Page Rank

PageRank

31 de agosto de 2010

Artilheiro porteño

O craque de hoje não é tão unânime quanto todos aqueles que já passaram aqui. Mas sua importância para uma seleção jamais deve ser questionada. O argentino Gabriel Batistuta, ou simplesmente "Batigol", é um dos maiores artilheiros da Copa e o maior artilheiro da Argentina.

Por onde passou, o argentino se sagrou como artilheiro. No ano de sua estreia como profissional no Newell's Old Boys chegou e foi vice campeão da Libertadores da América, em 1988. Pelo seu primeiro clube foram 24 jogos e apenas 7 gols. No ano seguinte se transferiu para o River Plate, onde conquistou o campeonato argentino pela primeira vez. No time da capital da Argentina foram 21 jogos e 4 gols, até se transferir para o Boca Juniors. Pelo Boca conquistou o Campeonato Argentino mais uma vez, e foi pela primeira vez o artilheiro da competição.

No Boca, começou a melhor seus números. Foram 34 jogos e 13 gols. Para efeito comparativo, no Newell's sua média de gols foi de 0,29. No River Plate média de 0,19 gosl, já no Boca a média aumentou para 0,38 gols por jogo. Mas seria na Itália e na seleção de seu país, que seus números realmente se tornariam efetivos.

No Fiorentina, primeira equipe que defendeu na Itália, o craque ficou nove anos. Nesse período vestiu a camisa do seu clube por 269 vezes marcando 168 gols, média de 0,62 gols por partida. Apesar de ter sido rebaixado em seu primeiro ano, o artilheiro optou por permanecer na equipe e ajudou o time a voltar a elite. E logo no retorno a Série A do Callcio, Batistuta foi o artilheiro da competição. Posteriormente ajudaria sua equipe na conquista da Copa da Itália e na Supercopa da Itália. Batistuta foi tão importante na história da Fiorentina que ganhou até uma estátua no clube.

Mais tarde, em 2000, se transferiu para o Roma, onde no primeiro no marcou 20 gols e ajudou a equipe a se sagrar campeã da Série A , algo que não ocorria quase a 20 anos. No time jogou por 2 anos e marcou 30 gols em 64 jogos.

Mas seu maior reconhecimento veio através da seleção Argentina. Batistuta disputou 78 jogos com a camisa azulceleste de seu país e marcou 56 gols, números que lhe deram o título de maior goleador da seleção em toda a história. Disputou 3 copas do Mundo marcando 10 gols, estando no seleto grupo de maiores artilheiros das Copas. Conquistou por duas vezes a Copa América e uma vez a Copa das Confederações.

Pelo seu prestígio, Batistuta é uma espécie de lenda na Argentina. Claro que existem jogadores melhores, mas sua história e suas marcas na seleção fazem dele um ídolo e uma lenda sem sombra de dúvida.


3 comentários:

Robson disse...

Um argentino com faro de gols...atualmente é o que falta na Selação Argentina. Ele cairia como uma luva na seleção atual de seu país!

DouG disse...

Matador! Mesmo ñ tendo tanta qualidade tecnica Batistuta era um fator decissivo para selecao Argentina. Eles comparam ele ao nosso Romário. E sim o adoram!

Renan Ferreira disse...

Não vo nem falar muito do Batigol... Lenda junto de Cannigia na seleção e mito na Itália!
Amo o futebol desse cabeludo!