Page Rank

PageRank

19 de maio de 2010

Camisa 10 da Azurra

Chamado de "Brasileiro" por seus conterrâneos devido ao seu talento, ele foi sem dúvida o craque da Itália na década de 90. Como um amigo meu costuma dizer, ele não vendia chuteiras, mas sempre jogou muita bola. A única coisa que falta a Roberto Baggio, é a Copa do Mundo.

Baggio dominava a bola como poucos, e mais ainda, sabia como ninguém o que fazer com ela nos pés. Em sua primeira participação em copas do Mundo, no ano de 1990, Baggio marcou um espetacular gol diante da Thcecoslováquia, após arrancar com a bola dominada ainda no meio de campo. Ao todo pela seleção, Baggio marcou 9 gols em 16 partidas, durante as três copas que jogou. O destaque é para a Copa de 94, quando marcou 5 gols e ajudou a Itália a chegar a decisão.

O camisa 10 da Azurra marcou mais de 300 gols na carreira. Ainda conta em seu cúrriculo, uma copa da Itália, uma Copa da UEFA e 2 Scudettos. Em 1993 foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo. Sua especialidade era a cobrança de bola parada. Não a toa ganhou até um jogo em sua homengem, chamado de "Batendo falta com Roberto Baggio."

Baggio, já próximo ao fim da carreira, chegou a marcar 22 gols em 30 partidas, o que lhe confera a marca respeitável de 0,73 gols por jogo. Além disso, o jogador foi eleito no ano de 1993 como o jogador europeu do ano.

Com relação aos penaltis, Baggio sempre foi o cobrador oficial por onde quer que tenha passado. Cobrou na carreira 91 penaltis e converteu 76. Aproveitamento de 83% das cobranças. Mas na final de 94 veio sua maior decepção. Errou a cobrança na disputa do título da Copa do Mundo, desperdiçando a chance de ser campeão mundial, e eleito mais uma vez o melhor do mundo pela Fifa.

Baggio encerrou sua carreira no final da temporada 2004/2005. Coincidência ou não, na copa seguinte, logo após a sua aposentadoria, a Itália foi campeão mais uma vez. E o mais curioso, o triunfo veio nos penaltis.

6 comentários:

Robson disse...

Grande jogador. Ao lado de Zinedine Zidane e Ronaldo um dos jogadores mais lembrados da história do futebol. Não ganhou copa, o que é mais impressionante. Não precisou ganhá-la para ser lembrado!
rsrsrs...

Renato disse...

quem vai gostar desse post é o giovanni
HASUUHSAUHSAUHSA

eu gosto muito, mas muito mesmo do baggio
graças a ele o tetra foi nosso
OBRIGADO BAGGIO!

João Henrique Olegario disse...

Só um comentario... na época dele... ele vendia chuteira sim. Mas era outro patamar

João Henrique Olegario disse...

Ele foi um grande jogador. Nao sei se vc se lembra muito dele, mas foi o melhor do mundo rivalizando com o Romario.
JOgava muito mesmo. Devia ter colocado um video com as coisas que ele fez!


Otimo post e obrigado Baggio

raphamvsp disse...

baggio um dos melhores de todos os tempos...grande jogador e teve a infelicidade de nunca ter vencido uma copa...quanto a 94 acredito q tenha sido parecido com 2006 quando zidane jogando muito foi o principal responsavel por colocar a franca na final...baggio e zizou falharam na decisao....seja por falta de sorte no penalti ou por indiciplina tecnica
dois ogadores extraordinarios

João Henrique Olegario disse...

Foi bastante emocionante quando ele bateu penalti na copa seguinte