Page Rank

PageRank

30 de julho de 2010

O futebol paulista e sua hegemonia


Há algum tempo o campeonato Brasileiro vive a hegemonia do futebol paulista. Dede 2003, quando se iniciou a disputa por pontos corridos, os clubes paulistas ganharam 5 vezes. Em 2004 o Santos levantou o caneco, em 2005 foi a vez do Timão comemorar o tetracampeonato brasileiro. Em 2006,2007 e 2008 o São Paulo comemorava o inédito Tricampeonato da competição.

Mesmo considerando todos os anos do Brasileirão, nenhum outro estado tem os mesmos cinco títulos seguidos que o estado paulista possui. Além disso, o estado mais vencedor do Brasileirao é o Estado de São Paulo. São 17 conquistas dividas entre São Paulo (6), Corinthians e Palmeiras (4 cada), Santos (2) e Guarani (1).O estado que mais se aproxima da hegemonia paulista é o Rio de Janeiro com 11 conquistas, depoisvem o Rio Grande do Sul com 5 títulos, depois o Estado do Paraná e o Estado de Minas Gerais com 2 títulos e por fim Bahia e Pernambuco com 1 título cada.

E em 2010 a hegemonia começa a fica evidente mais uma vez. Mesmo antes de começar o campeonato, observando a tabela notava-se a superioridade ao menos numérica. Dos 20 clubes que fazem parte do Campeonato, 30% são do estado de São Paulo. Porcentagem que representa 6 dos 20 clubes.

Por algum motivo o futebol paulista vem se destacando. Segundo minha visão, o forte comércio do estado fortalece os clubes. Além disso gestões mais condizentes com a postura de empresas veem sendo adotadas a frente dos clubes. De uma certa forma o clubes paulistas só recolhem os frutos por fazer parte do estado mais importante do país.

29 de julho de 2010

A Pantera Negra de Portugal

Portugal não é uma equipe tão tradicional assim no futebol mundial, mas lança lá seus craques. A bola da vez é Cristiano Ronaldo. Muitos dizem que joga o fino da bola, outros dizem que é apenas mais um rosto bonito no mercado. Seja como for, o perfil de hoje vai relembrar uma figura que, diferente de Cristiano, é sem sombra de dúvida a maior lenda do futebol português.

Eusébio Ferreira da Silva era conhecido pelo apelido de "Pantera Negra", graças a cor de sua pele. Seu destaque e reconhecimento veio através do Benfica. Com a camisa do clube vermelho de Portugal, Eusébio atingiu uma marca que nenhum outro centroavante conseguiu. Em 15 temporadas no Campeonato Português o atacante disputou 301 partidas e marcou 317 gols ao todo, alcançando a média de 1,05 gols por jogo.

Além disso, sua fama de artilheiro não ficava restrita a campeonatos nacionais. Em 1966, o jogador foi o grande responsável pela honrosa terceira colocação de seu país na Copa do Mundo. Como Eusébio conseguiu isso? Simples, marcando 9 vezes em apenas 6 partidas. Uma média de um gol e meio por partida.

Não fosse o bastante essas incríveis marcas, os títulos conquistados por ele também impressionam. Foram 13 campeonatos nacionais, 5 copas de Portugal, 2 Copa dos Campeões da Europa e uma Bola de Ouro (prêmio dado ao melhor jogador de futebol da europa) em 1965.

Pela seleção disputou ao todo 64 partidas, marcando 41 gols. É sem dúvida o maior símbolo do futebol português. Um atacante brilhante como poucos. Jogador raro, e de qualidade que faz falta e deixa saudades ao futebol português e mundial.

28 de julho de 2010

Final da Copa do Brasil

Vitória e Santos fazem hoje um jogo que deve mexer com os ânimos. O primeiro jogo da final da Copa do Brasil vai estar pegando fogo. Todos os ingressos já foram vendidos, e a Vila promete estar muito bonita para hoje a noite. Mas como foi a campanha dos clubes que chegaram até aqui? Isso você descobre agora.

O Vitória da Bahia começou na competição desacreditado. Apostou todas as suas fichas no Barradão, e até aqui parece ter dado resultado. Dos 5 jogos que disputou em seu estádio foram 5 vitórias conquistadas, aproveitamento de 100%. A média de gol dentro de casa é surpreendentemente boa. Foram 19 gols , o que lhe confere a média de 3,8 gols por partida em casa. Já jogando fora de casa o aproveitamento cai para 46%. Dos cinco jogos que jogou fora, conquistou 2 vitórias, 1 empate e perdeu por duas vezes. Média de gols fora de casa cai para 1 por jogo.

