Page Rank

PageRank

16 de setembro de 2010

Rodada 22: Gols, muitos gols


Na 22ª rodada muitas surpresas e muitos gols. A começar pelo jogo mais importante da rodada. Sem dúvida alguma Corinthians e Fluminense corresponderam as expectativas e se não realizaram um grande jogo tecnincamente, foi uma brilhante partida taticamente das duas equipes. Principalmente do meio campo alvinegro, que controlou a partida e fez a diferença. Com o resultado o Corinthians iguala o número de pontos do Flu, e só não lidera pelo saldo de gols.

Outro time que promete incomodar é o Cruzeiro, que venceu sua 5ª seguida. A raposa soma agora 40 pontos e colou de vez nos líderes do Brasileirão. Quem também promete brigar e jogar duro até o fim, é a equipe do Santos que se recuperou após estar perdendo por 2a0 em casa.


Muitos gols na rodada. Foi o que se viu nos 10 jogos , excetuando Vitória e Ceará que ficaram no 0a0. Foram 35 gols em 10 partidas. A maior média de gols numa rodada desta edição. Além disso, o público também não foi dos piores, apesar de que alguns jogos ficaram devendo e muito. Caso de Santos e Atlético Goianiense na Vila e Prudente e Flamengo no Prudentão, que levaram pouco mais de 3.000 torcedores cada.


E na parte debaixo da tabela, sempre os mesmos. E excetuando o Goiás, todos os outros perderam. Quem perdeu também foi o "soberano" São Paulo. Tomou de 3 a 1 em casa e começa a ver o sonha da Libertadores distante a cada rodada. Ta na hora de abrir o olho Tricolor.


NÚMEROS DA RODADA

10 JOGOS: 4 vitórias mandantes, 2 empates, 4 vitórias visitantes
35 GOLS: 3,5 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.401 torcedores por estádio (baseado nos 7 jogos que divulgaram o público)
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Cruzeiro, Santos e Goiás - 4 gols
MELHOR DEFESA DA RODADA: Vitória e Ceará - 0 gols
ARTILHEIRO DA RODADA: Rafael Moura - 2 gols
MELHOR PÚBLICO: Grêmio 1x2 Palmeiras - 34.166

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO

218 JOGOS: 103 vitórias mandantes, 68 empates, 47 vitórias visitantes
538 GOLS: 2,47 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.248 torcedores por estádio
MELHOR ATAQUE: Corinthians e Fluminense - 37 gols
MELHOR DEFESA: Ceará - 19 gols
ARTILHEIRO: Washington - 10 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2x2 Fluminense - 76.205

Virou freguês

Que Muricy Ramalho, primeiro técnico tricampeão Brasieliro, é um dos melhores treinadores do Brasil ninguém duvida. Além dos três títulos nacionais, o Zangado treinador tem no seu currículo alguns títulos nacionais. De 2001 a 2008 não houve um ano se quer em que o treinador passase sem comemorar uma conquista. Mas não é que existe uma pedra no caminho de Muricy.

Com a derrota de ontem, Muricy somou a terceira no ano para o Corinthians. O detalhe é que em 2010 tivemos 3 duelos entre o técnico e o clube paulista. No Paulistão, foi Muricy quem estava no banco quando o Timão quebrou o tabu que já durava 3 anos. Derrota por 1 a 0 no Pacaembu.

No mês seguinte, de clube novo, o treinador enfrentou o Corinthians, novamente no Pacaembu, e viu o resultado se repetir no Brasileirão. Mais uma derrota por 1 a 0 no mesmo estádio de dias antes e o Fluminense voltava ao Rio depois da derrota. No segundo turno, foi a vez de o Corinthians ir visitar o Fluminense. E mais uma vez o clube paulista se deu melhor.

Mesmo tendo uma campanha pífia fora de casa (não somava 30% de aproveitamento fora de casa) o alvinegro conseguiu vencer. E agora pode sim chamar Muricy de freguês. Afinal, a última vitória do treinador contra o clube foi em 2007, e lá se vão três anos. E nesses três anos foram 10 jogos, com 6 vitórias corinthianas e 3 empates.

E pra quem ainda quiser contestar o rótulo de freguês, mesmo contando o período no São Paulo, o técnico não supera a história do confronto recente. Desde a primeira vez que se encontraram, ainda em 2006, foram 14 jogos. Três vezes Muricy venceu, por cinco vezes empataram, e por outras seis vezes o Corinthians venceu. Os times de Muricy marcaram 14 gols no Corinthians e sofreram 16.

