Page Rank

PageRank

9 de abril de 2010

O Corinthians de 2010


O ano de 2010 começou com muitas novidades para a torcida alvinegra. Com contratações a mil, lançamentos de produtos em homenagem ao centenário, e promessas de um time competitivo que iria brigar por todos os campeonatos que disputasse. E assim foi feito.

Infelizmente, a torcida do Timão teve sua primeira decepção no ano do centenário. Ficou de fora das semifinais. É bem verdade que fez sua parte, ao menos na última rodada. Mas calma corinthianos, não é o fim de tudo.

O time não se classificou para as finais do paulista, mas teve um ótimo resultado, mesmo que contra o Rio Claro. 5a1 com boas atuações de Dentinho e Roberto Carlos. E além disso vai bem na Libertadores.O problema no Paulistão foram pontos desperdiçados de maneira infantil, e não um futebol ruim como um todo.

Pra quem gosta de números, ai vem eles. No Paulistão foram 39 jogos disputados, 10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. Marcou 32 gols, e sofreu apenas 18, a melhor defesa do campeonato. Curiosamente, a defesa tão contestada no começo do campeonato acabou tendo desempenho melhor que o ataque.

Na Libertadores, o time tem até agora um grande desempenho. É primeiro colocado, com folga. São 10 pontos em 4 jogos. O segundo, com os mesmos 4 jogos, tem 7 pontos. O clube do Parque São Jorge tem portanto, um aproveitamento de 83% dos pontos disputados. Marcou 6 gols e sofreu apenas 3. Para efeito comparativo, o Alianza Lima, melhor campanha até aqui com 12 pontos em 5 jogos, marcou 12 gols e sofreu 6.

É evidente por tanto, que até aqui a defesa tem se saído melhor. Um ataque com Ronaldo, Jorge Henrique, Iarley e Dentinho, não pode ter um desempenho tão fraco. Mas acredito que até o fim do ano, o torcedor corinthiano não deve ter grandes preocupações. A única que eu teria por enquanto é caso não ganhe a Libertadores. Aí sim a casa cai. É bom tomar cuidado, pois o Corinthians de 2010 não pode deixar essa Libertadores passar, e pressão só tem crescido.

8 de abril de 2010

Campeonato Espanhol (RealxBarça)


De um lado, o imparável Cristiano Ronaldo. De outro, o "ET" Lionel Messi. O clássico espanhol, que está previsto para domingo agora, é a final do Campeonato Espanhol. O Barça vem com a moral de ser o Barça, e embalado pelo ótimo futebol, a vitória na Champions League e com o sensacional momento de Messi. Já o Real vem para o jogo se apoiando na liderança, e esperançoso em C.Ronaldo, que também vive uma ótima fase na Espanha.

As declarações dos dois principais personagens foram idênticas."Não sou eu quem vai ganhar o jogo sozinho, futebol é um jogo de equipe." Isso é o que pensam os principais donos da bola espanhola.

Vamos analisar, então. Posição por posição, o Barça tem mais time. O setor defensivo se equipara, com o Barcelona levando ligeira vantgem. O meio campo, completo do Real é ou pode ser tão bom quanto o time catalão. Isso o completo, porque aquele que vai a campo sem Kaká e possivelmente sem Xabi Alonso, perde de goleada para o meio composto por Xavi e Iniesta. No ataque, iguais. Higuaín e Cristiano a favor dos merengues, Messi, Ibra e Henry, a favor dos azuis grenás.

Pra quem acha que isso ainda é pouca emoção para um jogo só, vamos pegar a tabela do campeonato. Real lidera com 77pts, seguido do Barcelona com os mesmos 77pt e depois o Valência, sem chances de ser se quer vice campeão, com 56pts. Portanto, os ares de decisão este domingo só tendem a aumentar. A diferença entre o time de Madrid e o time catalão esta no saldo de gols.O Real tem um a mais que o Barcelona.

Pois é, nesse domingo não percam. Tem decisão no campeonato espanhol.

7 de abril de 2010

E O VENCEDOR É....

FELIPE KOHATSU, GANHOU A CAMISA DO BRASIL.
EM BREVE UM TEXTO E FOTOS COM O VENCEDOR SERÃO PUBLICADOS, PARA QUE SE COMPROVE A VERACIDADE DA PROMOÇÃO.

PARABÉNS FELIPE, E OBRIGADO A TODOS QUE PARTICIPARAM

Lendas do futebol - Zidane


Inspirado nessa história de que Messi é sucessor de Pelé e Maradona, resolvi dedicar um espaço aqui no Blog as verdadeiras lendas do futebol. Acho que nada melhor do que começar com Zidane. O carrasco do Brasil, um jogador que desfilava nos gramados.

