Page Rank

PageRank

28 de maio de 2010

Números do Brasileiro

Chegamos ao fim da 4ª rodada do Brasileirão, e é hora de atualizar alguns números. E alguns deles são negativos.

Na primeira rodada, não houve nenhum clássico em disputa, e mesmo assim a média de público foi maior que a dessa rodada. Foram registrados 8.279 pagantes por jogo na 4ª rodada contra 10.600 mil pagantes da primeira rodada. O maior público registrado até aqui foi no jogo Corinthians x Fluminense, que recebeu 28.190 pessoas no Pacaembu. O menor público foi o de 2.500 pessoas para assistir Grêmio Prudente x Atlético Mineiro.

O destaque da rodada fica para Corinthians, Ceará e Vasco. Os dois primeiros por terem sido os únicos a não perder jogando como visitante. O Corinthians empatou em 2 a 2 com Prudente, e o Ceará em 0a0 com o Goiás. E o time cruzmaltino por ter conseguido sua primeira vitória no campeonato, após estar perdendo por 2a0 em São Januário.

Resultados:

Vitória 4 x 3 Atlético -Mg
Grêmio 3 x 0 Avaí
Fluminense 2 x 1 Flamengo
São Paulo 1 x 0 Palmeiras
Prudente 2 x 2 Corinthians
Cruzeiro 1 x 0 Botafogo
Santos 3 x 1 Guarani
Vasco 3 x 2 Internacional
Atlético - Pr 2 x 1 Atlético - Go
Goiás 0 x 0 Ceará

NA 4ªRODADA DO BRASILEIRO:
10 PARTIDAS: 8 vitórias dos mandantes - 2 empates
28 GOLS MARCADOS: Média de 2,8 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 8.279 por jogo
MELHOR DEFESA DA RODADA: São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Ceará e Góias - 0 gols
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Vitória - 4 gols
ARTILHEIRO DA RODADA: Schwenck (Vitória) - 3 gols

NO BRASILEIRO:

40 PARTIDAS: 23 vitórias dos mandantes - 11 empates - 6 vitórias dos visitantes
116 GOLS MARCADOS: Média de 2,16 por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 11.795 por jogo (37 jogos como base)
MELHOR DEFESA: Ceará - 1 gols sofrido (média de 0,25 por partida)
MELHOR ATAQUE: Avaí - 10 gols marcados (média de 2,5 por partida)
ARTILHEIRO: Roger (Guarani) - 4 gols

Obs: Não esqueçam de mandar o palpite da promoção. Importante ter na mensagem campeão, nome completo e e-mail para promocaoiuriacona@bol.com.br

27 de maio de 2010

Fernandão, o caminho para o sucesso


Desde o fim do ano passado o São Paulo negociava para trazer Fernandão. E agora me parece bem claro porque a diretoria São Paulina insistia tanto em um negócio com ele. Veja os números.

São Paulo sem Fernandão:

31 JOGOS: 15 vitórias ; 7 empates ; 9 derrotas
APROVEITAMENTO: 55%
GOLS MARCADOS: 51
MÉDIA: 1,64 por partida
GOSL SOFRIDOS: 26
MÉDIA: 0,83 por partida


São Paulo com Fernandão

4 JOGOS: 4 vitórias
APROVEITAMENTO: 100%
GOLS MARCADOS: 8
MÉDIA: 1,6 por partida
GOLS SOFRIDOS: 0
MÉDIA: 0 por partida

Os números mostrão que em pouco tempo Fernandão mudou o aproveitamento de 58% para 100%. Óbvio que não fez isso sozinho. Tudo é fruto da equipe, afinal, Fernandão entrou num momento em que o São Paulo já começava a crescer. Mas realmente ele fez diferença , mesmo neste momento.

Nos seus dois primeiros jogos, (2xo contra o Cruzeiro no Minaeirão e no Morumbi) Fernandão foi participativo e decisivo. Nas duas partidas ele deu dois passes para Dagoberto fazer um gol. No Brasileiro desempenho parecido, ou melhor. Foram dois gols, em dois jogos. Pois é, além de tudo isso, ele ainda ajudou o São Paulo a acabar com o vexame do ano até aqui. Venceu seu primeiro clássico com gol de Fernandão.

É, se no começo do ano a diretoria tricolor havia errado, e muito, nas contratações de M. Paraíba, C. Paraíba e Léo Lima, acertou, e acertou bem com Fernandão.

FERNANDÃO NO SÃO PAULO

4 JOGOS: 4 Vitórias

2 gols marcados (Média de 0,5 gols por partida)

2 assistências

26 de maio de 2010

Choque-rei no Brasileiro

São Paulo e Palmeiras fazem hoje o primeiro clássico paulista no Brasileirão 2010. As equipes vem em momentos distintos. E como. Enquanto o São Paulo tem crescido de produção, e com a chegada de Fernandão tem tido um futebol muito consistente, o Palmeiras tenta embalar contando com a vitória de 4a2 contra o Grêmio pela última rodada.

Além disso, esse é um clássico de tabus, para os dois lados. No lado tricolor, Ricardo Gomes tenta vencer seu primeiro clássico no ano. Enquanto isso, o Palmeiras não vence o São Paulo no Morumbi desde 2002. Nesse período foram 15 partidas, com 10 resultados a favor do São Paulo e 5 empates.

