Page Rank

PageRank

2 de julho de 2010

Ceará tua glória é lutar

O Ceará é sem dúvida o time mais surpreendente do Brasileirão. Quem apostaria que o time que acaba de subir de divisão pudesse ser segundo colocado em tão pouco tempo. Além disso, a campanha do Vovô é impressionante para um recém chegado na Série A.

Em 7 jogos o alvinegro conquistou 17 pontos, somando 5 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota. Marcou apenas 7 gols, 1 por jogo. Mas o mais interessante da campanha do Ceará até aqui é o número de gols tomado. Apenas 1, o que resulta numa média de 0,14 gols tomados por partida.

O grande destaque cearense é Geraldo. O meio campo de 36 anos é o camisa 10 da equipe. Ele inclusive, marcou apenas um gol até aqui. Dos outros 6, 3 foram de Washington, 2 de Lopes e 1 de Misael. Geraldo é o único meio campo que marcou gol neste brasileirão para o Vovô.

Apesar da boa fase, não creio que o Ceará termine entre os quatro primeiros. O elenco é limitado, e apesar de ser lider ao lado do Coritnhians, a volta com força total dos outros times deve desbancar a poisção ótima do time. Imagino que entre os 8 primeiros ele estará, não menos que isso.

1 de julho de 2010

Sou tricolor de coração.

O Fluminense passou mals bocados no início desse ano. Verdade é que o Flu não tinha se revuperado ainda, do de perder a Libertadores e a Sul Americana. Depois desses dois torneios o Tricolor das Laranjeiras passou por muitas turbulências. Tirando a arrancada para a permanência na série A, o clube carioca raramente viveu momentos gloriosos.

Mas isso parece ter mudado. Com a chegada de Muricy, o Fluminense começou a demonstrar um futebol vistoso e de respeito. Um futebol muito consistente. Em números, no Brasileirão, o time é o 3º colocado tendo conquistado 15 pontos. São cinco vitórias e duas derrotas. A vitória mais marcante até aqui, um 3ao contra o Avaí em plena ressacada. Ano passado na mesma rodada, ocupava a 8ª posição com 9 pontos conquistados.

No torneio, o Flu marcou 11 gols e sofreu apenas 5. Média de 1,57 gols marcados e 0,71 gols sofridos, por partida. O artilheiro do time é Fred. O camisa 9 divide a artilharia com Alan, ambos com 3 gols. Depois estao Conca, Gum e Leandro Eusébio todos com 1 gol marcado.

O Fluminense parece ter encontrado seu caminho finalmente. Se vem apresentando um bom futebol até aqui, é importante lembrar. Apesar de tudo, o Flu ainda não tem uma equipe tão boa quanto a do São Paulo ou Corinthians. Tem dois bons laterais que apioam e marcam. No meio, Conca e Deco (apalvrado) devem criar bastante e oferecer oportunidade a Fred e Rodriguinho, recém chegado do Santo André.

Mas na parte defensiva, o que normalmente é o forte de Muricy, o time ainda peca. A dupla de zaga não é a mais confiável do país. Os volantes também não dão tanta sequência na saída de bola. Não á toa Muricy pede por Edinho, volante que hoje está no Palmeiras.

Apesar de tudo isso, o Flu tem condição de ser protagonista desse campeonato.Não acho que será campeão, embora brigará pelo título. E vai brigar com muita gente grande, e de igual para igual. Talvez algumas contratações para compor o elenco e, aí sim, o time estaria pronto para o título nacional.

30 de junho de 2010

Agora quem dá bola é o Santos

O time praiano abriu 2010 em ótimas condições. Campeão Paulista, jogando bonito, e finalista da Copa do Brasil. Se vencer o segundo torneio igualará o feito alcançado pelo Timão ano passado, e pode ainda conquistar a Tríplice Coroa caso ganhe o Brasileiro. E isso pode sim acontecer.

O Santos é a única equipe que disputa dois torneios (Copa do Brasil e Brasileirão) e esta na zona da Libertadores. Provando portanto, que o futebol vistoso e que encheu os olhos do paulistano no Estadual, não foi mero momento.

Somando 12 pontos em sete jogos, o alvinegro da baixada é, ao lado do Corinthians, o ataque mais positivo do campeonato com 15 gols, média de 2,14 por partida. Por enquanto só existe um problema. André, o artilheiro com 5 gols, foi vendido. Depois de André vem Neymar com 3, Zé Eduardo e Marcel com 2 e Mádson com 1.

Na defesa, setor de desconfiança do ano passado, as coisas melhoraram um pouco. Para efeito comparativo, ano passado com esse mesmo número de rodadas o Santos havia tomado 14 gols, média de 2 por partida. Já em 2010 foram 10 gols em 7 jogos, o que derruba a média de 2 para 1,42 por jogo.

O time do Santos é ótimo. Um dos melhores do país. Mas perdeu uma peça muito importante, que era André, o seu artilheiro. E também não conta com jogadores que possam substituir a altura Neymar, Ganso ou Arouca. Embora esteja disputando dois campeonatos ao mesmo tempo e se saindo bem nos dois, não creio que esta condição se confirme até o fim de 2010. Sobretudo, o Santos pode sim ser campeão com o TIME (lê-se os 11 titulares) que tem. Basta não tirar o pé.

