Page Rank

PageRank

19 de agosto de 2010

Clássico dos Gigantes

O Clássico dos Gigantes. O nome é novo, e pouca gente conhece. Foi dado pelo jornal Lance!, em 2006, em uma pesquisa com os leitores, o jornal colocou em votação alguns nomes e este foi o que ganhou a votação.

Nome apropriado para um clássico de tamanha importância. Acostumados a decidir títulos, Vasco e Fluminense já jogaram por 334 vezes. E a vantagem é vascaína. São 129 vitórias contra 110 vitórias fluminenses. Os alvinegros marcaram 503 gols e os tricolores 466.
O encontro entre os dois, é o encontro das equipes que mais pontuaram após a volta da copa. Além disso, o Flu quer manter a distância do segundo colocado, e enquanto isso o Vasco quer encostar no G4.

No Brasileirão, não há vantagem. Em 42 encontros pelo campeonato nacional são 12 vitórias para cada lado e 18 empates. Significa que o confronto deve ser equilibrado, e quem vencer vai passar a frente e obter vantagem no histórico do confronto no Brasileirão.

Alguém aí duvida que será um jogo duro difícil e com muita pegada??

O Majestoso

O Campeonato Brasileiro promete reservar muitas emoções até o final, para todas as torcidas. Mas Domingo, quatro torcidas em especial vão estar mais tensas e atentas do que nunca. Não tá entendendo do que eu estou falando né?! É que Domingo é dia de clássico. Corinthians e São Paulo (ou Majestoso, como preferirem) e Vasco e Fluminense.

Como já é tradição aqui no blog, tem clássico, tem post. E vamos começar por Corinthians e São Paulo.

Um é vice-líder da competição, tem o artilheiro do campeonato e corre para não deixar o líder fugir. O outro desde que voltou da Copa não foi mais o mesmo. Desperdiçou pontos, perdeu a Libertadores e nas últimas sete partidas venceu apenas uma vez. Além disso amarga a 13ª posição apenas 3 pontos a frente da ZR. Mas clássico é clássico, e com o Majestoso não poderia ser diferente.

Contando as 288 partidas já realizadas entre as duas equipes o Corinthians tem vantagem. São 109 vitórias alvinegras contra 87 dos tricolores. O Timão marcou ainda 492 gols e o São Paulo marcou 418. Além disso, o Corinthians irá defender um tabu que ja dura 3 anos. A última vitória do time do Morumbi contra o time do Parque São Jorge aconteceu em fevereiro de 2007. De la pra cá 8 jogos contando Paulistão e Brasileirão. Foram 4 vitórias do Corinthians e outros 4 empates.

Contando só os Brasileirões, o Corinthians continua com a vantagem. Em 45 jogos realizados o time de Adilson venceu 15 e o time de Baresi venceu 12. Foram ainda contados 18 empates entre as equipes. Contundo o São Paulo leva vantagem nos gols marcados no Brasileirão. Foram 38 gols comemorados pelo Tricolor contra 37 gols comemorados pela Fiel.

Domingo o Majestoso vai pegar fogo. Se vencer ou empatar o timão encaixa uma invencibilidade que nunca conseguiu antes. Nove jogos sem perder e de quebra afunda mais o São Paulo. Já o São Paulo, se vencer pode ajudar a instalar uma crise no Parque São Jorge e ainda deixar com que os adversários se aproximem do time preto e branco. É domingo vai pegar fogo.

18 de agosto de 2010

O holandês que valia por onze


Quem não se lembra da lendária seleção holondasa de 1974. Chamada de "Carrossel Holandês", aquela seleção ficou marcada pois seus jogadores não tinha posição fixa. Moviam-se o tempo todo em busca de um melhor posicionamento durante a partida. Invertiam de posição entre si, e giravam as posições. Algo muito difícil de fazer no futebol, e foi com esse futebol que aquela seleção foi vice-campeã de 1974. Mas existia ali um jogador dos mais diferenciados. Um homem que sabia o que fazer com a bola nos pés, e o que fazer sem ela.

Johannes Cruyff começou sua carreira no Ajax, e foi por lá que encantou a maioria dos seus fãs. Jogador rápido, talentoso e inteligente, começou a se destacar pois ia atrás da bola ao invés de ficar esperando que ela chegasse a seus pés. Ele atacava, defendia, e corria por todo o campo. Foi dessa forma que marcou seus 190 gols pela equipa holandesa.

Levantou por 8 vezes o troféu do campeonato Holandês (1966,1967,1968,1970,1972,1973, 1983 e 1984). Sete vezes com a camisa do Ajax. Ganhou por 5 vezes a Copa da Holanda, e venceu ainda uma Copa dos Campeões da Europa e 2 SuperCopas Européia. Todas essa conquistas, excetuando o campeonato holandese de 84, foram com o time do Ajax. Assim transformou a equipe, que até ali não passava de uma equipe semiprofissional, em uma das mais importantes da Europa.

Chutava bem de esquerda e melhor ainda com a direita. Com esse talento todo, aos 19 anos já estava na seleção de seu país. E jogando ao melhor estilo Cruyff, conquistou o mundo com seu talento. Brigou com dirigentes após a Copa de 1974, por causa de dinheiro, e ficou de fora da seleção de 1978. Na copa de 74 disputou 7 partidas e marcou 3 gols.

