, que é um CRAQUE de bola, mas que costumeiramente cria problemas no ambiente? Eu acho que não. E acho inclusive que a personalidade de Muricy não deve aturar a personalidade de Riquelme, e o Flu só tem a perder com isso.

19 de abril de 2010

O Patinho Feio


Após 3 anos, o torcedor botafoguense pode enfim comemorar. Tirar o peso dos três vice seguidos deve ser uma sensação única.

Diziam que o Flamengo tinha mais time, que o Botafogo era o pior dos grandes no Rio. Que o alvinegro dificilmente chegaria em algum lugar. Teve até crise e troca de técnico. E foi nesse ponto que tudo mudou na cidade Maravilhosa.

Joel chegou em General Severiano após uma derrota de 6a0 contra o Vasco. De lá até a conquista em definitivo do carioca, foram 17 partidas. Em 14 oportunidades o Fogão venceu, empatou em outras 2 e deixou de somar pontos apenas em uma partida contra o Fluminense. Um aproveitamente de 86% dos pontos disputados. Somando tudo desde a chegada de Joel foram 51pts em disputa e o Bota garantiu 44.

Agora, com mais um título, o folclórico Joel reivindica também o título de Rei do Rio, afinal ele venceu o campeonato por todos os grandes do estado. Logo após o jogo, na coletiva, o treinador deu a seguinte declaração: " Podem escrever que o Rei do Rio esta aqui!".

Pois é, parabens a Joel, que pegou um grupo desacreditado. Pegou o chamado patinho feio do Rio de Janeiro, e o transformou num cisne. Quanto ao Flamengo do Império do Amor, resta juntar os cacos e se arrumar para a Libertadores. Se o ambiante antes da final já não era bom no lado da Gávea, agora deve ser pior ainda. E o Fla tem um caminho de pedras a enfrentar na Libertadores...