Page Rank

PageRank

1 de abril de 2010

Cruzeiro começa a embalar


O Cruzeiro no seu estilo mineiro, aos poucos vai adquirindo forma na Libertadores. A Raposa, teve de jogar uma fase antes de entrar na fase de grupo. Neste confronto préLibertadores, encarou o time do Real Potosí (Bol). Na primeira partida, um empate na casa do adversário. No jogo de volta o Cruzeiro goleou pelo placar de 7a0, e se garantiu na fase de grupos.

Sorteado no grupo 7, o time de Adílson sabia que teria trabalho para passa por essa fase. Logo de cara, um jogo contra o argentino Velez Sarsfield, em pleno território inimigo. O Cruzeiro até aqui, não tinha um padrão de jogo, ou o mesmo estilo do ano passado. Jogava mal, seus jogadores expulsos com frequência, e muitas vezes os resultados, mesmo no Mineirão, não agradavam.

O jogo na Argentina foi terrível. Gilberto, que havia sido expulso contra o Potosí, foi expulso outra vez. O Velez ganhou a partida por 2a0. No segundo jogo, o Cruzeiro se recuperou. Goleou o Colo-Colo(Chi) pelo placar de 4a1. Foi nesse momento que o jogo do Cruzeiro mudou. Começou a impor um estilo mais agressivo. Na terceira partida, foi até a Venezuela encarar o fraco Deportivo Itália. Empate em 2a2, resultado razoável se pensarmos na matemática da Libertadores. Emapata fora, ganha em casa.

No segundo turno da fase de grupos, o mesmo Deportivo Itália veio ao Mineirão e perdeu o jogo por 2a0. Mesmo assim, faltava algo. Ganhar de quem lhe havia imposto uma sonora derrota, exposto todos seus defeitos como time, mesmo ganhando apenas por 2a0. Chegou a vez do Velez, que veio ao Mineirão e sofreu. O Cruzeiro correu, lutou, e se vingou. Três a zero que lhe garante a primeira colocação do grupo com 10 pontos.

O Cruzeiro veio encorpando, e agora parece pronto a mostrar seu futebol. Resultados convincentes. A campanha na Libertadores é de 3 vitórias,1 empate e 1 derrota. São gols a favor, a melhor marca da competição até aqui, e sofreram 5 gols. O artilheiro da competição é o cruzeirense Kléber com 7 gols. E pelo passado recente do Cruzeiro, há de se respeitar e abrir o olho com esse time que promete.

31 de março de 2010

O Campeonato Argentino

A partir de hoje, começa uma nova série aqui no blog. Toda quartafeira é dia de falar de um campeonato nacional. Espanhol, Inglês, Argentino, Português, e etc. Começo pelo campeonato argentino, pois é um campeonato com algumas curiosidades, mas que pouca gente acompanha.

O Campeonato Argentino é dividido em dois, assim como a maioria dos nacionais da América. O Apertura, equivalente ao primeiro turno, e o Clausura, o segundo turno. Existem algumas curiosidades, por exemplo, lá se define o time rebaixado através do promédio.

Para se calcular o promedio são somados os pontos dos três campeonatos mais recentes. O resultado é dividido pelo total de jogos. E o maior vencendor da Argentina, o River com 34 conquistas, esta ameaçado de rebaixamento. O time anda mal das pernas e do futebol, e nas últimas oito rodadas encara Godoy Cruz(2°), Estudiantes(3º), Velez(4º),Tigre (8°)Newell's (11º), Lanus(12º), Racing(15º), Atlético Tucuman(20º). Uma sequência difícil para o modesto 16º colocado.