No mesmo ano de 74, já estava no Barcelona e levantando troféus. Não teve uma passagem tão vencedora quanto a do Ajax, mas conquistou um campeonato Espanhol e uma Copa do Rei com a camisa "blaugrena". Ganhou por três vezes o prêmio de Bola de Ouro. Duas pelo Ajax e uma pelo Barcelona.

Em toda sua carreira diputou 558 jogos e marcou 324 gols. Uma média de 0,58 gols por partida, mais um menos um gol a cada três jogos. Somente pela seleção foram 48 jogos e 33 gols. A equipe em que mais jogou é o Ajax com 229, e depois o Barcelona com 143 jogos. Ainda jogou pelo Feyenoord, dois time dos Estados Unidos e o Levante da Espanha.

Agora o que mais me chamou atenção na história toda de Cruyff foi sua entrada para o mundo do futebol. Até os dez anos, por um defeito de formação em seus pés, a lenda holandesa passou a infância presa a aparelhos ortopédicos. Foi quando sua mãe começou a trabalhar no Ajax como faxineira que tudo mudou. O clube até então era semiprofissional, então ela resolveu inscrever seu filho para treinar e fortalecer as pernas do menino. Deu tão certo que aos 19 anos Cruyff assinanva seu primeiro contrato profissional. Sem dúvida, o mundo da voltas, e deu uma grande volta para Johannes Cruyff.

17 de agosto de 2010

Aproveitamento

O Fluminense é líder do campeonato com quatro pontos de vantagem, e como se não bastasse é a equipe que mais venceu fora de casa. Em sete oportunidades jogando longe do Rio, o time carioca venceu por 4 vezes. Botafogo, Cruzeiro e Vitória são os únicos que se aproxima do desempenho do Tricolor, com 3 vitórias apenas.

Por falar em desempenho, o "melhor" time para receber em seus domínios é o Atlético Mineiro ou o
Atlético Goianiense. Ambos conquistaram apenas 5% dos pontos disputados fora de casa. Esse percentual é equivalente a apenas 1 ponto na competição toda.

Já jogando em casa quem costuma se dar bem é o Corinthians. Até aqui a equipe paulista é a única que consegue manter o 100% de aproveitamento em seu estádio. Foram 7 jogos e 7 vitórias. O segundo melhor aproveitamento em casa pertence ao Fluminense com 90% dos pontos conquistados. Foram 7 jogos em casa, 6 vitórias e apenas 1 empate.

E ainda no assunto casa, apenas 5 equipes continuam invictas em seus domínios. Além de Corinthians e Fluminense, se juntam a lista Botafogo, Cruzeiro e Ceará. O Ceará é a quarta equipe que mais aproveita o fator casa com 71% dos pontos ganhos em 7 jogos feitos. O Botafogo conquistou em casa apenas 52% dos pontos disputados com as mesmas 7 partidas. E dos invictos em casa, o Cruzeiro é o quem menos conquista pontos. Apenas 41% em 6 jogos disputados.

Abaixo segue a tabela completa. As equipes em vermelho são as equipes na zona de rebaixamento do campeonato. As equipes em amarelo são as que lideram os rankings:



16 de agosto de 2010

Rodada 14: cariocas em alta

Com o fim da 14ª rodada, o Fluminense começa a se distanciar. Beneficiado pela derrota do Corinthians na Ressacada, o time carioca confirma a boa fase. Além de ser o time que mais venceu fora de casa (foram 7 jogos longe do Rio e 4 vitórias), o torcedor carioca pode se gabar de ser líder isolado. Quatro pontos de vantagem para o segundo.

Na rodada a coisa foi boa. A média de gols dessa rodada foi superior a média da competição toda. Não bastasse isso, a média da rodada também superou a média de público do campeonato. E na próxima rodada, com 2 clássicos a serem disputados, a tendencia é que a média continue a subir.

Fora isso, a rodada foi péssima para os clubes paulistas. Com exceção do Palmeiras, que venceu, todos os outros paulistas ou perderam ou empataram. Já para os cariocas, 4 jogos e 4 vitórias. Os gaúchos ficaram na média, 2 jogos 1 vitória e 1 derrota. Bom para o Grêmio que venceu após 7 jogos de jejum. Falando em jejum, o Galo também quebrou um que já durava 5 jogos e venceu em casa.

NÚMEROS DA RODADA:

10 JOGOS: 7 vitórias mandantes, 1 empate, 2 vitórias visitantes
36 GOLS: Média de 3,6 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 15.747 pagantes por estádio (apenas 7 jogos divulgaram)
MELHOR DEFESA DA RODADA: Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Grêmio - 0 gols sofridos
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Vitória - 4 gols marcados
ARTILHEIRO DA RODADA: Diego Tardelli(CAM) , Bruno César(COR) e Henrique(VIT) - 2 gols
MAIOR PÚBLICO DA RODADA: Fluminense 3X0 Internacional - 49.471 pagantes

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:

139JOGOS: 69 vitórias mandantes, 44 empates, 26 vitórias visitantes
349 GOLS: Média de 2,51 por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 13.251 por estádio
MELHOR ATAQUE: Avaí - 25 gols (1,78 gols por partida)
MELHOR DEFESA: Ceará - 7 gols (0,5 gols por partida)
ARTILHEIRO: Bruno César (COR) - 8 gols
MAIOR PÚBLICO DO CAMPEONATO: Flamengo 0x0 Vasco - 57.035 pagantes