Page Rank

PageRank

8 de setembro de 2010

(In)Vencibilidade

O Fluminense perdeu seu jogo para o Guarani na última partida do primeiro turno. Perdeu a chance de se sagrar campeão do primeiro turno, e mais ainda, a chance de aumentar seu recorde. Um recorde que ja durava 15 partidas. Sim, nas últimas 15 partidas o Tricolor carioca não sabia o que era perder. E descobriu o gosto amargo da derrota, dando a oportunidade ao Timão de tomar a ponta.


Com a quebra da invencibilidade do Fluminense, quem passa agora a ser o time a mais tempo invicto é outro carioca. O Vasco. Isso mesmo, o time de Carlos Alberto, Felipe e cia é o que sustenta agora a invencibilidade do campeonato. Nos últimos 11 jogos, o time que é comandado por PC Gusmão, conquistou 5 vitórias e 6 empates. Lembrando que um jogo no meio dessa sequência não conta. A partida contra o Corinthians não foi realizada em função dos festejos do centenário do clube paulista.


Para ultrapassar portanto o Fluminense, nessa briga particular, o Vasco precisaria sair vencedor ou empatar em mais 5 jogos. O problema é que mesmo vencendo esses 5 jogos o Vasco não alcançaria o percentual do Tricolor.


Na sua série invicta o Fluminense aproveitou 35 dos 45 pontos em disputas. Um percentual alto de 77%. Foram 10 vitórias e 5 empates. Já o Vasco aproveitou hoje, 21 dos 36 em disputa. Números que conferem ao Gigante da Colina o percentual de 58%. Jogando os 5 jogos a mais e vencendo, ganharia 36 de 51 pontos, o que lhe confereria um percentual de 70%.


Isso mostra o quanto o momento do Fluminense foi importante, e o quanto o clube soube aproveitar a série de invencibilidade. O Fluminense tem hoje 38 pontos ganhos. Apenas 3 pontos não fizeram parte da maior invencibilidade até aqui. Será que o Vasco consegue derrubar esta marca?

6 de setembro de 2010

Felipão pior do que Zago

Felipão assumiu o Palmeiras no dia 9 de julho, contra o Avaí, em jogo válido pelo Brasileirão. Começou com derrota. Jogando fora de casa, o time alviverde foi derrotado por 4 a 2 . E de lá pra cá não houveram muitas mudanças.

Depois desta partida o comandante do Verdão disputou mais 12 jogos, somando sob seu comando 13 partidas. Nessas 13 partidas estiveram em disputas 39 pontos, e Felipão e seu time só conquistou 15 pontos. Isso mesmo apenas 15 pontos, pontuação que não chega a 40% de aproveitamento. São exatos 38% de aproveitamento.

O time sob a tutela do outrora técnico do título da Libertadores não rende. Seu antecessor, Antonio Carlos, mesmo contestado tem números melhores. Em 19 partidas, o ex-comandante do Verdão tem 69% de aproveitamento. Foram 32 pontos conquistados de 57 disputados. Façanha maior é que apenas o número de derrotas e de gols tomados perdem para a Era Felipão.


Enquanto na Era Felipão foram 3 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, na Era Antonio Carlos o Palmeiras soma 9 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Felipão pode alcançar seu antecessor se vencer seus próximos 6 jogos, iguala o número de vitórias e supera o número de pontos. Mas no ritmo que esse time anda...


Jogando em casa ou fora, o Verdão de Antonio Carlos também leva vantagem contra o Verdão de Felipão. O time na época de Zago teve aproveitamento de 69% em casa e de 37% longe de seus domínios. Já a equipe do atual treinador tem 46% de aproveitamento em casa e 29% fora de casa.

Não bastasse tudo isso, na Era Zago o torcedor também comemorava mais gols. Foram 25 gols marcados sob o comando do ex-treinador, contra 16 sob o comando de Felipão. Felipão ainda tem saldo de gols negativo. Levou 18 gols, tendo de saldo -2. Zago levou 20, mas teve saldo positivo de 5 gols.