Confira agora a classificação do Campeonato:

30 de março de 2010

O Santos 2010


Os meninos da vila voltaram. Essa é a verdade. Paulo Henrique Ganso, Neymar, Wesley, André e Robinho. De todos da base, Robinho é mais rodado claro, mas é da base. E é com esse time que o Santos vem fazendo, até aqui, uma campanha irretocável. Foram 20 jogos, 69 gols a favor, e apenas 21 levados. Um desempenho espetacular, que remete aos tempos antigos do Santos Futebol Clube. Para efeito comparativo, no ano Corinthians marcou ,nos mesmos 20 jogos, 28 gols. São Paulo em 21 jogos, marcou 41. E o Palmeiras, também em 20 jogos, foi à rede por 37 vezes.

O Santos de 2010 é um time bem postado em campo. Tem uma defesa sólida, que poucas vezes compromete. Talvez, apenas no clássico contra o Verdão o Santos tenha cometido erros defensivos. Isso porque dos quatro gols tomado, três foram de bola aérea, um inclusive com falha do goleiro.Nesse setor falta apenas um lateral direito, já que Pará não é dos melhores.

Os volantes praianos são o ponto fraco do time. Roberto Brum e Mancha não acompanham o mesmo nível do time. Arouca é o melhor volante do clube.Já o setor de criação merecia um parágrafo a parte. Ganso tem uma qualidade única no passe. Ele lembra muito aqueles meias clássicos, verdadeiros camisas 10. Madson e Marquinhos, apesar de não serem craques, vem mostrando ótimo futebol. Dando passes, envolvendo adversários e fazendo gols de longe com Wesley, esse setor é o mais forte do time.

No ataque, Neymar e Robinho revezam as subidas e descidas da área ao meio campo. Acho que o Neymar tem mais qualidade que o Robinho. Mas ele é jovem e precisa aprender muito. André, que é o menino da vila menos badalado, vem fazendo muitos gols. É o artilheiro da equipe com 11 gols, o que representa 20% do total.

O Santos de 2010 tem totais condições de ser campeão do Paulista, Copa do Brasil ou Brasileiro. Tem um bom time, e um elenco entrosado, mesmo tendo sido montado ainda esse ano. Dorival é um técnico da nova geração, que me agrada. Mas, de qualquer forma uma lição já fica. O futebol brasileiro ainda pode ser divertido. E mesmo que esses "muleques" santistas não ganhem nada, já devemos agradece-lôs, afinal eles trouxeram de volta a classe (Ganso) e a irreverência (Neymar) do futebol brasileiro perdida nos últimos anos.

29 de março de 2010

Massa tem melhor início de temporada, mas...

Felipe Massa comemora o melhor início de F1, desde sua primeira corrida na categoria em 2002. Mesmo sem vencer nenhuma das duas provas Felipe tem motivo de sobra pra comemorar. Duas corridas e dois pódios. Por enquanto o único piloto a partcipar de todos os pódios, em 2010. Com os resultados até aqui, o brasileiro é segundo colocado com 33 pontos. Quatro a menos que seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso. O terceiro colocado é o atual campeão da categoria com 31 pontos.

Esse desempenho é duplamente importante e Felipe sabe disso. Em 2008, quando disputava o título que perdeu pela diferença de um ponto, os pontos desperdiçados no início da temporada fizeram falta. E mais importante ainda, porque esse desempenho vem depois de um longo período fora das pistas. Afinal, no fim da temporada 2009 Massa sofreu um acidente e abandonou o campeonato.

Vale lembrar que são 19 provas, e só se passaram apenas duas até aqui. Mas a pressão espanhola que Massa terá que enfrentar esta apenas começando. O jornal marca declarou que "Domenicali fez Alonso perder a corrida. O que aconteceu em Melbourne é inaceitável. Não fosse o trabalho de Alonso, a Ferrari teria ficado em sexto e sétimo, respectivamente." Discordo e até discuto. Não vejo tanta diferença de qualidade entre Massa e Alonso. É tudo uma questão de gosto.

O ano começou bem para o brasileiro. Mas isso é uma amostra do que esta por vir. Felipe tem a chance de se sagrar campeão mundial pela primeira vez. Ao menos é um dos favoritos e vem comprovando isso nas pistas. Mas o ano de 2010, definitivamente, não será nada fácil para o brasileiro.