Gary Lineker é um dos jogadores ingleses menos conhecido mundialmente. Quem já ouviu falar dele? Poucos, com certeza. Mas Gary era uma jóia rara no futebol, e isso ajudou a construir sua história. Pra começar, basta saber que em seus 18 anos de carreira não tomou se quer 1 cartão amarelo. Disputou 542 jogos ao total e não tomou um amarelo. Marca impressionante.
Além disso era artilheiro nato. Pela seleção, só perde o posto de maior artilheiro inglês para Bobby Charlton. Bobby tem 49 gols, enquanto Gary tem 48 gols com a camisa do English Team. Desses 48 gols com a camisa inglesa, 10 deles foram nas duas Copas que disputou, o que o coloca entre os oito maiores artilheiros de todas as Copas. Marcou ainda em sua carreira 292 gols, 95 deles pelo Leicester, o time que iniciou sua trajetória no futebol.
Gary Lineker nunca venceu a Copa do Mundo, mas foi artilheiro de grandes e importantes competições. Foi artilheiro por 3 vezes do campeonato Inglês e artilheiro também na Copa de 1986. Na temporada de 1985/86 ele foi artilheiro do Inglês com 30 gols, quando jogava pelo Everton.
Apesar de ser artilheiro nato, e um "gentleman" sem a bola, Gary conquistou poucos títulos: A Copa do Rei em 88 e a Recopa Européia em 89 com o Barcelona; Copa da Inglaterra em 91 com o Tottenham; Supercopa da Inlgaterra em 85 com o Everton; e a segunda divisão inglesa com o Leicester em 1980.
Infelizmente, para o azar de Lineker, os poucos títulos que conquistou lhe tiram o crédito detegrande jogador que foi. O maior artilheiro inglês em copas do mundo, o atacante que nunca tomou um cartão amarelo, artilheiro com a redonda no pé e cavalheiro sem ela, e ídolo inglês. Mas sem dúvida, demorara a surgir outro que não tome um cartão amarelo em 592 jogos.
2 comentários:
Realmente impressionante. Nenhum cartão amarelo!
Talvez hoje isso seja muito mais difícil de se ver, devido ao fato do futebol hoje ter muito mais contato físico do que antigamente. Mas realmente um nome escrito na história que nem todos conhecem!
Não conhecem por não ser nada fora da Inglaterra... De que adiantou não tomar cartão amarelo?
Marca impressionante com certeza, mas para um esporte coletivo, marcas individuais não tem efeito; por isso não é destaque, por isso o pouco reconhecimento!
Sem mais!
PS: Essa é apenas uma opinião minha!
Postar um comentário