Page Rank

PageRank

23 de setembro de 2010

Rodada 24: firme na disputa


E o Brasileirão continua pegando fogo. Prova viva disso foi a 24ª rodada. Muitos gols, clássicos, público e ótimo futebol. Não faltou nada, o que me dá o direito de dizer que o Campeonato Brasileiro é o mais competitivo do mundo, e porque não o melhor também

Quem assisitiu o Santos e Corinthians sabe bem do que estou falando. Só no primeiro tempo foram 4 gols. No segundo mua virada, isso sem falar no explendoroso futebol das duas equipes. Disparadas as duas melhores equipes do Estado de São Paulo. Por falar em São Paulo, o Tricolor venceu em chegou a sua segunda vitória seguida na competição. Quem não consegue isso é o Verdão. A última vez que a equipe de Felipão obteve 6 pontos em 6 jogos, foi na 24ª rodada... de 2009.

No Rio também deve clássico. Quatro gols e um empate vitorioso para o torcedor, que pode acompanhar outra grande partida de futebol. O Fla foi ao Olímpico e também empatou em 2a2 com o Grêmio. Já o Flu, esse segue embalado na luta pelo título. Enfiou 5a1 no Atlético Mineiro que vive péssima fase.

Aliás, continuando nesse ritmo, o Luxemburgo será o maior treinador do Cruzeiro. Além de ter dado a Raposa a tríplice coroa no ano de 2003, o treinador deixou o maior rival a beira do precipício. É ou não é pra se comemorar?

Falando em Cruzeiro, o time venceu mais uma, e segue invicto no segundo turno. Campanha de campeão, que deve incomodar muitos os líderes Corinthians e Fluminense.

NÚMEROS DA RODADA:

10 JOGOS: 5 vitórias mandantes, 2 empates , 5 vitórias visitantes
33 GOLS: 3,3 gols por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO: 13.539 torcedores por estádio
MELHOR ATAQUE: Fluminense - 5 gols
MELHOR DEFESA: Atlético-PR, Cruzeiro, Palmeiras e Vitória - 0 gols
ARTILHEIRO: Carlinhos (FLU) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO: Grêmio 2 x 2 Flamengo - 21.898
NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:

238 JOGOS: 110 vitórias mandantes, 74 empates , 54 vitórias visitantes
600 GOLS: 2,52 gols por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.273 torcedores por estádio
MELHOR ATAQUE: Fluminense - 45 gols
MELHOR DEFESA: Ceará, Cruzeiro e Internaciona - 22 gols
ARTILHEIRO: Jonas (GRE) - 12 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2 X 2 Fluminense - 76.205

As mão que pararam o Rei

Esse deve ser o goleiro mais famoso do mundo. Sem sombra de dúvidas, o inglês Gordon Banks, é conhecido e reconhecido como grande goleiro que foi. Sua fama decorre especialmente de um lance. A defesa da cabeçada de Pelé, na Copa de 70.

Gordon Banks iniciou sua carreira no modesto Chesterfield, da Inglaterra. Depois passou pelo Leicester e também Stoke City, ambos da Inglaterra. O arqueiro não conquistou muitos títulos, mas teve a alegria de levar o Leicester e o Stoke City a glória da Copa da Inglaterra.


Seu principal título é mesmo o de campeão do mundo. Jogando em 1966 com o Dream Team, Gordon foi essencial para a conquista do título. Naquela Copa a Inglaterra participou de 7 partidas, e o goleiro mais do que folclórico da seleção tomou apenas 3 gols. E só foi levar gol nas semifinais, somando 442 minutos antes de ser vazado . Peça fundamental na maior conquista inglesa.


Com as cores vermelho e branca da seleção Gordon ganhou notoriedade e um ar carismático. Já era conhecido no mundo todo pela suas grandes atuações em 1966. Mas 4 anos mais tarde viria sua grande consagração.


Copa de 1970, Brasil e Inglaterra, pela fase de grupos. A Inglaterra perderia o jogo, mas durante a partida Banks faria um milagre. Jairzinho cruza da direita, Pelé sobe mais que todos e sozinho cabeceia para baixo, diminuindo em muitos as chances de defesa de qualquer goleiro. Gordon se atirou e parou o Rei. Evitou o gol de sua Majestade. Sua missão estava cumprida.


Infelizmente, em 1972, Banks sofreu grave acidente de carro. O acidente o feriu da pior forma possível. Uma lesão no olho, que lhe afastaria dos gramados. Gordon, guerreiro como poucos, tentou voltar. Mas nada pode fazer. Sua carreira havia chegado ao fim. Uma pena para os amantes do futebol.
Assita um vídeo da brilhante defesa do arqueiro:

22 de setembro de 2010

O Santos mete os pés pelas mãos

O Santos ontem anunciou a demissão de Dorival Júnior em função do não relacionamento de Neymar para a partida de quarta, contra o Corinthians. Mas essa é uma história que começa lá atrás, e vocês vão entender o porque.
Há meses atrás, Neymar deixou de aceitar uma oferta milionária do Chelsea. O Santos, como devia realmente fazer, se desdobrou e achou renda e dinheiro para manter o jovem craque no clube. Possivelmente, vendo seu real valor e seu valor em reais, Neymar entendeu sua posição dentro do clube. Para o jovem, o Santos deve precisar muito mais de Neymar, do que Neymar do Santos.

Desta forma, o jogador veio numa sequência de confusões. Se envolveu em polêmica no jogo contra o Avaí. Depois, arranjou encrenca com os jogadores do Ceará. E finalmente a cartada final: o desrespeito ao capitão do time e ao ex-treinador Dorival.

