Page Rank

PageRank

18 de agosto de 2010

O holandês que valia por onze


Quem não se lembra da lendária seleção holondasa de 1974. Chamada de "Carrossel Holandês", aquela seleção ficou marcada pois seus jogadores não tinha posição fixa. Moviam-se o tempo todo em busca de um melhor posicionamento durante a partida. Invertiam de posição entre si, e giravam as posições. Algo muito difícil de fazer no futebol, e foi com esse futebol que aquela seleção foi vice-campeã de 1974. Mas existia ali um jogador dos mais diferenciados. Um homem que sabia o que fazer com a bola nos pés, e o que fazer sem ela.

Johannes Cruyff começou sua carreira no Ajax, e foi por lá que encantou a maioria dos seus fãs. Jogador rápido, talentoso e inteligente, começou a se destacar pois ia atrás da bola ao invés de ficar esperando que ela chegasse a seus pés. Ele atacava, defendia, e corria por todo o campo. Foi dessa forma que marcou seus 190 gols pela equipa holandesa.

Levantou por 8 vezes o troféu do campeonato Holandês (1966,1967,1968,1970,1972,1973, 1983 e 1984). Sete vezes com a camisa do Ajax. Ganhou por 5 vezes a Copa da Holanda, e venceu ainda uma Copa dos Campeões da Europa e 2 SuperCopas Européia. Todas essa conquistas, excetuando o campeonato holandese de 84, foram com o time do Ajax. Assim transformou a equipe, que até ali não passava de uma equipe semiprofissional, em uma das mais importantes da Europa.

Chutava bem de esquerda e melhor ainda com a direita. Com esse talento todo, aos 19 anos já estava na seleção de seu país. E jogando ao melhor estilo Cruyff, conquistou o mundo com seu talento. Brigou com dirigentes após a Copa de 1974, por causa de dinheiro, e ficou de fora da seleção de 1978. Na copa de 74 disputou 7 partidas e marcou 3 gols.

No mesmo ano de 74, já estava no Barcelona e levantando troféus. Não teve uma passagem tão vencedora quanto a do Ajax, mas conquistou um campeonato Espanhol e uma Copa do Rei com a camisa "blaugrena". Ganhou por três vezes o prêmio de Bola de Ouro. Duas pelo Ajax e uma pelo Barcelona.

Em toda sua carreira diputou 558 jogos e marcou 324 gols. Uma média de 0,58 gols por partida, mais um menos um gol a cada três jogos. Somente pela seleção foram 48 jogos e 33 gols. A equipe em que mais jogou é o Ajax com 229, e depois o Barcelona com 143 jogos. Ainda jogou pelo Feyenoord, dois time dos Estados Unidos e o Levante da Espanha.

Agora o que mais me chamou atenção na história toda de Cruyff foi sua entrada para o mundo do futebol. Até os dez anos, por um defeito de formação em seus pés, a lenda holandesa passou a infância presa a aparelhos ortopédicos. Foi quando sua mãe começou a trabalhar no Ajax como faxineira que tudo mudou. O clube até então era semiprofissional, então ela resolveu inscrever seu filho para treinar e fortalecer as pernas do menino. Deu tão certo que aos 19 anos Cruyff assinanva seu primeiro contrato profissional. Sem dúvida, o mundo da voltas, e deu uma grande volta para Johannes Cruyff.

4 comentários:

Robson disse...

Muito bom. Cruyff sempre foi lembrado em todos os clubes que passou e sempre deixou sua marca nos jogos que realizou, seja ela com gols, passes precisos ou dedicação em campo.

Anônimo disse...

Sim Cruyff foi um genio. Era muito bom ver o carossel atuando, diferente de hj em dia.

DouG disse...

Acredito que tivemos muitos craques na vida, porem Cruyff foi um dos melhores q a Holanda ja teve. O jeito de jogar daquele time era surpreendente, gostaria de ver um time atuando daquela maneira hj em dia. Mas será que sem um craque do nivel do Cruyff se consegueria? Seria interessante para o público e para o proprio futebol.

joao henrique disse...

por isso a 14 deles é como a nossa 10