Page Rank

PageRank

3 de setembro de 2010

Rodada diferente

A 18ª rodada foi diferente de todas até agora. Diferente porque teve média de gols abaixo do esperado. Diferente porque vimos mais uma vez o Fluminense desperdiçar pontos. Diferente porque vimos equipes que não venciam a três (Grêmio e Atlético-MG) e cinco rodadas (São Paulo), voltar a sentir o sabor da vitória. Diferente até porque só tivemos 9 jogos, tudo em função das comemorações centenárias do Timão. E mesmo sem jogar, quem mais comemorou foi o Corinthians.

E nessa 18ª rodada, apenas três jogos divulgaram seu público. Prudente X Botafogo; Santos X Avaí e São Paulo X Atlético - GO. Média fraquissima de público. Então, lembrando que as contas da média de público desa rodada foram feitas por apenas 3 jogos.


A rodada foi boa para o Corinthians, que comemorou seu aniversário e ganhou o presente do arquirival que empatou com o Flu. Aliás, empate esse que pode favorecer a equipe do Palmeiras caso ganhe seu próximo compromisso. Destaque também para o Santos, que venceu sua quarta partida seguida e é a única equipe com 4 vitórias nos últimos 4 jogos. O Grêmio também comemorou bastante, já que finalmente deixou a zona de rebaixamento do campeonato. Teve ainda o São Paulo, que após o heróico empate com o Fluminense fora de casa, venceu em casa e da sinais de recuperação.

NÚMEROS DA RODADA:

9 JOGOS: 5 vitórias mandantes, 2 empates e 2 vitórias visitantes
18 GOLS: 2 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 6.572 torcedores por estádio
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Atlético Mineiro - 3 gols
MELHOR DEFESA DA RODADA: Botafogo, Vitória, Internacional e Cruzeiro - 0 gols
ARTILHEIRO DA RODADA: Obina (CAM) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO DA RODADA: 9.634 Santos 2 x 1 Avaí

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:

178 JOGOS: 85 vitórias mandantes, 57 empates e 36 vitórias visitantes
430 GOLS: Média de 2,42 gols
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.289 torcedores por estádio
MELHOR ATAQUE: Fluminense - 31 gols
MELHOR DEFESA: Ceará - 13 gols
ARTILHEIRO: Bruno César (COR) - 8 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2 x 2 Flamengo - 76.205

2 de setembro de 2010

Recordes opostos


Goiás e Fluminense tem muitas diferenças no campeonato. Um é líder o outro é o lanterna. O Flu é o segundo que mais venceu em casa, e o Goiás é o que menos pontuou em casa. Mas os dois tem uma semelhança. Ontem os dois atingiram novos recordes. Mas as semelhanças acabam por ai, já que enquanto o Tricolor carioca é quem mais venceu, o time goiano é quem mais perdeu.


Com o empate de ontem entre Fluminense e Palmeiras, o time carioca não só manteve sua invencibilidade em casa, mas também a manutenção da sequência mais invicta do campeonato até aqui. Nas 18 rodadas disputadas, há 15 o Fluminense e seu torcedor não sabe o amargo gosto da derrota. A última derrota aconteceu no dia 22 de maio, no jogo contra o Corinthians no Pacaembu. De lá para cá foram 10 vitórias e cinco empates, invencibilidade que já dura 3 meses.


Mas o Flu precisa abrir o olho. A situação não preocupa ainda, mas o seu rendimento tem caido. Nos últimos cinco jogos, ou seja, dos ultimos 15 pontos em disputa, o Tricolor venceu 3 e empatou 2. Somando assim 11 pontos. Aproveitamento ótimo se desses 5 jogos 3 não fossem em casa. Dos 3 jogos em casa o Flu venceu apenas 1, e viu seu aproveitamento dentro do Maraca cair de 92% para 77%. Em compensação, jogando fora o time de Muricy ainda é o que mais aproveita com 17 pontos conquistados de 27 possíveis fora de seus domínios.


Enquanto isso, no lado oposto da tabela, o Goiás atingiu uma marca que nínguem se orgulha de alcançar. A equipe não vence desde a oitava rodada. Signifgica que desde o dia 14 de julho a torcida goianiense não conhece o sabor da vitória. Nessas 10 partidas foram 7 derrotas e só 3 empates. Notícia pior só o aproveitamento no Brinco de Ouro. Apenas 22%, último colocado no ranking de porcentagem. É bom abrir olho, porque do jeito que anda, a Série B de 2011 já pode contar com um novo participante.

31 de agosto de 2010

Artilheiro porteño

O craque de hoje não é tão unânime quanto todos aqueles que já passaram aqui. Mas sua importância para uma seleção jamais deve ser questionada. O argentino Gabriel Batistuta, ou simplesmente "Batigol", é um dos maiores artilheiros da Copa e o maior artilheiro da Argentina.