Disputou 3 mundias, o de 1998,2002 e 2006. E assim como Pelé, em seu primeiro ano de Copa do Mundo já levou o caneco. Óbvio que não tinha 18 anos. Mas mesmo assim, trouxe o primeiro e único título da França até hoje. Título conquistado com dois gols na final contra o Brasil.

Era considerado completo. Sabia o que fazer com a bola em seus pés, enxergava o jogo como poucos. Sempre botava o atacante na cara do gol, chutava bem. Tanto os passes, quanto o seu domínio de bola eram fantásticos. Foi eleito pela Fifa três vezes o melhor jogador do Mundo, isso sem falar no prêmio Bola de Ouro

Chegou a outra final de copa do mundo, em 2006, contra a Itália. A França perdeu o jogo nos pelnatys. Zidane teve que assistir a final do vestiário, já que havia sido expulso por cabeçada em Materazzi. Muitos acreditam que esse fato manchou sua carreira. Eu já acho que não, afinal, um cara que ganhou 2 Mundiais interclubes, 2 Champiosn League, 1 Copa do Mundo, não terá nunca sua carreira manchada.

Ainda tá na dúvida...? Assiste o vídeo e me diz o que achou.

Seria ele melhor que Pelé? Dúvido...


Que Messi joga muita bola é indiscutível. Mas recentemente tenho acompanhado comentários que vão além do normal. Assisti a boa parte da partida entre e Arsenal e Barcelona, e sim Messi foi fora do comum. Mas existem umas coisas que me incomodam.

Primeira, a atuação dele, em uma oitavas de final, esta sendo comparada a uma atuação de Puskas, em uma FINAL... ambas pela Uefa Champios League.Segunda coisa que me incomoda e muito, jornais ingleses já o elegeram o sucessor de Pelé, e Maradona. Vamos com calma.

O cara é craque, é um gênio? Sem dúvida. Mas Maradona trouxe, mesmo que contestem, uma copa praticamente sozinho para a Argentina. Quem se lembra de outro jogador daquela seleção? Desafio qualquer um aqui a dizer um nome que esteve na seleção da Argentina em 1986, sem ser de Diego, e sem olhar na internet antes.

Já que quiseram comparar Puskas, vamos aos dados. Puskas era artilheiro nato. Foi quatro vezes artilheiro do nacional hungáro e a mesma quantidade de vezes na Espanha, onde formou dupla de ataque com Di Stéfano. Essa dupla conquistou diversos títulos, inclusive a Champions League, e a Copa Intercontinetal, o mundia da época. Com a camisa da seleção húngara assinalou 83 gols nos 84 jogos que disputou.Não preciso lembrar o desempenho de Messi com a camisa alviceleste, não é mesmo.

Pelé! O cara com 18 anos já era campeão do mundo, e dando show na Suécia, em 1958. Disputou por 4 vezes a Copa do Mundo, e em três oportunidades saiu com a taça. Marcou 1.281 gols em 1.375 jogos. E mesmo quando não fazia gols era gênio. Quem não se lembra do drible de corpo no goleiro uruguaio Marzurkiewics, na semifinal da Copa do Mundo do México, em 1970? Aliás, quem iventou a mística da camisa 10?

Messi pode se tornar um lendário jogador. Sem dúvida alguma tem potencial pra isso. Mas para tratá-lo como tal, é preciso que ele se comporte como tal. Ronaldinho Gaúcho também fazia milagres no Barcelona, e mesmo tendo ajudado na conquista da Copa de 2002, nunca foi considerado se quer sucessor de alguém. E mesmo na sua época de ouro, ouviamos comentários tímidos, de que ele era melhor que Pelé. E hoje nínguem se lembra dele.

Que fique claro que não questiono o talento e a habilidade de Messi. Mas ele precisa conquistar muito mais do que já conquistou. Precisar levar para sua terra ao menos uma Copa do Mundo. Talvez assim o alarde que já é feito seja justo. Afinal, se ele é tão bom assim, porque não joga a copa sozinho? Porque não damos a ele logo a Taça da Copa do Mundo? Quando ele ganhar a Copa, como já fez Maradona, Pelé, Puskas, Zidane e tantos outros, aí sim ele poderá ser COMPARADO com as outras lendas do futebol. Aí sim ele calará minha boca. Até lá, ele é mais um gênio do futebol, e não uma lenda.

6 de abril de 2010

Crise xeneize


O Boca Juniors, um dos times mais importantes da América do Sul passa por uma crise sem tamanho. E a derrota neste fim de semana, em plena Bombonera, para o Rosário Central parece ter mexido com as esturturas do time azul e amarelo.

