Page Rank

PageRank

13 de maio de 2010

O rei sem Copa


Como nossos três últimos homenageados aqui foram estrangeiros, acho que é hora de falar de mais um brasileiro. O craque de hoje é nada mais, nada menos, que Arthur Antunes Coimbra, que depois virou Arturzinho, depois Arturzico e finalmente Zico.

Zico apareceu comandando o time do Flamengo em 1973. Ali parece que o rubronegro havia atingido seu auge, e comandado pelo Galinho, o Flamengo iria viver o maior período de conquistas da sua história.

Já em 74 o clube e Zico eram campeões carioca, o primeiro título da era Zico. Depois viriam o campeonato Brasileiro em 1980, 82,83 e 87. A Libertadores, na qual Zico foi artilheiro com 11 gols, em 1981. E o mundial também em 1981. Essas são até hoje as maiores conquistas do Fla, e todas passaram pelos pés do Galinho.

No clube carioca, Zico jogou 731 vezes, marcando com a camisa do Fla 508 gols, se tornando o maior artilheiro do clube até hoje. Desses 508 gols, 333 foram feitos no Maracanã, recorde que até hoje ainda não foi quebrado. Depois de tanto se transferiu para o Udinese, na Itália, onde não obteria o mesmo sucesso.

Na Seleção, infelizmente Zico nunca pode conquistar o mundo. Nas três oportunidades em que disputou a copa, foi eliminado. Sua melhor colocação foi um terceiro lugar invicto em 1978. Em 82, Zico foi o principal destaque da Amarelinha. Marcou 4 gols em 5 partidas, mas novamente foi eliminado, dessa vez na segunda fase da competição.

Por ter sido fantástico ao Flamengo, e ter um estilo de jogo único. Marcado de perto por causa de sua fama chegou a fazer cirurgia em seus dois joelhos. A operção foi fruto da violência dos zagueiros que não conseguiam parar Zico na bola, e apelavam para todo tipo de falta.

Zico é considerado um ídolo em todo o mundo, principalmente no Brasil e no Japão. No Japão inclusive, jogou por três anos e conquistou 4 títulos. Além disso, marcou 11 gols em 10 jogos seguidos por lá. Posteriormente, como técnico do Japão, ainda conquistou uma Copa da Ásia e o primeiro lugar das eliminatórias para a Copa de 2006.

Assista a um pouco do Galinho em ação.


OBS: A promoção do palpite no Brasileirão continua. Você sabe o campeão Brasileiro de 2010? Então não perca tempo e envie sua resposta para promocaoiuriacona@bol.com.br As regras estão no link http://iuriacona.blogspot.com/2010/05/regras-da-nova-promocao.html

Um comentário:

Robson disse...

Salve salve Galinho da gávea!
Orgulho de ser brasileiro!
Técnica sem igual, chutes preciso e uma habilidade fora do comum!

um GÊNIO da bola com certeza!