Page Rank

PageRank

6 de agosto de 2010

Efeitos colaterais

A Libertadores acabou para mais um paulista. E o tom dramático foi o mesmo para o time do São Paulo. O enredo, idêntico. Derrota por 1a0 fora e vitória por 2a1 em casa, que classifica o adversário pelo critério de gols fora de casa. Ruim para o São Paulo, bom para o Internacional.

Assisti alguns momentos do jogo, e taticamente o São Paulo foi superior. Armado para ser compacto o time ia e vinha, com muita aplicação e dedicação. O Inter apostava de mais no resultado feito em casa. Até que a falha do goleiro Renan permitiu um gol do São Paulo, e foi ai que o jogo mudou. Tinga e Taison chamaram a responsabilidade, e mesmo não fazendo partida brilhante se destacaram. Se destacaram porque conseguiram fugir da forte marcação da equipe do São Paulo e fizeram a diferença.

Sempre apareciam para uma tabela, uma jogada individual, ou um chute de fora da área. Mas foi D'Alessandro e Alecsandro que resolveram o problema. Numa falta cobrada pelo argentino, o brasileiro desviou e a bola entrou. Logo em seguida Ricardo Oliveira fez mais um. Depois Giuliano entrou e Tinga foi expulso. Giuliano fez o que estavam fazendo Taison e Tinga. Se movimentou, achou o espaço tabelava e gastava o tempo. O resto agente já sabe, São Paulo fora da Libertadores e Internacional no Mundial.

Resta agora aos dois clubes traçarem seus novos planos e sentirem os efeitos do resultado. O tricolor continua sem patrocínio, sem a tão sonhada Libertadores e sua premiação. E tem ido mal no Brasileiro. Sem Hernanes na equipe, deve ser um momento de renovação no Morumbi. Aliás, o time que não deve contar com Ricardo Gomes, ao menos na minha opinião. Se algo de positivo existe é a saída de Ricardo Gomes. Poucas opções no mercado é verdade, mas o São Paulo poderia tentar trazer o Paulo Autuori e já que a fase não é boa quem sabe o Tite também não é uma opção.

Já o Inter vem em franco crescimento no Brasileirão. Celso Roth quer espantar a fama de vice que ganhou nos dois últimos torneios. O Colorado deve focar a final da Libertadores, mas já estava fazendo isso e vinha bem no campeonato. Com a classificação para o Mundial talvez a equipe tire o pé, e comece a pensar lá na frente. Mas hoje o maior adversário de Fluminense e Corinthians é sem dúvida o Internacional.

5 de agosto de 2010

Parabéns Peixe!!!

O Santos fez uma ótima campanha para garantir o título da Copa do Brasil. Embora tenha perdido 3 dos 5 jogos que fez fora de casa, a trajetória dos Meninos da Vila foi uma das melhores. Mas a derrota fora de casa para o Vitória lhe custou uma quebra de recorde. É o primeiro time campeão da competição com derrota no último jogo do título.

Mas tudo é festa agora, e o santista não quer saber disso. Quer saber que o time da Vila Belmiro foi o melhor ataque da competição em todas as edições. Foram marcados 39 gols ao todo pelo time da baixada santista. Desses, 26 foram feitos em casa, e 11 foram marcados por Neymar.

Ah, a festa inédita também contou com Ganso como o melhor jogador do torneio. Nada mais justo, afinal, o camisa 10 é o maestro do meio campo desse time e embora nao tenha marcado seu gol, foi o maior passador da Copa do Brasil. Ao todo foram contados 392 passes certos, em 10 jogos. Uma média de 39,2 passes certos por partida.

Além disso, o mais premiado com a conquista de ontem foi o futebol. Apesar da derrota e do irregular momento santista, nada mais justo do que a melhor equipe do primeiro semestre ser campeã. Com um toque de bola refinado, ousadia, muita qualidade e 134 gols em 48 jogos o Santos merecia conquistar seu segundo título do ano.

Campanha do Santos em casa e fora de casa na Copa do Brasil

EM CASA:

5 Jogos / 5 Vitórias
26 gols marcados - Média de 5,2 gols por jogo
3 gols sofridos - Média de 0,6 gols por jogo


FORA DE CASA

5 Jogos / 2 Vitórias - 3 Derrotas
13 gols marcados - Média de 2,6 gols por jogo
12 gols sofridos - Média de 2,4 gols por jogo

4 de agosto de 2010

Pobre holandês

Um dos maiores jogadores holandeses infelizmente não ganhou a Copa. O atacante embora tenha alcançado o sucesso no seu clube, foi derrotado pelo seu tornezolo, e teve de encerrar a carreria precocemente.

Van Basten é uma lenda viva do futebol não só por sua habilidade em campo. O jogador fez gols de todos os jeitos e todos os estilos. Até de bicleta com curva na bola ele marcou. Van Basten, revelado pelo Ajax, conquistou a todos do mundo com sua técnica, oportunismo e brilhantismo.

No Milan, clube onde alcançou suas maiores glórias, formava o trio de ouro com Rudd Gullit e Frank Rijkaard. O s dois também se juntavam a ele na seleção da Holanda. Aliás os três trouxeram para a Laranja o título da Eurocopa de 1988.

Logo em seu primeiro ano pelo clube italiano Van Basten marcou o gol do título da competição nacional da Italia. A partir daí, o Milan dava início a sua fase de grandes conquistas mundiais que ficou conhecida como "World Domination”. E o garoto holandês seria o grande responsável por isso.

