Page Rank

PageRank

30 de abril de 2010

A Copa democrática em fase final


A Copa do Brasil começa a afunilar. Já esta nas quartas de finais. E claro, eu não deixaria de comentar um torneio tão charmoso, e o mais democrático do país, como gostam de chamar. Vamos aos resultados.

Vasco x Vitória: O primeiro confronto entre cariocas e baianos ocorreu no Barradão. O Vitória venceu o jogo por 2a0, e confesso que não vi o jogo. Pelo pouco que li e vi nos melhores momentos, o Vitória foi superior. O Vasco só ameaçava em bolas paradas, principalmente na primeira etapa. O resultado foi justo, o Leão manteve o tabun de nunca perder para o time a carioca em casa. O Vasco vai ter trabalho para reverter a vantagem, afinal não fez um gol fora de casa e precisa de 3 gols de vantagem para se classificar.

Palmeiras x Atlético-Go: A torcida alviverde compareceu em bom número. Mas se mostrou impaciente e vaiou Diego Souza quando foi substituído. O Palmeiras dominou a partida e venceu por 1a0. O time do Atlético até ensaiou uma zebra, mas um Marcos inspirado debaixo das traves evitou qualquer possibilidade. No entanto, mesmo jogando melhor o Verdão só venceu graças a um penalty marcado aos 39 minutos. O Atlético, ao meu ver, é um time mediano pra ruim que é muito esforçado. No jogo de volta o Verdão encontrará alguma dificuldade, mas deve passar de fase, já que não tomou gols em casa.

Fluminense x Grêmio: O Flu estreava Muricy e contava com sua torcida no Maracanã. Mas parece não ter sido o suficiente. O tricolor das laranjeiras perdeu para o Imortal por 3a2. O Grêmio jogou com um a menos. Destaque para Douglas, ex-Corinthians, que marcou dois gols na virada. O tricolor gaúcho pode perder por até dois gols em casa que ainda se classifica.

Atlético-MG X Santos: Era o confronto mais esperado até aqui. Tudo porque Diego Tardelli, artilheiro do Galo, ia encontrar o melhor ataque do ano. A promessa era de muitos gols. E assim foi, muitos gools e 3a2 para o Galo Mineiro. O jogo foi equilibrado e de alto nível. Mas a vantagem, na teoria, é atleticana. Pode empatar no jogo de volta. Mas o Santos, jogando como vem jogando até aqui promete tornar essa missão impossível para o time de Luxemburgo. Para o Peixe, uma vitória por 1a0,2a1, ou dois gols de diferença, os leva a semifinal.

29 de abril de 2010

Final de peso

Finalmente chegamos ao fim. Dia 22 de maio ocorre, em Madrid, o grande jogo que encerra a Champions League. Serão 6 títulos em campo. 4 do lado alemão e 2 do lado italiano. Além disso estarão em campo jogadores como Robben, Schweinsteiger, Philipp Lahm e van Bommel de um lado. E do outro estarão Julio César, Maicon, Lucio e Eto'o. Todos jogadores de seleção. Serão pelo menos 15 jogadores de seleções em campo.

A promessa é de um jogão. Será o jogo entre o melhor ataque da Liga, o do Bayern com 21 gols marcados e comandado por Olic com 7 gols, contra o time que perdeu apenas uma vez no mata mata.

O retrospecto do Bayern de Munique é ótimo. São 7 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. Marcou 21 gols e sofreu outros 13. Nas oitavas encarou o time da Fiorentina em casa, e venceu por 2a1 No jogo de volta, na Itália, derrota por 3a2. Por ter feito mais gols fora de casa se classificou. Ganhou do Manchester por 2a1 na Alemanha, e na Inglaterra perdeu por 3a2 em jogo válido pelas quartas. E na semifinal bateu o Lyon por 1a0 em casa e 3ao na França.

