Page Rank

PageRank

21 de maio de 2010

Só o aquecimento

Amanhã finalmente vamos conhecer o grande vencedor da Europa. Aquele que for coroado, terá o direito de disputar o mundial. Será um jogo ao menos, empolgante. Bayer x Inter, Alemanha x Itália. Quem será o vencedor?

Até chegar aqui, a Champions League viu 309 gols. Alguns épicos, outros mais simples. O maior contribuidor para essa contagem é Messi, com 8 gols marcados. O único que pode alcançá-lo é Olic, que tem 7.

Foram 76 partidas. Em média 4,06 gols por partida. Nessas 76 partidas, assistimos a algumas coisas curiosas. Vimos o sonho merengue de ser campeão em casa, ruir logo nas oitavas. Vimos também a precoce eliminação do Chelsea. Assitimos ainda, a uma batalha entre ataque e defesa no Camp Nou lotado. Vimos o Bayern se classificar na terra da Rainha com um golaço do holandês Robben. E agora queremos ver mais. Queremos ver o campeão da Europa.

Em campo estarão as seleções do Brasil, de Camarões, da Holanda, da Itália, da Alemanha e outras. Talvez seja uma prévia do que virá daqui a aproximadamente 20 dias. A Copa do Mundo logo se iniciará, e a final da champions é um ótimo aquecimento.

19 de maio de 2010

Camisa 10 da Azurra

Chamado de "Brasileiro" por seus conterrâneos devido ao seu talento, ele foi sem dúvida o craque da Itália na década de 90. Como um amigo meu costuma dizer, ele não vendia chuteiras, mas sempre jogou muita bola. A única coisa que falta a Roberto Baggio, é a Copa do Mundo.

Baggio dominava a bola como poucos, e mais ainda, sabia como ninguém o que fazer com ela nos pés. Em sua primeira participação em copas do Mundo, no ano de 1990, Baggio marcou um espetacular gol diante da Thcecoslováquia, após arrancar com a bola dominada ainda no meio de campo. Ao todo pela seleção, Baggio marcou 9 gols em 16 partidas, durante as três copas que jogou. O destaque é para a Copa de 94, quando marcou 5 gols e ajudou a Itália a chegar a decisão.

O camisa 10 da Azurra marcou mais de 300 gols na carreira. Ainda conta em seu cúrriculo, uma copa da Itália, uma Copa da UEFA e 2 Scudettos. Em 1993 foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo. Sua especialidade era a cobrança de bola parada. Não a toa ganhou até um jogo em sua homengem, chamado de "Batendo falta com Roberto Baggio."

Baggio, já próximo ao fim da carreira, chegou a marcar 22 gols em 30 partidas, o que lhe confera a marca respeitável de 0,73 gols por jogo. Além disso, o jogador foi eleito no ano de 1993 como o jogador europeu do ano.

Com relação aos penaltis, Baggio sempre foi o cobrador oficial por onde quer que tenha passado. Cobrou na carreira 91 penaltis e converteu 76. Aproveitamento de 83% das cobranças. Mas na final de 94 veio sua maior decepção. Errou a cobrança na disputa do título da Copa do Mundo, desperdiçando a chance de ser campeão mundial, e eleito mais uma vez o melhor do mundo pela Fifa.

Baggio encerrou sua carreira no final da temporada 2004/2005. Coincidência ou não, na copa seguinte, logo após a sua aposentadoria, a Itália foi campeão mais uma vez. E o mais curioso, o triunfo veio nos penaltis.

18 de maio de 2010

Mais um demitido


Antônio Carlos não é mais treinador do Verdão. Isso me gera uma certa estranheza, afinal, ele será demitido por indisciplina, ou pelo pífio desempenho do time. Uma coisa é certa, o mais cotado para assumir o cargo é Felipão.

Querido no Palestra, o ex-treinador de Portugal esta livre, e disse que assumirá um clube brasileiro, mas só após a copa.

Quanto aos números de Zago no verdão, eles são poucos expressivos. O comandante treinou o Verdão em 19 oportunidades. Foram 9 vitórias, 5 derrotas e 5 empates. Aproveitamento de 40% dos pontos disputados. O time marcol 25 gols nessas 19 partidas e sofreu 20. Médias de 1,3 gols marcados por jogo, e 1 gol sofrido por partida.

Os números realmente não sustentariam Antônio Carlos no verdão. De qualquer forma, acho que o ocorrido será bom para o Palmeiras. E acho que a diretoria palmeirense andava a espera de um acontecimento que justificasse a sua demissão.

Se Zago pediu ou não sua saída, as informações ainda não respondem claramente. Esse foi o 5º treinador demitido pelo Verdão desde 2007. A continuar assim, pelo Palmeiras terão passado,até o ano de 2014 seu centenário, 10 treinadores diferentes.

Mas de certo, que a troca de comando deve fazer bem ao time neste momento. Mas é claro, desde que a diretoria não invente de novo, e faça a contratação mais óbvia, porém a que deve dar mais resultado.

17 de maio de 2010

Campeões acalnçam recordes


O fim de semana passado, tivemos definições de títulos. Esse fim de semana confirmou mais alguns títulos pela Europa.Barcelona e Internazionale se segraram campeões, e mais do que isso, quebraram alguns recordes coletivos e individuais.

BARCELONA: O Barça fechou a temporada sem o principal título, que era o da Champions. Mas, conseguiu ser campeão espanhol, e quebrou alguns recordes. Pela primeira vez um clube espanhol atingiu a marca de 99 pontos no campeonato nacional. Um aproveitamento de 87% dos pontos disputados. Esse percentual lhe conferiu a conquista do seu 20º título nacional.

Além disso, Messi atingiu a marca que era de Ronaldo, quando jogava no Barça. Fazendo dois gols na última partida, Messi chegou a 47 gols na temporada. Maior marca já alcançada até hoje no clube catalão. Fechou ainda a temporada como artilheiro do espanhol com 34 gols.

INTERNAZIONALE: Em 61 anos, a Inter conseguiu se tornar a primeira equipe com 5 títulos consecutivos no Calcio. Com 82 pontos, um aproveitamento de 71% dos pontos, a Inter só garantiu o título na última rodada. E ainda correu o risco de ficar sem a conquista. Isso porque a Roma venceu seu jogo por 2ao chegando a 80 pontos. Enfim, rodada emocionante na Itália.

Fora isso, José Mourinho foi eleito o melhor treinador do planeta por jornalistas do mundo todo. O treinador obteve 36% dos 200 votantes. Equivalente a 72 votos. E ainda pode bater uma marca histórica. Se no próximo dia 22 vencer a final da Champions, pode se tornar um dos três únicos técnicos a serem campeões da Champions comandando dois clubes distintos.

Parabéns as duas equipes. Principalmente a catalã, que vem jogando um futebol distinto e diferenciado. E boa sorte as duas, na próxima temporada.