OBS: No triunfo do Palmeiras sobre o Corinthians, ainda no primeiro turno do Brasileirão, Muricy já havia sido anunciado treinador do Palmeiras. Porém ele não assumiu o time que foi comandado por Jorginho.

15 de setembro de 2010

Raça, lealdade e técnica

Quem pensa que na hall da fama do futebol não existe espaço para zagueiros se enagan e muito. Um grande exemplo é Frazn Beckenbauer, jogador que já desfilou seus feitos por aqui. Mas o zagueiro de hoje não era tão artilheiro. Mas era leal, com muita técnica, e aliava tudo isso a mais apurada raça. Já sabe quem é? Quer outra dica? É paraguaio. Ficou fácil né?!

Carlos Gamarra foi o maior zagueiro da história do Paraguai. Se você dúvida disso, vamos aos números. Na copa de 1998 encantou o mundo ao jogar as 4 partidas disputadas pela sua seleção, e terminar a competição com apenas 2 gols tomados e nenhuma falta cometida.

Gamarra conquistou o futebol brasileiro também. Na sua primeira passagem pelo Internacional, se destacou ao ajudar a equipe na conquista do campeonato gaúcho de 1997. No Corinthians foi aonde brilhou de verdade. Ajudou o clube na conquista do Brasileirão de 98 e do Paulistão de 99, como capitão da equipe.

Apesar das grandes atuações no futebol sulamericano, Gamarra nunca conseguiu se firmar na Europa. Nas suas oportunidade que foi para o velho continente, voltou sem conqustar um título se quer. Somente na sua terceira passagem na Europa, após se transferir de um time grego para a Inter da Itália, é que Gamarra pode comemorar seu maior sonho. Vencer na Europa.

Na Itália ele jogou em 2002.No ano de 2005 ganhou a Copa da Itália, mas logo depois deixou de ser aproveitado, e retornou ao futebol brasileiro vestindo as cores do Palmeiras. Não obteve o mesmo sucesso de Inter ou Corinthians, mas conquistou a torcida, sempre com sua técnica, raça e lealdade.

Com a camisa de sua seleção Gamarra jogou 110 partidas oficias, marcando 12 gols. Disputou 3 copas, as de 98, 2002 e 2006. Em ambas ajudou o Paraguai a chegar até as oitavas de final da competição. Marca superada apenas pela seleção Paraguai de 2010, que chegou até as quartas de finais. Ao todo, em sua carreira, jogou 549 jogos e comemorou a bola na rede por 35 vezes

Gamarra não foi eleito nenhuma vez o melhor do mundo, se quer levantou a taça de Campeão do Mundo. Mas sua qualidade e classe são de poucos, e sem dúvida ele é uma lenda do futebol. Afinal, quantos zagueiros por aí jogaram uma copa e não fizeram uma falta?

14 de setembro de 2010

Quatro candidatos

Por inúmeras rodadas, Corinthians e Fluminense disputaram ponto a ponto a liderança isolada do Brasileirão. Mas parece que agora surgem novos candidatos, que enconstaram nos dois líderes e prometem dar trabalho.

O primeiro deles e talvez o mais surpreendente, é o Botafogo. O time que começou mal na tabela, chegou até a estar entre os últimos colocados da competição, que ficou oito jogos sem vencer, se recuperou e vem numa ótima sequência. Nas últimas 10 partidas apenas uma derrota, e fora de casa para o Internacional. Foram 8 vitórias, um empate e uma derrota. Conquistou 25 pontos dos 30 possíveis. Com isso, alcançar a terceira posição da tabela ficou fácil.


Outro que tem mostrado que deve brigar até o fim é o time do Cruzeiro. Com suas 4 vitórias seguidas, o time mineiro veio chegando, até se posicionar em quarto lugar. É verdade que se beneficiou dos tropeços de Santos e Internacional. Mas a Raposa tem um currículo invejavel nos últimos 10 jogos. Foram 6 vitórias três empates e apenas uma derrota. Conquistando um total de 21 pontos dentro de 30 possíveis. Além disso, é hoje o time que mais vence fora de casa com um aproveitamento de 54% dos pontos jogando fora de casa.