A Internazionale tem a melhor campanha do mata mata. Foram 5 vitórias e 1 derrota. Nas oitavas venceu o Chelsea em casa por 2a1 e venceu fora também por 1a0. Nas quartas encontrou o CSKA, mas nem por isso encontrou facilidade. Tanto na Rússia quanto na Itália venceu por 1a0. Nas semifinais, o encontro com o poderoso Barcelona. Primeiro jogo, no Giuseppe Meazza, vitória por 3a1 de virada. Aí a primeira derrota. 1a0 no Camp Nou, mas mesmo assim se classificou para a final. Ao todo, na Champions, são 7 vitórias,3 empates e 2 derrotas. 15 gols marcados e 9 sofridos, com Diego Milito como artilheiro somando 4 gols.

Pois é, o confronto entre as duas equipes promete. Se eu tivesse que apostar, apostaria na Inter, que tem uma defesa muito sólida e vai desfalcada apenas de Thiago Motta. O Bayern tem feito uma boa Champions League. Marca muitos gols , mas estará desfacaldo de Frank Ribéry. Na minha visão, o Ribéry faz mais falta que o Thiago. E isso vai pesar contra o time bávaro. Em compensação, o Bayern tem mais títulos que a Inter.

Com certeza um jogo que todos os amantes do futebol não podem perder. Dois pesos pesados em campo. Que vença o melhor

28 de abril de 2010

O Zagueiro artilheiro

O líbero alemão mais famoso, e talvez o mais talentoso de todos os tempos, merece respeito. E merece por ter conquistado a Copa do Mundo por duas vezes, uma como jogador e capitão da seleção e outra como treinador. É claro que há essa altura vocês já sabem de quem estou falando. Do Kaiser, Franz Beckenbauer.

O jogador era conhecido por Kaiser (Imperador em alemão) pelo seu comportamento dentro e fora dos campos. Nasceu em 11 de setembro de 1945, em Munique, logo após o fim da Segunda Grande Guerra. O jogador iniciou rápido sua carreira. No dia 6 de junho de 1964, com apenas 13 anos, fez sua estréia pelo time juvenil do Bayern. Jogou aquela partida como meia esquerda. Mas ele mostraria seu verdadeiro futebol como líbero, posição que alguns acreditam que o alemão tenha reinventado.

Beckenbauer atuou com a camisa da Alemanha por 103 vezes. Venceu a Copa em 1974 como jogador, e em 1990 como treinador. Com a camisa do Bayern, mais sucesso.Foram cinco títulos do Campeonato Alemão, quatro Copas da Alemanha e uma Copa Européia.

Mas o grande diferencial desse jogador não são apenas suas conquistas ou apelido. Na defesa ele era sólido e eficiente. O surpreendente era sua presença no ataque. Não há ainda nínguem que possa ser comparado com ele em sua posição. Na estréia da Copa de 66, quando a Alemanha foi vice campeã, a seleção bávara goleu a Argentina por 5a0. Beckenbauer marcou duas vezes nesta partida, e marcaria mais duas vezes durante a copa. Apesar da derrota da Alemanha, Beckenbauer conquistou o mundo. Em sua primeira Copa do Mundo marcou quatro gols. Nenhum defensor já tinha alcançado tal feito. Isto o fazia notável e encatava os torcedores alemães e do mundo todo.

Um zagueiro artilheiro. Esta é a melhor definição do que foi Franz Beckenbauer. Aliás, o maior zagueiro artilheiro de todos os tempos é mais apropriado. Ao todo foram 632 jogos e 77 gols marcados em toda a carreira. Franz é tido na Alemanha como Pelé no Brasil, ou Maradona na Argentina. Por isso mesmo ele merece estar aqui.

27 de abril de 2010

O jogo das massas



O Flamengo tem um jogo muito importante na quarta feira. Um jogo pelas oitavas de final da Taça Libertadores, contra o melhor time da primeira fase o Corinthians. Não me levem a mal mas, o Flamengo tem tudo pra perder este jogo.

