Page Rank

PageRank

24 de junho de 2010

Botafogo, Botafogo

A Estrela solitária do Botafogo parece bem melhor em 2010. Se em 2009 o aproveitamento foi mediano, em 2010 logo no primeiro semestre já veio um título. E em cima do rival que havia lhe tirado este gosto por três anos. Não poderia ser melhor? Claro que sim. Com Joel no comando o time do Botafogo tem botado as asinhas de fora.

No ano passado o Glorioso somou apenas 47 pontos dos 114 possíveis, o que configura um aproveitamento de apenas 42% dos pontos. Além disso sofreu mais gols do que fez. Foram 52 a favor e 58 contra, levando o saldo do time a 6 negativo.

Mas em 2010 o Botafogo promete ir mais longe. A começar pela porcentagem de pontos conquistados até aqui. Foram 9 pontos, dos 21 possíveis. A porcentagem parece baixa, apenas os mesmos 42%, mas a posição é outra. Em 2009 terminou o campeonato em 15º, já em 2010 esta na 8ª posição.

E o saldo de gols também melhorou. A média de gols feito de 2009 é de 1,38 enquanto a de gols tomados é de 1,52. Nesse ano, a média de gols feitos(13 ao total) saltou para 1,85 e a de gols tomados (11 ao total) é de 1,57 gols. Somado a tudo isso, lembro que o Alvinegro carioca é ainda o segundo melhor ataque da competição, atrás apenas de Santos e Corinthians, ambos com 15 gols.

Além disso, Joel Santana parece ter reencontrado a identidade de um time que há muito não sabia quem era. Um clube que guerreiro, que sempre conquistou seus títulos através do suor e sangue. E Joel parece como nínguem entender isso.

O Botafogo almeja uma vaga na Libertadores, é um bom time. E também já se mexeu nessa parada do Brasileiro. Acertou o retorno de Maicosuel, um ídolo recente da torcida e ainda conta com o atual ídolo Loco Abreu na busca da tão sonhada vaga.

Com o elenco que tem, achu difícil o clube conseguir a vaga na Libertadores 2011, mas sem dúvida lutará com todas as forças por ela.

23 de junho de 2010

Uma vez Flamengo...

O Flamengo foi campeão do Brasileirão de 2009, e via em 2010 uma ótima perspectiva para os campeonatos. O ano começou e o clube não foi bem, ainda.

No Carioca, até jogou bem, mas não suficiente para vencer o Botafogo que se sagrou campeão de 2010. Na Libertadores se classificou na bacia das almas. Eliminou o Corinthians, e depois em mais um dos vexames no Maracanã, perdeu por 3a2 do Universidad.

No Brasileirão, a coisa também anda mal. Além da saida de Adriano, o Flamengo se preocupa ainda com a permanência de Vágner Love, o artilheiro do time até aqui. Love é responsável por 4 dos 9 gols marcados até aqui pela equipe Rubronegra. Os outros gols estão divididos entre Bruno, o goleiro, Toró, Juan e Dênis Marques, todos com um.

Dos sete jogos disputados até aqui o Flamengo venceu apenas 2 jogos. Empatou outros 3 e perdeu mais 2 jogos. O resultado é um aproveitamento de 42% com apenas 9 pontos somados e a nona posição no campeonato. Marcou 9 gols (média de 1,28 por partida) e tomou 8 gols (média de 1,14 por jogo).

Se pode perder Love, ao menos já contratou Renato. O meia, ex-Corinthians e Flamengo, retorna à Gávea com a missão de conduzir o clube ao bicampeonato brasileiro. Além dele o Fla fechou a contratação de Zico para o departamento de futebol.

Verdade seja dita, o Flamengo tem se esforçado para sair da maré de desânimo que parece estar desde a eliminação do clube da Libertadores. Os reforços vieram, mas mesmo assim, o Flamengo deve apenas lutar por uma vaga entre os 4 primeiros, isso com muito esforço. O Urubu não deve alçar grandes voôs até o fim do ano.

