Michel Platini começou sua carreira no Nancy, e desde cedo já dava sinais de sua estrela. Foi protagonista na conquista do maior título daquele clube. A Copa da França em 1978.Com o sucesso no clube, e uma boa estreia em Copas do Mundo foi contratado pelo Saint-Étienne, a maior equipe francesa da época. Lá conquistou de cara o campeonato francês. Com apresentações de um futebol técnico, vistoso e encantador, a França havia se tornado pequena para ele. Assim, Platini foi até Turim, na Itália, jogar pela Juventus, e iniciou a época de ouro da "Velha Senhora".
Foi então que atingiu o seu maior nível, como já era esperado. Se sagrou três vezes artilheiros do Campeonato Italiano e conqusitou o Scudetto por duas vezes. Ganhou a primeira Liga dos Campeões da Europa da história da Juventus, além do Mundial Interclubes (Copa Intercontinental). Além disso, ganhou também por três vezes o prêmio da Bola de Ouro.
Isso tudo sem considerar seu retrospecto na seleção. Pela seleção jogou 72 jogos e marcou 41 gols. Média de 0,56 gols por partida com a camisa da francesa. Participou de três Copas do Mundo, 1978, 1982 e 1986. Sua melhor colocação foi alcançada em 86, quando a França ficou com um honroso terceiro lugar. Ainda liderou os Les Blues as conquistar seu primeiro título da Eurocopa, em 1984. Naquele torneio Platini se destacou marcando 9 gols, nos 5 jogos finais da competição.
Ao todo, somando seleção e clube, Platini disputou 504 jogos marcando 265 gols, chegando na média de 0,52 gols por partida. Exímio cobrador de falta, tinha chutes precisos, como o gol de falta contra a Holanda, em 1981, que ajudaria na classificação para a Copa do Mundo na Espanha, em 1982.
Platini é sem dúvida um dos maiores jogadores da história da França. Tanto que após sua saída da seleção, em 1987, a França só voltaria a se classificar para uma Copa do Mundo em 1998, quando sediou o evento. Nem mesmo quando o próprio Platini treinou a seleção dos Le Blues, no período de 1988 a 1992 eles obtiveram a classificação.
5 comentários:
Platini...
Sem dúvida alguma dono de uma incrível técnica e inteligência!
Um francês, um campeão, uma lenda!
é mais um grande jogador que nao levou uma copa do mundo pra casa.
espetacular jogar...tecnica...inteligencia e toque de bola...algo raro
É sempre bom e válido lembrarmos craques do passado. Tem uma galera que considera qualquer jogador craque. Imagina o que pensariam se vivessem no período de Platini e outros.
sucesso com o blog.
www.pitacosdabola.blogspot.com
abraço
Ahh, aí sim hein...
Michel Platini...
Um dos melhores jogadores da história do futebol. Inclusive em sua época disputava com outro craque que era o Zico.
Futebol de alto nível.
Postar um comentário