Page Rank

PageRank

1 de outubro de 2010

Artilheiro nato


Os franceses podem não ser a maior seleção do mundo. Podem não ter os maiores jogadores do mundo. Mas tem seus astros. Zidane é um que já desfilou por aqui. Outro francês que terá seu nome imortalizado nessas páginas virtuais, é certamente Just Fontaine.

O "Justo", como era chamado, foi um craque da bola azul, vermelha e branca. Apesar de jogar somente por 10 anos, e ter sido obrigado a se aposentar do futebol devido a uma dura lesão, Fontaine teve tempo de ser artilheiro por onde passou.

Para que se tenha uma ideia de sua natureza goleadora, em apenas 20 aparições por sua seleção, o franzino jogador balançou a rede por 27 vezes. Tudo culpa de sua enorme aptdião para marcar gols, além da velocidade para se infiltrar na área, seu chute forte e o bom cabeceio.

Fointaine foi artilheiro do campeonato Francês por duas vezes. Em 1958 e 1961, ambas vestindo a camisa do Stede Reims. Mas foi vestindo as cores de sua seleção que se consagrou.

Ostentando a bandeira francesa em seu peito, Fontaine marcou 13 gols em uma mesma Copa. Ele fez isso em 1958, a única Copa que disputou. Por muito tempo foi o artilheiro de todas as Copas até que Gerd Muller com 14, e posteriormente, Ronaldo com 15, lhe roubassem essa condição.

Mas ele ainda é o único a marcar tantos gols em uma mesma edição de Copa. Detalhe: ele disputou apenas 6 partidas. Média incrível de 2,16 gols por partida, em uma Copa do Mundo.

Senhoras e Senhores, eu lhes apresento: Just Fontaine , o "Justo".

30 de setembro de 2010

Rodada 26: O Flu agardece


O Fluminense sofreu, lutou, e marcou seu gol somente aos 36 minutos do segundo tempo. Venceu seu jogo e ficou de olho no jogo do Timão. Podia ser ajudado por um clube co-irmão. O Corinthians pegava o Botafogo no Pacaembu. E o Botafogo ajudou o Flu, e só permitiu um empate, que afastou o Timão. Agora a vantagem carioca é de três pontos para os paulistas.

O Palmeiras venceu sua terceira partida seguida, coisa que não acontecia desde março deste ano. Com dois gols de falta de Marcos Assunção, o Verdão superou o Internacional e encostou no Santos, adversário de Sábado.

Já o "Soberano", segue seu calvário. Ganha uma perde duas. Ganha duas, perde uma. Seus inconstantes resultados tem atrapalhado os planos do time no campeonato. Na décima posição, o Tricolor paulista já não deve sonhar mais com título, tão pouco com Libertadores.

Quem vem bem é o Cruzeiro e o Furacão. Ambos já encostaram no líder. Mas para o azar deles, um joga contra o outro nessa rodada, o que pode frear o crescimento de uma das equipes ou de ambas.

O campeonato ainda não acabou. Estamos na 7ª rodada do segundo turno, e as emoções não param!

NÚMEROS DA RODADA:

10 JOGOS: 7 vitórias mandantes, 3 empates, 0 vitórias visitantes
27 GOLS: 2,7 por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO : 15.033 (Somente 6 jogos divulgaram público e renda)
MELHOR ATAQUE: Grêmio - 4 gols
MELHOR DEFESA: Atético-PR, Cruzeiro, Palmeiras, Ceára, Fluminense e Atlético-MG - 0 gols
ARTILHEIRO: Marcos Assunção (PAL) e André Lima (GRE) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO: Grêmio 4x2 São Paulo - 25.322

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:


258 JOGOS:
122 vitórias mandantes, 78 empates e 58 vitórias visitantes
661 GOLS: 2,56 por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.128 (somente 250 jogos)
MELHOR ATAQUE: Fluminense - 48 gols
MELHOR DEFESA: Vasco- 25 gols
ARTILHEIRO: Jonas (GRE) - 14 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2 X 2 Fluminense - 76.205

27 de setembro de 2010

Rodada 25: o campeonato pegando fogo


O campeonato continua mais aberto do que nunca. Com a derrota do Timão e a vitória do Flu, a equipe carioca reassume a ponta da tabela. Mas a briga promete continuar. Uma briga que vem desde a 4ª rodada e já conta com 3 trocas de liderança.


E na 25ª rodada houve muita movimentação, não só na parte superior da tabela. Com os resultados, o Palmeiras que era décimo chegou à oitava posição. O Flamengo, que não vinha bem e era décimo quinto caiu uma posição e agora beira a zona do rebaixamento.


O Santos venceu o embalado Cruzeiro. E só não subiu mais na tabela, pois o Botafogo empatou seu jogo contra o Atlético Paranaense. Aliás, time que o Santos passou. A Raposa bem que tentou, mas não pode evitar a derrota para o Peixe, e perdeu ótima chance de grudar no vice-líder Corinthians.


Fora toda essa movimentação, e a briga pela liderança, outra coisa marcou essa rodada. Para nossa alegria, mais uma vez vimos muitos gols saírem pelo Brasil. Dessa vez foram 34 gols. Tivemos 3 jogos com 5 gols. Avaí 5x0 Ceará , Internacional 3x2 Corinthians, Santos 4x1 Cruzeiro. Rodada boa, emocionante e com bons jogos. É isso que esperamos do Brasileirão até o final.


NÚMEROS DA RODADA:


10 JOGOS: 5 vitórias mandantes , 1 empate, 4 vitórias visitantes

34 GOLS: 3,4 gols por partida

MÉDIA DE PÚBLICO: 11.673 torcedores por estádio

MELHOR ATAQUE: Avaí - 5 gols

MELHOR DEFESA: Atlético Goianiense, Guarani, Goiás, Avaí - 0 gols

ARTILHEIROS DA RODADA: Davi e Jefferson (AVA), Rafael Moura (GOI) e Kléber (PAL) - 2 gols

MELHOR PÚBLICO DA RODADA: Internacional 3 x 2 Corinthians


NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:


248 JOGOS: 115 vitórias mandantes, 75 empates, 58 vitórias visitantes

634 GOLS: 2,56 gols por partida

MÉDIA DE PÚBLICO: 14.226 por estádio

MELHOR ATAQUE: Fluminense -47 gols

MELHOR DEFESA: Vasco - 24 gols

ARTILHEIRO: Jonas (GRE) - 13 gols

MELHOR PÚBLICO: Vasco 2x2 Fluminense - 76.205