22 de junho de 2010

Quando surge o alviverde imponente

Em crise desde o fim do ano passado, o clube alviverde não vive boa fase. São 9 pontos conquistados, de 21 disputados. Ano passado, na reta final do campeonato, com os mesmos 21 pontos disputados, o Palmeiras havia ganho 8 apenas. Além disso, o time é o segundo pior ataque do campeonato, 6 gols em 7 jogos. Só é superado por Atlético -Go e Vasco.

Com um desempenho desses, a 10ª posição do campeonato é um presente, e esta de bom tamanho. Mas a diretoria parece não concordar e resolveu se mexer.

Para o ataque, que tem média de 0,85 gols por partida, a aposta esta em Kléber. Reecontratado junto ao Cruzeiro, o atacante tem 2 gols anotados pela equipe mineira. No elenco do Palmeiras apenas Lincoln e Ewerthon tem 2 gols. Cleiton Xavier e Mauricio Ramos tem 1 cada.

Já no meio campo, a aposta é no retorno de Valdívia (ainda não confirmado), e na permanência de Diego Souza. O setor não tem rendido muito, e a diretoria espera aumentar o número de gols reforçando o elenco. Além do mais o retorno de Valdívia seria uma grande jogada, já que atrairia de volta o torcedor que tem abandonado o clube.

A defesa, montada por Muricy, não preocupa. Sofreu apenas 5 gols em 7 partidas. Média de 0,71 por jogo, e é sem dúvida o melhor setor do clube, ao menos por enquanto.

E para comandar toda essa renovação, ao menos em campo, o escolhido foi Felipão. Sim, o técnico vencedor dos maiores títulos do clube esta de volta, e tem a dura missão de colocar o time de volta a rota de títulos.

Com tudo isso, fica claro que o Palmeiras, até aqui, é o clube que mais se reforçou. E se reforçou bem. Mas quem duvidaria do título quando o clube trouxe Vágner Love e Muricy. Mesmo assim o Palmeiras amargou um péssimo fim de campeonato e teve que se contentar com uma vaga na Sul-Americana.

É claro que o Palmeiras pretende e esta montando um ótimo time, e agora começa ter elenco. Mas muitas coisas ainda precisam ser arrumadas. Me parece que enquanto os problemas internos não forem resolvidos a torcida sofrerá, por mais que se contratem Pelés e Maradonas para vestir a camisa verde.

21 de junho de 2010

Nos gramados de Minas Gerais

O Cruzeiro no ano passado teve um ano quase que impecável. Não fosse a derrota na final da Taça Libertadores, teria sido um ano para o torcedor cruzeirense se lembrar. Mesmo assim foi um ótimo ano para a torcida da capital Mineira comemorar. Se não ganhou o título da Libertadores, nem do Brasileirão, ao menos garantiu o direito de jogar a taça de novo.

Conquistou este direito após uma campanha diferenciada. Pra quem não se lembra, no início do campeonato o time comçou mal, priorizando a Libertadores. Depois teve que arrancar para garantir a vaga na última rodada apenas. Foram 62 pontos conquistados, com 18 vitórias, 8 empates e 12 derrotas.

Já nesse ano, eliminado nas quartas de finais da Libertadores o time não parece tão mal como no ano passado. Nesses 7 jogos até aqui o time azul celeste conquistou 9 pontos. Foram 2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Aproveitamento de 42% dos pontos. 8 gols marcados e 8 tomados.

O elenco do Cruzeiro é bom. Mas perdeu uma peça importante. Kléber, que sempre se disse apaixonado pelo Palmeiras, voltou ao clube alviverde. No ataque portanto. ficaram Wellington Paulista (3 gols) e Thiago Ribeiro (1 gol). O meio campo ainda é muito forte. Roger, Gilbertro, Marquinhos Paraná. No gol Fábio, e na zaga Thiago Heleno e Gil. Os laterais Diego Renan e Jonathan, que são ótimos jogadores, completam o time. Cuca tem a missão de gerir este elenco.

Falta ainda algumas peças, para o clube que aproveitou as férias da Copa do Mundo com um tour pelos Estados Unidos. Mas pelo plantel que tem, o Cruzeiro tem grandes chances de chegar no escalão de frente do Brasileiro.