Page Rank

PageRank

8 de julho de 2010

Enfim a Grande Final

Os sulamericanos podem não acreditar, mas sim, esta é a final que o continente europeu esperava antes mesmo de a bola rolar. Não que eles tenham previsto, ou apostado nisso. Mas, segundo eles, esse seria o melhor jogo da Copa. E por enquanto não decepcionou. Uma final inédita, apesar de não ser um confronto tão inédito assim.

As duas equipes já se enfrentaram nove vezes, e quem sair vencedor no domingo, não somenta vai desequilibrar a disputa, que esta empatada, mas vai também comemorar o primeiro título de sua história. São quatro vitórias para cada lado, e um empate.

1920- Holanda 1 x 3 Espanha
1957- Holanda 1 x 5 Espanha
1973- Holanda 3 x 2 Espanha
1980- Holanda 0 x 1 Espanha
1983- Holanda 1 x 0 Espanha
1983- Holanda 2 x 1 Espanha
1987- Holanda 1 x 1 Espanha
2000- Holanda 1 x 2 Espanha
2002- Holanda 1 x 0 Espanha

Desempenho holandês no confronto: 4 vitórias, 1 empate, 11 gols marcados, 15 sofridos. Apenas em uma oportunidade deixou de marcar gols no adversário. Ficou 17 anos sem perder para o rival espanhol (1983 - 2000)

Desempenho espanhol no confronto: 4 vitórias , 1 empate, 15 gols marcados, 11 gols sofridos. Ficou 53 anos sem perder do rival holandês, embora nesse período só tenham havido dois jogos.

O histórico entre os dois é de muito equilíbrio. Fazendo uma análise fria, a Holanda deve sofrer, pois um futebol de posse de bola, como é o da Espanha, praticamente elimina a chance de contra-ataques. Os poucos que forem criado o time Laranja deve aproveitar, caso contrário corre sério risco de ser vice pela 3 vez da sua história em Copas do Mundo. Em 74 e 78 perdeu para Alemanha e Argentina, respectivamente.

7 de julho de 2010

O Doutor do calcanhar de ouro

Muitas vezes ouvimos algumas pessoas dizendo que o futebol é bem mais que futebol. Que tem um poder ideológico, que tem a magia de transformar vidas e realizar sonhos. Pois bem, no caso de nosso ídolo de hoje, essa frase tem muita verdade em si. O futebol de Sócrates era taõ grande quanto seu nome. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Viera de Oliveira.

Alguns especialistas costumam dizer que Sócrates jogando de costas era melhor que muita gente jogando de frente. Aliás, seus passes de calcanhar, quando jogava no Corinthians, foram o que mais marcaram sua carreira, até mais que os gols antológicos. E Sócrates não dava esses passes para menosprezar o adversário. Ele os fazia por necessidade.

Com 1,92, dominar a bola e girar era um problema para o rapaz alto, magro e com os pés grandes. A solução então foi se especializar no toque de calcanhar. E parece ter conseguido, afinal entre os muitos apelidos do Doutor esta o de "Calcar de Ouro". E foi com esse futebol que foi levado para a seleção de 82, uma das mais técnicas e habilidosas da História das Copas.

Na seleção foram 63 jogos, e 25 gols marcados. Disputou dois mundias, o de 82 e o de 86. Em 82, comandado por Telê Santana, o jogador era um dos pilares daquela seleção. Porém foi eliminado ainda na 2ª fase da competição. Em 86 chegou até as quartas de finais, antes de cair diante da França. Em mundias, disputou 10 partidas e marcou 4 gols.

Sócrates era craque dentro e fora de campo. Apesar de ser contra as concentrações e treinos, Sócrates sempre subiu em palanques e discursou sobre a vida politica do Brasil, na época da Ditadura. No Corinthians, criou-se até o período da Democracia Corinthiana. Os jogadores participavam de todas as descisões do clube. Foi no clube paulista também que mais marcou gols. Foram 172 gols em 298 jogos. Média de 0,57 por partida.