O Santos também faz campanha brilhante na competição. Jogando em casa o desempenho é identico ao do Vitória. Foram 4 jogos, 4 vitórias e 100% de aproveitamento da Vila. Mas a média de gols é mais alta ainda do que a do time baiano, o que é espetacular. Foram marcados pelos meninos da Vila, na Vila, 24 gols em 4 partidas, o que dá a fantástica média de 6 gols por partida em casa. Jogando fora o Santos vai pior em aproveitamento que o adversário de hoje. Foram 5 jogos, 2 vitórias e 3 derrotas com aproveitamento de 40%. Mas nos gols fora vai melhor. Com 13 gols marcados em 5 partidas a média é de 2,6 gols fora de casa, que é uma ótima média.

Porém, no atual momento pós Copa o Vitória leva vantagem. Nas quatro partidas disputadas 1 vitória, 2 empates, 1 derrota e aproveitamento de 41%. E ainda não perdeu em casa. Em dois jogos no Barradão uma vitória e um empate. O Peixe em 4 partidas na volta do Brasileirão somou 3 derrotas e uma vitória, com aproveitamento de 25%. E já perdeu em casa. Em dois jogos na Vila mais famosa foram uma derrota e uma vitória.

E você, aposta no restrospecto das equipes no torneio, ou no atual momento do Brasileirão?

25 de julho de 2010

Rodada 11: Empates, pouco público, poucos gols e nova liderança

Com o final da 11ª rodada, houve nova mudança na liderança, e nessa rodada poucos gols sairam. Apenas 16 gols foram marcados em dez partidas. Foi o menor números de gols marcados em todas as rodadas do Brasileirão até aqui. A média é de 1,6 gols por partida. Número bem abaixo da média de 2,6 gols por partida do campeonato.

O Corinthians aproveitou que os ataques adversários não estavam inspirados, e garantiu mais uma vitória. E graças ao tropeço do Fluminense no clássico carioca com o Botafogo, o Timão reassumiu a ponta da tabela, com apenas um ponto de vantagem.

Quanto ao público, também já tivemos melhores. Mesmo a rodada contando com dois clássicos, apareceram apenas 14.629 torcedores por estádio. O número é maior que a média do campeonato, sobretudo, com 2 clássicos na rodada a média esperada deveria ser de pelo menos 20 mil por estádio. Tivemos uma média apenas razoável para uma rodada tão quente. Na próxima rodada, 4 clássicos agitam o campeonato brasileiro, e eu claro, estarei de olho no público.

Além disso contamos com a despedida do treinador do Corinthians, e agora treinador da seleção. Foi realmente um momento marcante da rodada. Algo muito bonito de se ver, até mesmo para um não corinthiano. O treinador emocionado agradeceu o apoio da torcida, da diretoria e do grupo de jogadores. Boa sorte ao Mano que esta a frente desse novo desafio.


NÚMEROS DA RODADA:

10PARTIDAS: 2 vitórias mandantes, 5 empates, 3 vitórias visitantes
16GOLS MARCADOS: Média de 1,6 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.629 torcedores por estádio ( apenas 7 jogos divulgaram seu público)
MELHOR DEFESA DA RODADA: Ceára, Palmeiras, Avaí, Atlético Mineiro, Vasco, Prudente, Vitória, Atlético Paranaense, Santos e Internaciona - 0 gols
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Corinthians - 3 gols
ARTILHEIRO DA RODADA: Bruno César (Corinthians) - 2 gols

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO

110PARTIDAS: 55 vitórias mandantes, 35 empates, 20 vitórias visitantes
276GOLS MARCADOS: Média de 2,51 por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 12.233 torcedores por estádio (somados apenas dos 100 jogos divulgados)
MELHOR DEFESA: Ceará - 4 gols sofridos (0,36 gols por partida)
MELHOR ATAQUE: Corinthians - 20 gols marcados (1,81 por partida)
ARTILHEIROS: Alecsandro (Internacional), Roger (ex-Guarani) e Bruno César (Corinthians) - 6 gols