Page Rank

PageRank

26 de março de 2010

Clássico da reconciliação


Domingo é dia de clássico. E como já virou tradição, antes de clássico, o blog fala do clássico. E desta vez não podia ser diferente. Ainda mais pela situação das duas equipes no Majestoso.

São Paulo e Corinthians tem em seus elencos, jogadores de altíssimo nível e muita qualidade. Isso é indiscutível. São os dois únicos do Estado de São Paulo na Libertadores. E por isso mesmo se reforçaram como quase nenhum outro time no país. No entanto, dentro de campo os dois deixam a desejar.

O São Paulo é líder do seu grupo na Copa Libertadores e é 3º no Paulistão. Quem lê essa frase até pode achar que as coisas estão bem, mas não estão. O problema é que o Tricolor ainda não apresentou um nível de jogo de acordo com o elenco. Suas apresentações tem sido burocráticas e lentas. Mesmo quando ganha jogos por 3a0, se resigna a tocar a bola de um lado para o outro, sem muito volume de jogo. Normalmente a parte individual tem feito a diferença.

O Corinthians também é líder do grupo na Libertadores, mas esta em 6º no paulistão, e dois pontos atrás da Portuguesa, 4ª colocada. A pressão já começa a crescer. O time não vem bem, Ronaldo tem feito apresentações fracas, totalmente abaixo do que pode fazer. Mano não tem repetido a escalação, vezes por lesões e cartões e outras vezes por opção. Isso tira o entrosamento da equipe. O Timão tem qualidade, afinal quem duvida do potencial de jogadores como Elias, Roberto Carlos, Jorge Henrique ou Ronaldo?

Pois é, essa é a situação do Majestoso deste domingo. Os dois times vem pressionados. Por imprenssa e torcida. Tem a obrigação de mostrar porque são os dois melhores do estado, e ao mesmo tempo agradar o torcedor que já esta cheio do futebol burocrático jogado pelos sãopaulinos, ou do futebol fraco apresentado pelos corinthianos. O Corinthians precisa mais da vitória para tentar voltar ao G4. Já o São Paulo precisa vencer para quebrar um tabu de 3 anos.Promessa de jogo quente. Alguém aposta num vencedor?

25 de março de 2010

Bem-vindo ao Corinthians


O Corinthians perdeu mais uma e tem agora sua vaga nas semifinais do Paulistão ameaçada.O time, que alterna bons momentos e maus momentos ainda não rendeu o esperado. Se Mano tem culpa? Não toda, mas alguma sim. Sempre gostei muito do trabalho dele, mas parece que agora Mano vai descobrir o que é o Corinthians.

Inclusive, Ronaldo, seja bem-vindo ao Corinthians. Agora sim você terá seu grande desafio. Ontem após a partida, R9 foi cobrado e vaiado por diversos torcedores. Em resposta ergueu o dedo médio da mão direita. Os manifestantes ficaram irritados e chegaram até a pedir a cabeça de Ronaldo.

Pois é, quando o clube mais precisava de tranquilidade, jogando a Libertadores e liderando, o ambiente parece prestes a explodir. A rumores de racha no elenco. Mano confirmou uma reunião para "lavar a roupa suja", mas negando qualquer racha no grupo.

E o mais curioso é que domingo é dia de clássico. O Majestoso vai ser um encontro interessante para ambas as equipes. Afinal, o São Paulo vem de derrota e o Timão também. Se vencer, o São Paulo confirma a classificação. Se o Timão vencer encosta de novo no G4 e o pode até ver o Tricolor fora das finais.

Pois é, no Corinthians é assim. Quando se precisa de calma, ela não vem. Mas a vitória contra no Majestoso de domingo é essencial para as pretenções do Timão no ano de 2010.

24 de março de 2010

Carta ao Prefeito Kassab

Hoje, a caminho do trabalho, estava ouvindo a JovemPan. Em dado momento eles anuciaram que houve outra audiência pública para debater o projeto da lei que proibe o término das partidas de futebol após as 23hs e 15min. O fato inédito é no mínimo estranho, tendo em vista que já havia ocorrido uma audiência onde o projeto foi aceito, inclusive, pela maioria de votos. O caminho é e sempre foi, audiência e câmara. Depois de aprovada o veto ou não do prefeito. Nunca houve uma segunda audiência.

Isso por si só, já põe em dúvida a boa fé daqueles senhores que foram contra na audiência de ontem. Senhores esse que não estiveram presentes na 1ªaudiência. Aliás, alguns deles falaram até em retirada do futebol brasileiro da Libertadores caso a lei fosse aprovada. Nunca ouvi tamanha bobagem. Se a Conmebol retirasse os clubes brasileiros, ela perderia mais da metade da sua força. Afinal, quem foi para o mundial até aqui? Apenas 6 clubes. Três brasileiros, dois argentinos e um equatoriano. Como pode o presidente da FPF, dizer tamanha besteira. Ele devia no mínimo saber a força que o futebol brasileiro tem mundo a fora.

