Page Rank

PageRank

4 de junho de 2010

Números do Brasileiro (6ªrodada)


Com o fim da 6ª rodada, o Corinthians continua líder com 16 pontos, seguido de perto pelo Ceará, que tem 14 . O Flu, terceiro colocado, soma 12 pontos e contínua firma na disputa. A disputa continua quente, embora o número de gols tenha sido muito baixo nesta rodada.

Se os gols deixaram a desejar, a presença do público parece ter aumentado. Incentivado pelo feriado, alguns estádios receberam um ótimo público. Caso do Pacaembu e do Castelão ambos na quinta-feira. O Corinthians levou 33.361 pagantes, e arrecadou R$ 1.077.581,00. Já o Ceará levou 26.084 pagantes e arrecadou R$ 309.145,50. Até aqui, essa foi a rodada com a melhor média de público.

NA 5ªRODADA DO BRASILEIRO:
10 PARTIDAS: 7 vitórias dos mandantes, 2 vitórias dos visitantes - 1 empates
21 GOLS MARCADOS: Média de 2,1 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 15,5 mil pagantes
MELHOR DEFESA DA RODADA: Prudente, Ceará, Santos, Cruzeiro e Corinthians - 0 gols
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Atlético Paranaense - 3 gols
ARTILHEIRO DA RODADA: Hugo (Grêmio), Paulo Baier (Atlético -PR) - 2 gols

NO BRASILEIRO:
60 PARTIDAS: 33 vitórias dos mandantes - 17 empates - 10 vitórias dos visitantes*
161 GOLS MARCADOS: Média de 2,68 por partida*
MÉDIA DE PÚBLICO: 11.557 por jogo (49 jogos como base)*
MELHOR DEFESA: Ceará - 1 gols sofrido (média de 0,16 por partida)
MELHOR ATAQUE: Corinthians - 13 gols marcados (média de 2,1 por partida)
ARTILHEIRO: Roger (Guarani) - 5 gols

2 de junho de 2010

"Le Roi" o mito francês

Quando começoua a carreira, ele era um meio campista franzino, magrinho e baixinho. Mas compesava todas essas desvantagens com muita técnica. Muita técnica mesmo.

Michel Platini começou sua carreira no Nancy, e desde cedo já dava sinais de sua estrela. Foi protagonista na conquista do maior título daquele clube. A Copa da França em 1978.Com o sucesso no clube, e uma boa estreia em Copas do Mundo foi contratado pelo Saint-Étienne, a maior equipe francesa da época. Lá conquistou de cara o campeonato francês. Com apresentações de um futebol técnico, vistoso e encantador, a França havia se tornado pequena para ele. Assim, Platini foi até Turim, na Itália, jogar pela Juventus, e iniciou a época de ouro da "Velha Senhora".

Foi então que atingiu o seu maior nível, como já era esperado. Se sagrou três vezes artilheiros do Campeonato Italiano e conqusitou o Scudetto por duas vezes. Ganhou a primeira Liga dos Campeões da Europa da história da Juventus, além do Mundial Interclubes (Copa Intercontinental). Além disso, ganhou também por três vezes o prêmio da Bola de Ouro.

Isso tudo sem considerar seu retrospecto na seleção. Pela seleção jogou 72 jogos e marcou 41 gols. Média de 0,56 gols por partida com a camisa da francesa. Participou de três Copas do Mundo, 1978, 1982 e 1986. Sua melhor colocação foi alcançada em 86, quando a França ficou com um honroso terceiro lugar. Ainda liderou os Les Blues as conquistar seu primeiro título da Eurocopa, em 1984. Naquele torneio Platini se destacou marcando 9 gols, nos 5 jogos finais da competição.

Ao todo, somando seleção e clube, Platini disputou 504 jogos marcando 265 gols, chegando na média de 0,52 gols por partida. Exímio cobrador de falta, tinha chutes precisos, como o gol de falta contra a Holanda, em 1981, que ajudaria na classificação para a Copa do Mundo na Espanha, em 1982.