Ao longo de sua curta carreira Van Basten diputou 280 jogos marcando 218 gols. Pela seleção o número é menor, foram apenas 58 jogos e 24 gols. Disputou apenas uma copa do Mundo , a de 1990, na qual passou em branco. Sobretudo, em poucos anos de futebol conquistou a Série A do Calccio por três vezes (88, 92, 93), foi ainda campeão holandês por outras três vezes (82, 83,85). Levantou o campeonato europeu em 88 com a Holanda. Foi campeão da Copa dos Campeões Europeus em 89 e 90 e venceu a Bola de Ouro por três vezes consecutivas (88, 89 e 90). Um currículo cheio de títulos. Nove no total.

Algumas pessoas dizem que as vezes os Deuses do futebol são injustos. Quando se fala de Van Basten, essa afirmação toma todo seu sentido. Um craque, um jogador habilidoso e especial, mas que teve que encerrar a carreira com 28 anos devido a uma lesão que sobreviveu a 4 cirurgias. Uma pena para ele e para o futebol.

3 de agosto de 2010

Título inédito pode fortalecer mais ainda o futebol paulista

O Santos encara o Vitória amanhã, valendo o caneco de Campeão da Copa do Brasil. A competição, que é a segunda mais importante do Brasil, além de credenciar o clube campeão com um título nacional, oferece uma vaga na Libertadores. E é essa vaga que estará em jogo amanha a noite no Barradão.

O Santos sai de São Paulo com uma vantagem sólida no placar, 2ao e um bom jogo na primeira parte da final. O problema é o que pode acontecer. O retrospecto do Santos contra equipes nordestinas não é dos melhores. Foram 4 jogos e 2 eliminações. Nesses oito jogos foram apenas 2 vitórias, 3 empates e outras 3 derrotas.

A boa notícia para o torcedor do Peixe é que se a equipe vencer o vitória no Barradão não apenas vai conquistar seu primeiro título no torneio, como também devolverá a hegemonia da competição ao futebol paulista. Hoje o Rio Grande do Sul é o estado que mais venceu a competição. São seis canecos levados para lá, contra 5 trazidos aqui para São Paulo. Se o Santos vencer, iguala o jogo.

A sorte esta lançada. A meu ver, o Vitória deve dar trabalho à equipe do Santos, que não deve também apenas se defender. A vantagem construída na Vila mais famosa é ótima. Dois gols feitos e nenhum tomado. Um gol do Peixe no Barradão obriga o time da casa a fazer 3 gols. Missão nada fácil para o Leão do norte...

2 de agosto de 2010

Torcida do Flu comemora ao fim da 12ª rodada

Finalmente o público voltou. Depois de rodadas escassas de torcedores, estádios fazios e frios, o Brasileirão parece voltar ao normal. O público médio bateu na casa dos 20 mil torcedores. O número era o mínimo esperado para a rodada com quatro clássicos. Para falar a verdade, poderia ter sido um pouco maior, mas mesmo assim, foi um ótimo público.

Além disso, com quatro clássicos na rodada não podia faltar emoção, claro. Em São Paulo, um jogo disputadíssimo entre Corinthians e Palmeiras acabou em 1a1, com muita pôlemica e gols anulados. No Rio o zero só não saiu do placar entre Flamengo e Vasco graças a uma incrível sequência de três defesas praticada por Fernado Prass, goleiro do Vasco. No Rio Grande do Sul, mais uma vez os goleiros evitaram que gols fossem marcados. Victor do Grêmio e Renan do Internacional garantiram com grandes defesas o empate. Em Minas, os jogadores do Atlético brigaram entre si durante a partida, que foi perdida por um a zero. E depois brigraram com os jogadores do Cruzeiro. Discussão digna de clássico.

Mas como nem tudo é perfeito, a média de gols foi baixa. Foram 24 gols em 10 partidas, média de 2,4 gols apenas. Bom número, mas com clássicos empatando em 0a0 e em 1a1, ficou a desejar. De toda forma, bom pro Fluminense que assumiu a ponta da tabela e segue firme no campeonato. Já são nove jogos sem perder.

NÚMEROS DA RODADA:

10 JOGOS: 3 vitórias mandantes , 4 empates, 3 vitórias visitantes
24 GOLS: média de 2,4 gols por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO: 25.493 torcedores por partida
MELHOR DEFESA DA RODADA: Grêmio, Internacional, Flamengo, Vasco e Cruzeiro - 0 gols
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Avaí - 4 gols
ARTILHEIRO DA RODADA: Davi (Avaí) , Washington (Fluminense) - 2 gols
JOGO COM MAIOR PÚBLICO: Flamengo x Vasco - 60.202 público presente

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:

120 JOGOS: 58 vitórias mandantes, 38 empates, 23 vitórias visitantes
300 GOLS: média de 2,5o gols
MÉDIA DE PÚBLICO: 12.399 de torcedores por jogo
MELHOR DEFESA: Ceará - 6 gols sofridos
MELHOR ATAQUE: Corinthians - 21 gols
ARTILHEIRO: Alecsandro (Internaciona), Bruno César (Corinthians) e Roger (ex-Guarani) - 6 gols

JOGO COM MAIOR PÚBLICO: Flamengo x Vasco - 60.202 público presente