Em 84, defendendo o voto direto para presidencia do país, o Doutor declarou que se a emenda fosse aprovada no congresso ele não sairia do país " nem pelo maior dinheiro do mundo." A emenda foi rejeitada e assim Sócrates se transferiu para a Fiorentina. Depois voltou ao Flamengo, passou ainda pelo Santos antes de encerrar sua carreira.

6 de julho de 2010

De tradição e glórias mil

O Corinthians não atingiu seu maior objetivo na temporada, que era o título da Libertadores. Por esse motivo, jogadores e comissão técnica prometeram brigar com unhas e dentes pelo título do Brasileirão de 2010. E até aqui tem cumprido sua promessa.

No ano passado, na mesma sétima rodada, o Timão havia conquistado 11 pontos com 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, um aproveitamento de 52% dos pontos. Já nesse ano, o alvinegro paulista soma 17 pontos contando com 5 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota.

O time é ainda o melhor ataque da competição ao lado do Santos, com 15 gols. Se principal é artilheiro é o recém chegado Bruno César, com 3 gols. Logo em seguida vem Ralf e Souza com 2 gols cada, e depois Chicão, Iarley, Jorge Henrique, Paulinho, Paulo André, Roberto Carlos, Ronaldo e William, todos com 1 gol cada.

Como não poderia deixar de ser, os gols do time estao muito bem distribuidos por todos os jogadores e setores. Repare que o setor que mais marca gols para o Coringão é o meio com 6 gols marcados. Depois o ataque com 5 e por ultimo a defesa com 4 gols.

O Corinthians tem um ótimo time, e um bom elenco. Nota-se na distribuição dos gols, que não é feita por apenas um ou outro jogador. Dos 11 marcadores para o Timão nesta temporada, 5 são reservas, e juntos contribuiram com 40% dos gols marcados, comprovando a tese do bom banco a disposição de Mano.

O que pode atrapalhar a temporada corinthiana é a pressão. A torcida espera por pelo menos um título expressivo no ano do Centenário. Já tendo perdido a Libertadores, o único campeonato de expressão nacional que resta é o Brasileiro, por tanto o time esta proibido de errar. Essa intolerância pode gerar um desconforto no clube, que pode acabar metendo os pés pelas mãos e perder o título. Mas se analisarmos friamente, vemos que o Corinthians é mais um dos que tem condição de brigar pelo título até o final.
OBS: Se você ainda não mandou seu e-mail com o palpite do campeão para promocaoiuriacona@bol.com.br , ainda da tempo. Não deixe de participar. Lembre-se o e-mail deve conter nome do campeao, seu nome completo e telefone para contato. BOA SORTE.

5 de julho de 2010

Reta final da Copa do Mundo 2010

Dois jogos de peso agitam as semifinais de 2010. De um lado o Bicampeão Uruguai contra a Laranja Mecânica. De outro a tricampeã Alemanha contra uma furiosa Espanha. Aqui você vê um breve histórico dos confrontos. Lembrando que no caso da Alemanha foram considerados os jogos da Alemanha Ocidental e Oriental.

URUGUAI X HOLANDA

Muitos pensam que é um confronto inédito, mas se enganam. Uruguai e Holanda já se enfrentaram uma vez na Copa do Mundo de 1974. Na oportunidade, em jogo válido pela fase de Grupo, vitória da chamada Laranja Mecânica pelo placar de 2a0. O mais curioso é que nessa Copa, a Holanda chegou até a final onde encontrou a Alemanha e perdeu de 2a1 para a seleção bávara.Em 2010 caso as duas equipes vençam seus jogos poderemos ter final repetida. Seria a revanche de 74?

ALEMANHA X ESPANHA

Esse confronto tem mais história do que o outro. As duas seleções se enfrentaram em 3 oportunidades, e a Alemanha tem larga vantagem. São 2 vitórias alemãs contra 1 empate.

Em 1966, pela fase de grupos, o time bávaro venceu a partida pelo placar de 2 a1. Em 1982, em confronto válido pela 2ª fase, nova vitória pelo mesmo placar, 2a1. Já em 1994, em jogo pela fase de grupos, novo confronto. Dessa vez o resultado foi diferente, um empate em 1a1 eu classificou as 2 equipes para as oitavas de final.

Em nenhuma das vezes em que as equipes se enfrentaram, elas sairam campeãs do torneio.