O líbero alemão mais famoso, e talvez o mais talentoso de todos os tempos, merece respeito. E merece por ter conquistado a Copa do Mundo por duas vezes, uma como jogador e capitão da seleção e outra como treinador. É claro que há essa altura vocês já sabem de quem estou falando. Do Kaiser, Franz Beckenbauer.
O jogador era conhecido por Kaiser (Imperador em alemão) pelo seu comportamento dentro e fora dos campos. Nasceu em 11 de setembro de 1945, em Munique, logo após o fim da Segunda Grande Guerra. O jogador iniciou rápido sua carreira. No dia 6 de junho de 1964, com apenas 13 anos, fez sua estréia pelo time juvenil do Bayern. Jogou aquela partida como meia esquerda. Mas ele mostraria seu verdadeiro futebol como líbero, posição que alguns acreditam que o alemão tenha reinventado.
Beckenbauer atuou com a camisa da Alemanha por 103 vezes. Venceu a Copa em 1974 como jogador, e em 1990 como treinador. Com a camisa do Bayern, mais sucesso.Foram cinco títulos do Campeonato Alemão, quatro Copas da Alemanha e uma Copa Européia.
Mas o grande diferencial desse jogador não são apenas suas conquistas ou apelido. Na defesa ele era sólido e eficiente. O surpreendente era sua presença no ataque. Não há ainda nínguem que possa ser comparado com ele em sua posição. Na estréia da Copa de 66, quando a Alemanha foi vice campeã, a seleção bávara goleu a Argentina por 5a0. Beckenbauer marcou duas vezes nesta partida, e marcaria mais duas vezes durante a copa. Apesar da derrota da Alemanha, Beckenbauer conquistou o mundo. Em sua primeira Copa do Mundo marcou quatro gols. Nenhum defensor já tinha alcançado tal feito. Isto o fazia notável e encatava os torcedores alemães e do mundo todo.
Um zagueiro artilheiro. Esta é a melhor definição do que foi Franz Beckenbauer. Aliás, o maior zagueiro artilheiro de todos os tempos é mais apropriado. Ao todo foram 632 jogos e 77 gols marcados em toda a carreira. Franz é tido na Alemanha como Pelé no Brasil, ou Maradona na Argentina. Por isso mesmo ele merece estar aqui.
3 comentários:
Lúcio, o "Beckenbauer" brasileiro.Não vi Franz Beckenbauer jogar mas pelo que dizem, nosso zagueirão tem lá seus momentos de armador. Quantas vezes passamos mal ao ver nosso Beckenbauer brasileiro subir para o ataque, abandonando sua posição?
Concerteza Lúcio não tem toda a técnica, elegância e habilidade que o Kaiser tinha. Talvez se Lúcio tivesse tido um trabalho diferente nas categorias de base poderia ser aproximar mais do Lendário Alemão Beckenbauer.
Mas o que falar de Beckenbauer?
Lenda com certeza.
Lendario total...pena não ter no meus jogadores clássicos do meu PES 2010!
Assisti o jogo Alemanha x Holanda de 1974 na ESPN, ele jogou muito.
Aquela Holanda espetacular não conseguiu superar a magia de Beckenbauer.
Pena não ter no meus jogadores clássicos do meu PES 2010! [2]
SAUUHASUHASUHASUHUHSA
Postar um comentário