Alegaram também que apenas 6% dos jogos ocorrem as 22hs. E foram além. Disseram que são nesses 6% que estão as maiores médias de públicos. Isso é fácil de explicar. É porque só transmitem jogos interessantes as 22hs, só os melhores jogos. Isso eleva a média. Imagine um jogo entre Oeste e Monte Azul, as 22hs. Se comparecece um torcedor, seria uma glória. Mas definitivamente não é o que vai acontecer.

Especialistas dizem que quanto mais cedo, mais seguro. É de uma lógica óbvia, e talvez até não precisasse ser citado. Mas quanto mais tarde, mais marginais estão nas ruas. Eles preferem o escuro, a hora que ninguém esta na rua.A hora com menos testemunhas. Só estão nas ruas eles, torcedores, e um ou outro trabalhador. Portanto, é dever civil aprovar essa lei. Que zela não só pela comodidade de quem torce, mas também pela segurança do povo, e pelo conforto de quem reside próximo a uma praça esportiva.

Cabe a você prefeito seguir o exemplo de seus colegas vereadores. Que aprovaram uma lei que zela pela melhoria da cidade. Esqueça os interesses comerciais, sua obrigação e para com o povo. Cabe a Vossa Senhoria, prefeito Kassab, eleito pelas mãos do povo que confiou em suas palavras, tomar a atitude. Retribua àqueles que confiaram em tuas palavras. Só não fique parado, pois ai sim perderá toda a confiança do eleitor.

23 de março de 2010

Amor a camisa


Na próxima quarta acontece uma das melhores partidas da Champions em 2010. Barça e Arsenal, realizarão um clássico do futebol mundial. Dos dois lados muitas estrelas. Pelo time inglês, a presença de Arshavin, Fabregas, Walcott, Van Persie. Um time de primeira, com toque de qualidade e velocidade. Característica parecidas com a do Barça, que conta em seu elenco com Messi, Xavi, Puyol, o sueco Ibra, e Henry.

Mas, o duelo traz a tona uma paixão, há muito tempo esquecida no futebol. A paixão pela camisa. Sim senhores, ao que tudo indica um dos jogadores azulgrená pediu para não jogar. Isso porque considera ter muito carinho para os torcedores e com o clube inglês. Vocês até já podem imaginar quem seja, afinal, no elenco catalão apenas um jogador veio da Terra da Rainha.

Acreditem, Henry disse que prefere nao jogar a apartida por amor a seu ex-clube. "Esqueça isso. Eu não quero jogar contra o Arsenal. Simples assim" - afirmou Henry, que prosseguiu - "Tenho um laço forte com os torcedores do Arsenal. Não estou dizendo que não entrarei em campo ou que não me esforçarei. Mas prefiro não atuar."

Pois é, para os romancistas, como eu, que achavam que o amor a camisa tinha se perdido esta ai uma prova de que ele pode voltar. É uma prova bem tímida, afinal se o amor fosse tanto não teria saído da Inglaterra, mas de qualquer forma, bato palmas para Henry e sua declaração.

22 de março de 2010

Messi, o maior jogador de todos os tempos?


Oito gols no últimos 3 jogos. Este é o currículo recente de Messi, que vem brilhando a cada partida no Barça. Messi tem encantado a todos com jogadas de efeito, dribles desconcertantes e belos gols. Neste domingo, repetiu o que havia feito na rodada passada da Liga Espanhola. Marcou três gols e decidiu a partida. Ainda deixou Ibrahimovic, que perdeu muitos gols, cobrar o penalty sofrido pelo próprio argentino.

Messi vem se especializando em decidir. No meio da semana, fez dois gols contra o Stuttgart, pela Champions League. Somando esses últimos 3 jogos, segundo o site do Barça o argentino chega a marca de 34 gols na temporada e 9 assitências que resultaram em gol. Marcas incríveis, isso sem falar na bola que Lionel vem jogando.

A grande fase vivida pelo atancante levou o presidente do clube catalão, Joan Laporta, a declarar que "Messi é o melhor jogador do mundo e da história". O treinador do time azul-grená tem opnião parecida. "A Messi não se pode dar adjetivos. Está à vontade. Não só faz gols, mas se posiciona e coloca pressão no adversário". declarou Pep Guardiola.

Li a coluna de Julio Gomes na ESPN e concordo com ele. Acho que no mínimo o argentino precisa de uma Copa do Mundo para ser comparado a lendas como Ronaldo, Zidane. O que dizer então a Pelé, Zico ou Garrincha. No entanto, Messi vem jogando muita bola mesmo, como há muito não se via. E pode sim ser o novo maior da história, como um dia já foi Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Cristiano Ronaldo...