Dorival se irritou, com razão. Chegou na diretoria e expôs, deixando bem claro: "Ou ele pega 15 dias, ou estou fora." Com receio de perder um ótimo técnico, e com poucas opções no mercado, o alvinegro praiano decidiu aceitar a imposição de Dorival, mas disse que tudo seria revisto na segunda-feira.

Segunda-feira chega e a diretoria comete seu maior erro nessa gestão. Entrega a decisão na mão do treinador, que novamente barra Neymar. Insatisfeita, a diretoria passa a exigir a cabeça de Dorival. Luis Alváro Ribiero não concordava, mas diante de tanta pressão teve de ceder, e mandou o treinador embora.

Diante de tudo isso, tenho duas impressões. A primeira de que Neymar foi mimado, e agora mais do que nunca vai aprontar das suas. Segunda, ou o Santos já queria demitir Dorival e lhe faltava um motivo, ou a diretoria do clube é simplesmente amadora. É amadora porque entregar a decisão na mão do treinador, mostrando confiança na sua liderança e em seu trabalho, e depois mandá-lo embora por simplesmente não concordar com a decisão dele, é sim muita falta de profissionalismo. Afinal, demitir o técnico por causa de um jogador é relamente inapropriado para um clube da grandeza do Santos.


PS: O Santos deve ir atrás de Abel Braga, que tem uma multa bem alta para a recisão contratual. Se conseguir o treinador, é uma boa cartada da diretoria. Mas isso não deve esconder a forma medíocre que ela se comportou diante dos problemas gerados por Neymar e no caso Dorival.

21 de setembro de 2010

Santos e Corinthians - Capítulo 296

Santos e Corinthians fazem amanha o clássico de número 296 da história da partida. Nesses mais de 200 confrontos, quem tem a maior vantagem é o Timão. São 120 jogos vencidos pelo Corinthians, contando com 548 gols marcados a favor.


Mas quem pensa que o Santos é presa fácil do Corinthians se engana. Apesar do time ter sido derrotado nesse primeiro turno por 4 a 2, nos confrontos válidos pelo Brasileirão existe uma indefinição. Foram 15 vitórias para cada lado além de 13 empates nos 43 jogos que já disputaram.

Nos últimos 10 jogos, mais equilíbrio. O Corinthians venceu o Santos em 4 oportunidades, enquanto o Santos venceu o Corinthians também em 4 partidas. Ainda tivemos dois empates nestes 10 jogos.

No total, o Santos ganhou 94 partidas e marcou 464 gols no Timão. E jogando na Vila os números sobem um pouco. Dentro do alçapão santistas, a vantagem é dos donos da casa. Foram 82 jogos com 35 vitórias dos donos da casa, 18 empates e 29 vitórias corinthianas.

Pois é, quarta é dia de clássico, façam suas apostas. De um lado um time forte, equilibrado, e inteligente. Do outro, um time veloz, habilidoso e sabe o quer no campeonato. Esse jogo promete, ainda mais pelas recentes pôlemicas. E você, vai querer perder esse jogo?

20 de setembro de 2010

Rodada 23: "Novo" velho líder

Na 23ª rodada, quem mais comemorou foi o Corinthians. A Fiel viu no sábado seu time vencer o lanterna da competição, e no domingo viu o Flamengo empatar com o Fluminense. Com os resultados, após 12 rodadas, o Corinthians conseguiu recuperar a liderança. De quebra, viu ainda Cruzeiro e Botafogo empatarem, e abriu 3 pontos de distância para o terceiro colocado e 2 para o segundo colocado.

Nos clássicos, muita decepção. Tanto no Rio quanto em São Paulo tivemos baixo público. Pior mesmo em São Paulo, que apesar dos dois gols são-paulinos, não viu uma grande partida. O nível técnico de Palmeiras e São Paulo foi baixo, muitas faltas e pouco futebol. No FlaxFlu, pelo menos a partida foi movimentada. A partida terminou em 3a3, com chances desperdiçadas de ambos os lados. Qualquer uma das duas equipes poderiam ter vencido a partida.

A rodada foi bem movimentada. Vinte e oito gols nas 10 partidas fizeram a tabela de classificação alterar. Pior para os clubes do rebaixamento. Nenhum deles venceu, e viram a distância para sair da zona do rebaixamento aumentar de 2 pontos para 4 pontos. Sobrando agora apenas 15 rodadas, os quatro últimos colocados tem que correr muito se quiserem mudar algo no campeonato.


NÚMEROS DA RODADA

10 JOGOS: 2 vitórias mandantes, 4 empates, 4 vitórias visitantes
28 GOLS: 2,8 por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 16.763 por estádio (Apenas 2 jogos não divulgaram o público)
MELHOR ATAQUE: Corinthians, Vitória, Flamengo, Fluminense e Grêmio - 3 gols
MELHOR DEFESA: Corinthians, São Paulo, Internacional, Guarani, Santos e Grêmio - 0 gol
ARTILHEIRO: Rodriguinho (FLU) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO: Internaciona 1 x 0 Vasco - 30.981


NÚMEROS DO BRASILEIRÃO

228 JOGOS: 105 vitórias mandantes, 72 empates, 51 vitórias visitantes
567 GOLS: 2,49 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.248 torcedores por estádio (216 jogos como base)
MELHOR ATAQUE: Corinthians e Fluminense - 40 gols marcados
MELHOR DEFESA: Ceará - 20 gols sofridos
ARTILHEIRO: Washington - 10 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2 x 2 Fluminense - 76.205 torcedores