29 de junho de 2010

Avante, avante meu Bugre


O Guarani é, ao lado do Ceará, a grata surpresa do campeonato. O time do interior de São Paulo conquistou 3 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota. Soma assim, 12 pontos e esta em 5º colocado com aproveitamento de 57% dos pontos.


Mais do que isso, o Bugre vem provando a muitos críticos (inclusive a mim) que não veio a passeio para a Série A do torneio nacional mais importante do Brasil. Com apenas 8 gols marcados, o time se mostra capaz de resultado surpreendentes, como a vitória sobre o Vasco no Rio de Janeiro, ou o empate com o Atlético Paranaense no Paraná.


No seu elenco conta com o bom goleiro Douglas. Tem se destacado também Márcio Careca, lateral que fez ótima temporada o ano passado pelo Prudente, ex-Barueri. Reforçou a zaga com o experiente Fabão. No meio, as bolas sempre passam pelos pés de Renan (volante), Baiano (volante) e Preto (meia). No ataque o ótimo Mazola e o artilheiro do campeonato Roger.


O sucesso do clube do interior pode ser explicado pela mescla de idade da equipe. Dos titulares que atuaram na última partida, o mais velho era Fabão com 34 anso, enquanto o mais novo era Mazola com 20 anos. A média da equipe é de 24 anos.


Apesar de tudo, o Brasileirão é um campeonato longo, e não vejo no Guarani um time que possa manter esse fôlego do começo do campeonato. Aos meus olhos, o time deve brigar para não cair, e no máximo ficar fora da zona de rebaixamento, mas na zona morta. Aquela zona que não rebaixa, mas também não classifica.

28 de junho de 2010

Salve o tricolor paulista

O tricampeão brasileiro não começou bem 2010. Jogando feio, era criticado na maioria das partidas, mesmo quando vencia. Mas aos poucos foi se acertando, e com a chegada de Fernandão, o time reencontrou o bom futebol. Com isso chegou até a semifinal da Libertadores ( a ser disputada com Internacional), e é sexto colocado no Brasileirão.

O panorama acima serve não só para o ano São Paulino, mas também para o campeonto nacional. Na primeira rodada do Brasileirão um empate amargo com o Fla, no Maracanã. Na segunda uma derrota em casa para o Botafogo. Na terceira rodada a primeira vitória, e a mudanças de ares. Foi ao Beira-Rio, e venceu o Inter por 2a0.

Daí pra frente o Tricolor paulista começou a crescer no campeonato. Um tropeço aqui e outro ali, mas nada que atrapalhe a campanha de 11 pontos, com 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Marcou 9 gols pró, média de 1,29 por jogo, e tomou apenas 6 gols. Uma média incrível de 0,89 gols sofridos por partida.
Quanto ao time, dispensa comentários. Hernanes, que não deu sinais de que deixará o time, é um ótimo volante. Fernandão(2 gols) e Dagoberto (3 gols) comandam o ataque do tricolor. No meio, Marlos vem recuperando o bom futebol dos tempos de Coritiba. Rodrigo Souto desarmando no meio, e saindo por jogo.

O time é ótimo, e tem opções no banco sim. Talvez a Libertadores atrapalhe o caminho no Brasileiro. Ricardo Gomes disse que não, que "o São Paulo volta com força total para a competição." Aliás, esse é o único ponto que pode atrapalhar o São Paulo ao fim do ano o treinador.

No mais, o time deve lutar pelo título do campeonato, e tem grandes chances de terminar o torneio entre os quatro primeiros colocados da tabela.

Eu sou Goiás Esporte Clube

Ano passado o time esmeraldino começou como uma das gratas surpresas do Brasileirão, mas não conseguiu manter o ritmo. Depois de um ótimo primeiro turno, o time de goiano perdeu o ritmo e acabou o Brasileirão em 9º lugar.

Em 2010, o time parece repetir o começo de campanha do ano passado. Se não é surpreendente, ao menos é regular. Até essa 7ª rodada foram: 10 pontos somados, com 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Aproveitamento de 48% dos pontos. Em 2009, obteve o mesmo aproveitamento ao término do certamen nacional.

Além disso, este ano marcou nove gols obtendo uma média de 1,29 gols por partida, contra 1,68 de média de 2009. Em gols tomado foram dez em 2010 ,com média d 1,43 por jogo, contra 1,68 por partida de 2010.

O time no total é bom. E nada mais. Deve brigar por uma vaga na sul-americana. Para tal, apostas suas esperanças no atacante Romerito (autor de 2 gols) e no meia Bernado, que é habilidoso e já marcou um gol. Além deles, Rafael Tolói, zagueiro de 19 anos, é um dos líderes e melhor jogador da equipe.

O Goiás não é a equipe mais equilibrada do Brasileirão. Tão pouco tem os melhores titulares, mas não deve fazer feio. Com boas peças, e algumas contratações, a vaga na Sul-americana não deve ser difícil de garantir.