Com esse números, fica a pergunta. Por quê Luis Felipe Scolari ainda não foi demitido, quando Antonio Carlos, e até Muricy, que tiveram aproveitamentos melhore que o dele foram mandados embora por muito menos.


Enquanto a resposta não vem, Felipão tem a chance de superar seu antecessor nas próximas 6 partidas. Mas teria que atingir uma média de 1,5 gols marcados por jogo, sofrer apenas 2 gols em seis jogos, e vencer todas as partidas. Feito praticamente impossível, mas para quem já levantou uma Libertadores...

5 de setembro de 2010

19ª Rodada: comemoração adiada e mais festa corinthiana

No fim do primeiro turno, o grande favorecido foi sem dúvida o Corinthians. A 4 pontos do líder e do terceiro colocado, quando a rodada começou, o Corinthians jogou no Pacaembu pelo 100% em casa. Fez sua parte, venceu o jogo por 5 a 1 e ficou no Domingo torcendo por mais um clube paulista. Se nas rodadas anteriores torceu por Palmeiras e São Paulo, a esperança era e mais um presente verde. E veio. Com os resultados, no final da rodada estava a 1 ponto do líder, e a seis do terceiro colocado.

No jogo entre Guarani e Fluminense, o time de São Paulo virou a partida, ganhou os três pontos e adiou a definição do primeiro turno. Se o Corinthians vencer o Vasco no dia 13 de outubro, se sagra campeão do primeiro turno. Ruim para o Flu, que além de perder o jogo, e talvez até a liderança, ainda viu Emérson sair machucado do jogo.

Outros clubes paulistas jogaram e não empolgaram. Em um ótimo primeiro tempo, o Palmeiras abriu dois a zero contra o Cruzeiro. Uma pena o jogo não ter 45 minutos, pois assim não precisaríamos ver Marcos deixar o gramado contundido e o Cruzeiro virar fora de casa. Outro duelo envolvendo paulista e mineiros foi São Paulo e Atlético - MG. Melhor para o Sampa, que consegiu vencer após sair ganhando e levar a virada. No Rio Grande do Sul, o Prudente encarou o Internacional e perdeu por 2 a 0. Na despedida do Maraca, um 0 a 0 e uma ótima atuação do goleiro Rafael do Santos fechou a participação paulista.

Alguns times continuam se recuperando, caso do Atlético-Go que venceu em casa por 4 a 1. Outros continuam seu calvário. Caso do Goiás que chegou a sua 12ª partida sem vitória, e o Atlético-Mg que perdeu de virada em casa.

Muitos gols na rodada, foram 32 gols. Ótima média que perde apenas para a da 14ª rodada, que teve 36 gols. Público ótimo nas partidas que foram divulgadas. A média foi de 22.743 torcedores por estádio, com destaque para Flamengo e Santos que levaram 34.897 torcedores, e para Corinthians e Goiás que levaram 31.638 torcedores.

NÚMEROS DA RODADA:

10 JOGOS: 4 vitórias mandantes, 2 empates, 4 vitórias visitantes
32 GOSL: 3,2 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 22.743
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Corinthians - 5 gols marcados
MELHOR DEFESA DA RODADA: Vasco, Atlético Paranaense, Flamengo, Santos e Internacional - 0 gols sofridos
ARTILHEIROS DA RODADA: Elias (AGO) e Iarley (COR) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO DA RODADA: Flamengo 0x0 Santos - 34.897

NÚMEROS DO BRASILEIRAO:

188 JOGOS: 85 vitórias mandantes, 67 empates, 36 vitórias visitantes
430 GOLS: 2,29 gols por partida
MÉDIA DE PÚLBICO: 14.289 torcedores por estádio
MELHOR ATAQUE: Corinthians - 34 gols marcados
MELHOR DEFESA: Flamengo e Ceará - 15 gols sofridos
ARTILHEIRO: Bruno César (COR) - 9 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2 x 2 Flamengo - 76.205

OBS: Lembrando que hoje é o último dia para mandar o e-mail. Mande seu palpite para promocaoiuriacona@bol.com.br