É, dentre os 16 times classificados, o que de pior campanha e a pior defesa. O clube carioca conseguiu 10 pontos nas partidas que disputou e tem o seguinte retrospecto: 3v,1e,2d. Além disso sofreu 9 gols e marcou 11 gols. Além disso, o rubronegro é proprietário de uma crise e esta sem treinador.

Já o Corinthians, tem tudo para ganhar. É o time de melhor campanha, com um restrospecto de dar inveja. Foram 16 pontos ganhos, 5v e 1e. Marcou 9 gols e sofreu apenas 3. Um a mais do que as 3 melhores defesas da primeira fase (São Paulo, Internacional, Universitário). O ambiente no Timão é bom como não se ve há muito tempo. Roberto Carlos parece sempre ser um escudo para as crises no Corinthians, e vem blindando o elenco. Fora isso, joga com uma base de 2 anos atrás, e o treinador esta na sua terceira temporada pelo clube.

Mas o favoritismo do Corinthians acaba aí. Os números de nada valem quando o jogo se trata do confronto das duas maiores torcidas. Os números de nada adiantam quando o jogo tem a importância que este terá. E valem menos ainda quando Ronaldo e Adriano estão em campo.

O Corinthians tem tudo pra sair vencedor, mas não pode subestimar o Flamengo de Adriano e sua torcida. Aliás, Corinthians e Flamengo tem muito em comum, principalmente a força da torcida dentro do estádio. Mas vale lembrar que o Flamengo adora fazer um "Maracanazzo".

Mas no final, tudo é simples assim: Clássico é clássico, e não tem favorito.

26 de abril de 2010

Erguendo a Taça


Na maioria dos estados, o domingão foi de decisão. Excetuando o campeonaot Carioca, que já havia conhecido seu campeão no domingo passado, os outros campeoanatos estão em aberto e em contagem regressiva para conhecer o Campeão de 2010.

No Gauchão, no primeiro jogo da final, o Grêmio mostrou forças no Beira-rio e venceu o Internacional, seu principal rival, pelo placar de 2a0. Rodrigo e Borges marcaram os gols. A decisão continua sem favorito, porque o Inter tem time para ganhar pelo mesmo placar e levar a disputa da taça para os penalys. Para o Brasileiro, Inter e Grêmio prometem disputar firme a competição, que não vai para a capital gaucha há mais de 10 anos.

No Paulistão, o Santo André mostrou que não chegou na final por acaso. Jogando um ótimo futebol, e aproveitando-se do fato do Santos ter entrado achando que já tinha ganho, chegou a abrir o placar e controlar a partida. Mas no segundo tempo Dorival Júnior botou os meninos no lugar. O "Santástico" chegou a virar para 3a1, com gols de André e Wesley(duas vezes). O Santo André, guerreiro, não desistiu e marcou ainda mais um. 3a2 em jogo equilibrado e quem tem mais 90minutos para se conhecer o campeão paulista. O Santos promete brigar peço título no Brasileirão.

No campeonato Mineiro a história foi parecida com a do Paulistão. Jogando fora de casa o Atlético-MG, que tem a vantagem da melhor campanha, venceu o Ipatinga de virada por 3a2. O jogo foi disputado, com o Ipatinga largando na frente. Mas o Galo soube ter o pé no chão e a cabeça no lugar e chegou a virada. No Brasileirão, o Galo sonha em ficar, pelo menos, entre os 4 primeiros colocados.

No Goiano, o Atlético Goianiense goleou o Santa Helena em casa pelo placar de 4a0. Vantagem muito confortável que deve garantir o título aos atleticanos. O Atlético Goianiense tem um compromisso difícil na quinta-feira, contra o Palmeiras no Parque Antártica pela Copa do Brasil. Para o Brasileiro, a promessa é de continuísmo na elite do futebol nacional, mas sem muitas surpresas.