Jogando em casa, o time de Riquelme e Palermo foi derrotado por 2a1. Aliás, Palermo o maior artilheiro da história do clube decretou que o clube chegou ao fundo do poço. Segundo Palermo, " A equipe do Boca não esta acustumada a viver esse momento, e agora temos que pensar no futuro do Boca, porque tocamos o fundo. Não devemos pensar no presente, porque já sabemos onde estamos. Não há que se dar voltas a tudo isso, e sim tratar de terminar da melhor forma o torneio."

Faltando sete partidas par ao término do torneio o Boca ocupa a 18ª posição, de 20 possíveis, e soma apenas 11 pontos em 12 partidas. Alguns jornais já tratam o momento do time argentino, como o pior Boca do século. As coisas realmentem prometem esquentar por lá.

Para Palermo não há um só responsánvel pelo péssimo momento do clube. Segundo o camisa 9, "a responsabilidade é de todos e eu como jogador assumo minha culpa. Cada um como jogador deve fazer o mesmo. Se saíram treinadores e por isso se chegou a este ponto, isso de tomar decisões envolve dirigentes e jogadores e não devemos tomá-las de maneira precipitada".

O futuro do Boca é incerto. Muito provavelmente o time de Palermo deve passar os próximos anos se reestruturando. Um processo muito parecido com que alguns clubes brasileiros passaram recentemente. Mas o importante, desse péssimo momento vivido pelo Boca Juniors, é que surgirão novos candidatos a grandes na Argentina. O que deve deixar o campeonato dos hermanos um pouco mais fortalecido.

5 de abril de 2010

Em busca da taça


E o Paulistão 2010 continua com fortes emoções. Neste fim de semana mais alguns jogos agitaram a rodada. Para aqueles que acreditam que os estaduais estão com os dias contados, aqui vem uma notícia ruim. Sim, o Paulistão terá emoção de sobra na sua última rodada da fase classificatória.

Isso porque os jogos que definiriam o campeonato, fizeram jus a sua importância. O São Paulo precisava vencer o Botafogo para continuar no G4. Com o placar de 5a0 e um futebol pela primeira vez no ano convincente, o Tricolor se garantiu por mais uma rodada na fase final do paulistão. Com a vitória, o time da capital continua em quarto lugar com 33 pontos e dependendo apenas de si para se classificar para as quartas de finais do paulistão. Na próxima rodada joga contra o Santo André, fora de casa.

O Grêmio Prudente, que briga para chegar a uma inédita disputa de quartas de finais na sua história, também venceu e confirmou o terceiro lugar no campeonato, com 34 pontos ganhos. O time de Presidente Prudente, saiu perdendo o jogo para o Bragantino mas acabou virando o jogo que terminou em 3a2 a seu favor. O time de Prudente recebe o São Caetano em busca da tão sonhada vaga.

O Corinthians foi até São José do Rio Preto e venceu o Ituano por 2a0. Com a vitória o time alvinegro chegou a 32 pontos, e permanece na quinta posição. Precisa vencer o jogo na última rodada e torcer para São Paulo ou Grêmio Prudente tropeçar. O Corinthians mostrou um futebol diferente do apresentado até aqui na competição. Com vontade de ganhar o jogo, buscou o ataque incessantemente e conquistou o triunfo apenas nos minutos finais. O time do Parque São Jorge encara o Rio Claro em casa na quarta-feira. Para se classificar precisa vencer e torcer por tropeços de São Paulo ou Grêmio Prudente.

Outro time que luta pela classificação, é a Portuguesa. A Lusa venceu o Rio Branco por 2a0 e somou 31 pontos, ficando na sexta colocação. A jogo foi tecnicamente fraco, devido ao grande volume de chuva que caiu no estádio. A vitória da namoradinha do Brasil, rebaixou o time do Rio Branco. A Portuguesa precisa contar com derrota de São Paulo e Prudente, e pelo menos um empate no jogo do Corinthians, para se classificar para a próxima fase do Paulistão. A Lusa recebe o Ituano em casa na última rodada do Paulistão.

Pois é, quem achava que os Estaduais estavam falidos se enganou. Do ponto de vista financeiro as coisas não vão bem, mas isso é assunto para outro post. Mas sem dúvida teremos emoção até a última rodada. É verdade, que o público em jogos que não envolvem os grandes da capital, decepciona. É verdade que o nível dos times do interior tem caído. Mas também é verdade que ainda existe esperança para os estaduais, tão charmosos que há muito tempo perduram no calendário do futebol brasileiro.

PS: O MELHOR COMENTARIO LEVA A CAMISA DA SELEÇÃO BRASILEIRA.