Aproveitamento em clássicos 2010:

PALMEIRAS
3 Clássicos - 2 vitórias; 1 derrota
Gols Marcados - 6
Gols Sofridos - 4
Aproveitamento: 66%

SÃO PAULO
5 Clássicos - 5 derrotas
Gols Marcados - 6
Gols Sofridos - 14
Aproveitamento - 0%

Nos números de 2010 a vantagem Palmeirense parece ser clara. Em dois clássicos disputados forma 2 vitórias e uma derrota.E pelo Brasileiro é o 3º colocado com 7 pontos de 9 possíveis. Sofreu apenas 3 gols contra 5 marcados em três rodadas. Em compensação vive um momento bem pior que o do Tricolor do Morumbi.

O São Paulo não venceu um clássico, e tem 0% de aproveitamento em 2010. Em compensação vem de 3 vitórias seguidas por 2a0. Duas contra o Cruzeiro, no Mineirão e Morumbi, e uma no Beira-Rio contra um misto do Internacional. Além disso, tem mostrado um futebol consistente, e esta na semifinal da Libertadores.

Clássico é clássico, e não podemos imaginar o que pode vir a acontecer. Mas por conta do momento distinto dos clubes, eu apostaria no São Paulo.

25 de maio de 2010

Vinho Italiano

Exite aquele velho dito que fala sobre os vinhos: "Quanto mais velho, melhor." Para o homenageado de hoje, o ditado vem bem a calhar. Com 40 anos, conquistou sua primeira copa. É o jogador mais velho a conquistar a Copa do Mundo, e provou que a idade não é nenhum problema. Falo hoje do goleiro italiano Dino Zoff.

Dino defendeu a meta italiana por 112 oportunidades. E mais que isso, estabeleceu um récord que deve ser difícil de ser batido. O goleiro passou 1.143 minutos sem saber o que era levar um gol. Ficou de Setembro de 1972 a Junho de 1974 sem buscar a bola no fundo das redes. Sorte? Não mesmo. Antes disso, pela Juventus, o jogador ficou 903 minutos sem ser vazado. Uma verdadeira muralha.

Zoff só foi campeão em sua última Copa, a de 1982 na Espanha. Antes disso já havia jogado a Copa de 1970,74 e 78. Sua melhor colocação até então havia sido o vice campeonato conquistado em 1970.

A carreira de Dino é recheada de títulos. Foram 6 Scudettos e 2 Copas da Itália. Todos pelo juventus. Dino Zoff é um ídolo intocável pelos lados de Turim, e agora já entendemos o porque.

Fazia também, parte daquela seleção que eliminou o Brasil na copa de 82, com três gols de Paolo Rossi. Além de tudo, ajudou a Itália a se sagrar campeã do mundo com defesas importantíssimas, principalmente na primeira fase daquele ano.

Por ter estabelecido ao menos três records, Dino Zoff merecia um espaço aqui no blog.

24 de maio de 2010

Surpresinhas do Brasileiro

Àqueles que apostaram em derrotas fáceis de clubes como Ceará, Atlético-GO ou Guarani, se enganaram. Confesso que eu cometi esse erro também. Mas, ao menos os três citados aí em cima tem demonstrado algum potencial, embora não acredite que conseguirão manter o ritmo até o final.

O melhor colocado entre os que subiram para a Série A é o Ceará. O clube do nordeste ostenta, e com muito orgulho, a quinta posição e a melhor defesa do campeonato com apenas 1 gol sofrido. Média de 0,33 gosl por jogo. O ataque está longe de ser o melhor, mas tem a média de um gol por partida, somando 3 tentos em 3 jogos. Com 7 pontos, o clube cearense é sem dúvida a surpresa positiva do campeonato. O destaque do Alvinegro é Geraldão, jogador de meio campo que controla a maioria das ações do time.

Outro que surpreendeu foi o Guarani. O Bugre era apontado como o primeiro, ou o segundo rebaixado nas pesquisas com os torcedores. Hoje, com 5 pontos e na 10ª posição, já há quem pense diferente. O Guarani conta com 5 gols a favor. Em compensação já tomou 4. Médias de 1,66 gols a favor por jogo, e de 1,33 gols contra por jogo. O destaque do time é Roger. Emprestado, o atacante já balançou a rede 4 vezes e é o artilheiro da competição. Outro bom jogador no elenco é ,o também atacante, Mazzola.

O Atlético-GO mostrou força ao eliminar o Palmeiras da Copa do Brasil. Mas no Brasileiro não vem muito bem. Somou apenas 1 pontos nessas 3 rodadas, e ocupa a 15ª posição. Para um time novo na Série A estar fora da zona de rebaixamento já é um grande feito. Mas o rubronegro goiâno deve se contentar apenas com isto mesmo. Boka marcou o único gol do time, que sofreu 2 em três partidas.

E para mim a maior surpresa (negativa) do campeonato é o Vasco. Também tem apenas 1 ponto, mas os critérios de desempate "premiaram" o clube da colina com a 19ª posição. E já propiciou jogos rídiculos como o empate em 0a0 com o Palmeiras. O time marcou 1 gol, e sofreu 4. O único a balançar as redes pelo clube foi Élton. O destaque é o meio campo Phelipe Coutinho, que já esta vendido para o exterior.

É claro que ainda é MUITO cedo para se fazer qualquer tipo de previsão. Seja de rebaixamento ou de título. Mas que por enquanto teremos ares de repeteco na Série B o ano que vem, isso sim pode ser dito. Mas até a 38ª e última rodada muita coisa pode acontecer.