Por onde passou, o argentino se sagrou como artilheiro. No ano de sua estreia como profissional no Newell's Old Boys chegou e foi vice campeão da Libertadores da América, em 1988. Pelo seu primeiro clube foram 24 jogos e apenas 7 gols. No ano seguinte se transferiu para o River Plate, onde conquistou o campeonato argentino pela primeira vez. No time da capital da Argentina foram 21 jogos e 4 gols, até se transferir para o Boca Juniors. Pelo Boca conquistou o Campeonato Argentino mais uma vez, e foi pela primeira vez o artilheiro da competição.

No Boca, começou a melhor seus números. Foram 34 jogos e 13 gols. Para efeito comparativo, no Newell's sua média de gols foi de 0,29. No River Plate média de 0,19 gosl, já no Boca a média aumentou para 0,38 gols por jogo. Mas seria na Itália e na seleção de seu país, que seus números realmente se tornariam efetivos.

No Fiorentina, primeira equipe que defendeu na Itália, o craque ficou nove anos. Nesse período vestiu a camisa do seu clube por 269 vezes marcando 168 gols, média de 0,62 gols por partida. Apesar de ter sido rebaixado em seu primeiro ano, o artilheiro optou por permanecer na equipe e ajudou o time a voltar a elite. E logo no retorno a Série A do Callcio, Batistuta foi o artilheiro da competição. Posteriormente ajudaria sua equipe na conquista da Copa da Itália e na Supercopa da Itália. Batistuta foi tão importante na história da Fiorentina que ganhou até uma estátua no clube.

Mais tarde, em 2000, se transferiu para o Roma, onde no primeiro no marcou 20 gols e ajudou a equipe a se sagrar campeã da Série A , algo que não ocorria quase a 20 anos. No time jogou por 2 anos e marcou 30 gols em 64 jogos.

Mas seu maior reconhecimento veio através da seleção Argentina. Batistuta disputou 78 jogos com a camisa azulceleste de seu país e marcou 56 gols, números que lhe deram o título de maior goleador da seleção em toda a história. Disputou 3 copas do Mundo marcando 10 gols, estando no seleto grupo de maiores artilheiros das Copas. Conquistou por duas vezes a Copa América e uma vez a Copa das Confederações.

Pelo seu prestígio, Batistuta é uma espécie de lenda na Argentina. Claro que existem jogadores melhores, mas sua história e suas marcas na seleção fazem dele um ídolo e uma lenda sem sombra de dúvida.


29 de agosto de 2010

Rodada 17: Paulistas se recuperam, já os times do R4 ...

A 17ª rodada foi terrível. Ao menos para as equipes que estavam na zona de rebaixamento. Dois empataram (Atlético Goianiense e Grêmio) e os outros dois (Atlético Mineiro e Goiás) perderam. O pior de todos foi o Galo, que perdeu em casa de virada para a equipe do Palmeiras que promete se acertar. Já o Goiás perdeu para o promissor Santos, que vem crescendo na competição.

Aliás, as equipes paulistas se recuperaram nessa rodada. Das seis equipes paulistas que estiveram em campo, o resultado foi 4 vitórias (Corinthians, Guarani, Palmeiras e Santos) e 2 empates (Prudente e São Paulo). O destaque vai para o empate São Paulo com o Flu e a vitória do Palmeiras. Em pleno Maracanã o Tricolor paulista segurou o Tricolor carioca. Com show de Rógerio Ceni, que fez um gol e denfendeu um penalti, o São Paulo ajudou o Corinthians a encostar no líder. A diferença caiu de 5 para 3 pontos. Já o Palmeiras foi o único visitante a vencer na rodada.

Muitos gols agitaram a rodada. Foram 28 gols ao todo e apenas duas equipes não levaram gols. A torcida também parece ter comparecido em bom número. No Pacaembu mais de 30 mil torcedores assistiram a vitória do Timão. No Maraca em torno de 25 mil pessoas assistiram o que muitos dizem ser, o melhor jogo do campeonato até aqui.

O primeiro turno ainda esta aberto. Somente Corinthians e Fluminense podem conquistá-lo. Para o simbólico título fique no Rio, basta apenas um empate do clube carioca com o Palmeiras, arquirival do Corinthians. Já para o Corinthians, precisa vencer o Vasco (jogo que só ocorrerá dia 13 de outubro) e torcer por um tropeço do Fluminense diante do Verdão.

NÚMEROS DA RODADA :
10 JOGOS: 4 vitórias mandantes , 5 empates e 1 vitória visitante
28 GOLS: 2,8 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 17.462 torcedores por estádio
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Ceará, Prudente, Santos, Palmeiras, Guarani, Corinthians, Atlético-GO, Avaí, Fluminense e São Paulo - 2 gols
MELHOR DEFESA DA RODADA: Internacional e Santos - 0 gols
ARTILHEIRO DA RODADA: Elias (AGO) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO DA RODADA: Corinthians 2 x 1 Vitória - 32.819 pagantes

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:
169 JOGOS: 80 vitórias mandantes, 55 empates e 34 vitórias visitantes
412 GOLS: 2,44 gols por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.132 torcedores por jogo
MELHOR ATAQUE: Fluminenses - 30 gols marcados
MELHOR DEFESA: Ceará - 11 gols sofridos
ARTILHEIRO: Bruno César (COR) - 8 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2 x 2 Fluminense - 76.205 (pagantes)