O Internacional deixou o rendimento cair. Vinha numa sequência muito boa de resultados, mas não muda seus status de candidato ao título. Por quê? Somente porque são os atuais campeões da Libertadores. Alémd disso tem um forte elenco a disposição. O único empecilho pode ser a disputa do mundial de clubes no fim do ano, que pode tirar alguns pontos da equipe. Mas por enquanto, para comprovar sua condição, o Inter precisa melhorar. Nas últimas 10 partidas, venceu 5, empatou 4 e perdeu uma. Somou assim, 19 pontos de 30. Lembrando que o Inter tem um jogo ainda para fazer, contra o Santos.


O Santos era outra equipe que vinha embalada. Parecia pronto a decolar voô, quando derrapou e agora tenta retomar o controle. Nas últimas duas partidas que disputou, perdeu as duas, uma em casa e outra fora. Porém, tomando como referência suas 10 últimas partidas, o quadro muda muito. São 7 vitórias e 3 derrotas. Conquistou 21 pontos de 30, e é a terceira equipe com melhor aproveitamento em casa com 70% dos pontos conquistados. Perde apenas para Corinthians (90%) e Fluminense (80%), o que credencia o Peixe como candidato ao título. O Santos tem um jogo a menos, que fará contra o Inter no dia 23 de outubro.

13 de setembro de 2010

Rodada 21: ENCOSTOU !!!

A rodada de número 21 não foi nada boa para os líderes. Os dois perderam e viram os seus adversários se aproximarem. Pior para o Flu, que já fez seus 21 jogos e esta apenas 4 pontos do 3 colocado, ou para o Corinthians que ainda tem um jogo, mas esta a 1 um ponto do terceiro colocado.

Aliás, Flu e Timão não mandaram bem nas últimas rodadas. Dos últimos 15 pontos em disputa o Timão conquistou 7 e o Fluminense 5. Enquanto isso o Botafogo vem vencendo, nos últimos 15 jogos foram 10 pontos somados e de quebra a terceira colocação. O Grêmio é outro que vem crescendo, e venceu mais uma, e venceu o Corinthians em casa. Com a vitória o Grêmio somou nos últimos 5 jogos conquistou 11 pontos e se afastou da ZR. Completa ainda o G4 o Cruzeiro que venceu mais uma e somou 13 pontos nas últimas 5 rodadas.

Outro que parece se recuperar é o Galo Mineiro. O time de Luxemburgo venceu em casa o Prudente e esta a 2 pontos de deixar a ZR. Quem parece querer entrar é o Flamengo, que empatou ontem e já esta a 7 jogos sem vencer, o que o coloca apenas dois pontos a frente da ZR.

Os paulistas não se deram muito bem essa rodada. Além do Corinthians, que perdeu em casa, perderam também Santos, São Paulo e Prudente, fora de casa. O Palmeiras não saiu de um morno empate no Pacaembu com o Vasco. O único paulista a vencer foi o Guarani, que jogando em casa venceu o Atlético Paranaense, e quebrou uma sequência de jogos de invencibilidade do time do Paraná.

A rodada contou com poucos gols. Dois jogos terminaram com o empate em 0a0 o que contribuiu bastante para a baixa média de gols. Palmeiras e Vasco, Internacional e Goiás foram os 4 times que ficaram no 0 nessa rodada.

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:

10 JOGOS: 5 vitórias mandantes, 3 empates e 2 vitórias dos visitantes
16 GOLS: 1,6 gols por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO: 19.369 por estádio (APENAS 6 JOGOS DIVULGARAM O PÚBLICO)
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Atlético - GO, Flamengo, Vitória, Botafogo e Ceará - 2 gols
MELHOR DEFESA DA RODADA: Grêmio, Botafogo, Atlético - MG, Palmeiras, Vasco, Guarani e Internacional - 0 gols
ARTILHEIRO DA RODADA: Kléberson (FLA) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO DA RODADA: Corinthians 0x1 Grêmio - 29.533 pagantes

NÚEMROS DO BRASILEIRÃO:

208 JOGOS: 99 vitórias mandantes. 66 empates, 43 vitórias visitantes
503 GOLS: 2,42 gols por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.278 por estádio (197 JOGOS DIVULGADOS)
MELHOR ATAQUE: Fluminense - 36 gols
MELHRO DEFESA: Cruzeiro - 18 gols
ARTILHEIROS: B. César (COR), Elias (AGO) e Washington (FLU) - 9 gols
MELHOR PÚBLICO: 76.205 pagantes - Vasco 2x2 Flamengo