Page Rank

PageRank

18 de junho de 2010

Grêmio

O Grêmio é uma das equipes mais fortes do campeonato. E com Jonas e Borges comandando um ataque em ótima fase é de se entranhar a posição do time. Apenas a 12ª posição, somando 8 pontos, 10 gols as favor e 11 contra. Campanha identica a do Avaí, os mesmos 38% de aproveitamento.

A equipe é bem montada. Com Souza no meio armando, Borges e Jonas vem fazendo muitos gols. Mesmo quando o meio campo se lesionou, Hugo e Douglas, sempre criativo, deram conta do recado. Rodrigo, ex-São Paulo, comanda a defesa, junto com Vitor no gol. Isso sem falar no banco, que conta com Mithyuê e Maylson, ambos prata da casa.

Aliás, Hugo, Jonas são os resposáveis por 70% dos gols do Imortal. Hugo marcou 4, e Jonas 7. Completam a artilharia Maylson, Fábio Rochemback e o zagueiro Rodrigo, todos com 1 gol cada. A média de gols marcados desse ano caiu em relação ao ano passado. Em 2009 o Grêmio marcava 1,76 gols por partida, já em 2010 marca 1,42 gols por partida.

O Grêmio esta no meio da tabela por acaso. No início da competição se preocupou com a Copa do Brasil, e deixou escapar alguns pontos. Os mais importantes foram os três pontos perdidos em casa contra o Corinthians. Mas de qualquer forma, com um time bom e um bom banco briga por vaga na Libertadores.

Avaí

O Avaí apareceu em 2009 como a grande surpresa do campeonato. Dono de uma boa campanha, o Leão de Santa Catarina terminou o campeonato em 6º lugar. Foram 57 pontos conquistados, 61 gols marcados e 52 sofridos. Em 38 jogos teve aproveitamento de 50%, com 15 vitórias, 12 empates e 11 derrotas. Média de 1,60 gols marcado e 1,36 gols sofridos, por partida.

Já em 2009, o time não tem ido tão bem. Em 7 jogos foram 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Com o aproveitamento de 38% dos pontos, e com 8 pontos somados, a 13º posição é justíssima para o clube catarinense. Marcaram ainda 10 gols e sofreram 11. A média de gols marcados em 2010 é de 1,42 por partida, já a de gols sofridos é de 1,57 por partida.

E não bastasse o baixo desempenho, a fase é péssima. Há 4 jogos não ganha uma partida, e pior, não marca um gol. O último gol foi marcado pelo atacante Róbson, no dia 23/05, na partida contra o Vasco, que terminou em 2a0. Aquela foi também a última vitória do Leão.

Se o time não se ajeitar deverá passar 2010 amargando o fundo do poço no campeonato Brasileiro.

16 de junho de 2010

Vitória

A equipe baiana, que surpreendeu no ano passado, não tem promessas de grande apresentações para este ano. Quando joga em casa, continua como sempre. Sempre um jogo difícil no Barradão, onde é quase imbatível. Neste campeonato forma 3 jogos em casa, 2 vitórias e 1 empate. Aproveitamento de 77% dos jogos em casa. Jogando fora, decepciona. Foram 4 jogos, 3 derrotas e um empate. Aproveitamento de 0,08% jogando como visitante. Resultado disso tudo são oito pontos conquistados em 7 jogos, e a 14ª colocação.

Fora da zona de rebaixamento, mas não fora do perigo. O time do Vitória é o que menos troca passes durante a partida. São 1287 em 7 jogos. Média de 183 por partida, o primeiro colocado tem média de 370 passes por partida.

O número de gols tomado e feitos também não agrada aos torcedores. Marcou 7 e tomou 8. Os artilheiros são Jonas, Elkeson e Evandro com 1 e o principal artilheiro Schwenck com 4 gols. Os quatro juntos tem média de 1 gol por partida. E a defesa tem média de 1,14 gols sofridos por partida.

Pois é, a situação do time baiano não é boa. E se não melhorar o desempenho fora de casa, deve sofrer até o fim. Usando o aproveitamento total de 38% no campeonato, pode-se determinar a pontuação final da equipe, que seria de 43 pontos. Ou melhora o desempenho, ou deverá disputar jogos na Série B.

15 de junho de 2010

Grêmio Prudente

O Grêmio Prudente, que era Barueri, parece que este ano não repetirá a campanha do ano passado. Se quer lembra o time que acabou na décima primeira posição de 2009. Quem restou daquele elenco foi apenas o meia atacante Flavinho. No resto tudo novo, até o nome.

Nesses 7 primeiros jogos, são 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Ao todo somam 8 pontos, com 9 gols a favor (média de 1,28 por partida), e 12 contra ( média de 1,71 por partida). Com esse aproveitamento de 38% é que o Grêmio Prudente se vê fora da zona de rebaixamento.

O número de faltas é considerado acima da média. São 123, que distribuidas pelas 7 partidas dão uma média de 17 faltas por jogo. Lembrando que o líder nesse quesito tem média de 23 por partida. Apesar do excesso de faltas o time tomou apenas 20 cartoes amarelos.

Os gols do clube foram marcados por Henrique, Araújo e Flavinho ( 1 gol cada) e por Diego e Wanderley ( 2 gols cada). O time tem no zagueiro Diego sua artilharia no campeonato.

O Prudente, na minha opinião é um dos times que vai lutar contra o rebaixamento, e vai perder. Não fez contratações que condizem com a situação da equipe no campeonato, e deve se sustentar como esta até o final.

14 de junho de 2010

Internacional

O Internacional não vai muito bem nesse início de 2010. O ano começou com a derrota para o maior rival, o Grêmio, no gauchão. E continua mal no Brasileirão. De positivo até aqui, a classificação para as quartas de finais da Libertadores. Mas o assunto por aqui é Brasileirão, e o Inter tem ido mal até essa sétima rodada.

Ano passado, com as mesmas sede rodadas, o Colorado era 2º colocado com 14 pontos. Em 2010, com 7 rodadas ja passadas o time esta na icômoda 16ª posição. E só não entra na zona de rebaixamento pois seus saldo de gols é melhor do que o do Atlético Paranaense, que tem a mesma pontuação.

Com 11 gols marcados, o Inter sustenta a média de 1,57 gols por partida, e também o 4º melhor ataque do Brasileirão. Em compensação, com os 13 gols tomados é a 3ª pior defesa, e possui uma média de 1,85 gols tomados por partida.

O artilheiro do time na competição é Andrezinho com 3 gols. Em seguida vem Walter, Giuliano e Alecsandro com 2, e Sorondo com 1 gol.

O time do Internacional me parece melhor que o do ano passado, apesar de a base ser a mesma. Mas a equipe parece não ter encontrado a melhor maneira de jogar, e sofre quando joga com desfalques. No meio, D'Alessandro e Guinãzu se encarregam de criar e marcar. Além deles, as opções ainda podem cair em Giuliano e Sandro. Um meio campo bem servido. No ataque, Alecsandro e Walter parecem prontos para dar conta do recado.

Com esse time me parece questão de tempo que a equipe se encaixe, e sai dessa posição. O Internacional me parece um time que vai frequentar por varias vezes a zona de classificação da Libertadores, embora tenha que joga-lá na volta da Copa. Isso pode afetar um pouco o rendimento.