Platini é sem dúvida um dos maiores jogadores da história da França. Tanto que após sua saída da seleção, em 1987, a França só voltaria a se classificar para uma Copa do Mundo em 1998, quando sediou o evento. Nem mesmo quando o próprio Platini treinou a seleção dos Le Blues, no período de 1988 a 1992 eles obtiveram a classificação.

1 de junho de 2010

Copa de 2014

A Copa do Mundo esta prestes a começar. É logo menos, dia 11 de junho. O jogo de abertura ocorre entre África do Sul, a anfitriã, e México. A Seleção estréia somente no dia 16 contra a Coréia do Norte.

Mas o que de fato me chama a atenção não é a copa que em breve se iniciará. Enquanto na África, a maioria da obras, mesmo que terminadas com atraso, começaram a ser feitas no prazo determinado pela Fifa, no Brasil, ainda não vi nada sair do papel. O que se vê por aqui são muitas especulações.do tipo "Qual estádio deve ser reformado para ir a copa?", quando na verdade isso já deveria estar mais do que definido.

O secretário da Fifa já por 2 vezes já alfinetou o comitê brasileiro, a fim de que os mesmos mudassem sua postura. No início parecia ter funcionado. Mas ainda há muita disputa política, e pouca atitude de fato.

Não tenho dúvidas de que o Brasil é capaz de sediar um evento como a Copa do Mundo, mas, como se diz na gíria brasileira, é preciso se coçar. Correr atrás, os estádios nã vão cair do céu. E por enquanto, tudo que temos é o logotipo da Copa do Mundo, que é esse aí em cima.

Aliás, o logotipo foi selecionado para representar a Copa de 2014, foi escolhido por um grupo notável formado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner. E o povo, mais uma vez ficou de fora.

Eu sinceramente achei "sem sal" esse logotipo. E muito mais, acho insensta as atitudes para a organização da Copa no Brasil, e você, o que acha de tudo isso?

31 de maio de 2010

Rodada dos empates

A rodada de número cinco do Brasileirão prometia, mas foi um pouco decepcionante. Ao menos 5 empates dos 10 jogos disputados. Dessas 5 partidas, 3 acabaram sem gols. Mas os outros times que venceram suas partidas colaboraram com a média de gol.

O destaque dessa rodada vai para os 5 cinco vencedores. A vitória do Internacional sobre o Atlético-Pr, o triunfo do Corinthians sobre o Santos, o Fluminense batendo o Galo em pleno Mineirão e também o clássico goiano. Nessas partidas tivemos ao menos 4 gols. E o Ceára também merece destaque, pois é o segundo colocado. Vamos aos números da rodada.

NA 5ªRODADA DO BRASILEIRO:

10 PARTIDAS: 3 vitórias dos mandantes, 2 vitórias dos visitantes - 5 empates
28 GOLS MARCADOS: Média de 2,4 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 12,7 mil pagantes
MELHOR DEFESA DA RODADA: Avaí, Vitória, Góias, São Paulo, Palmeiras, Prudente e Ceará (o Ceará foi o único a vencer o jogo) - 0 gols
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Corinthians, Internacional - 4 gols
ARTILHEIRO DA RODADA: Romerito (Goiás), Alecsandro (Internacional) - 2 Gols

NO BRASILEIRO:
50 PARTIDAS: 26 vitórias dos mandantes - 16 empates - 8 vitórias dos visitantes*
140 GOLS MARCADOS: Média de 2,80 por partida*
MÉDIA DE PÚBLICO: 11.321 por jogo (40 jogos como base)*
MELHOR DEFESA: Ceará - 1 gols sofrido (média de 0,2 por partida)
MELHOR ATAQUE: Corinthians, Santos- 11 gols marcados (média de 2,2 por partida)
ARTILHEIRO: Muriqui (Atlético-MG) e Roger (Guarani) - 4 gols

*Dados extraídos da CBF
Obs: Não esqueçam de mandar o palpite da promoção. Importante ter na mensagem campeão, nome completo e e-mail para