Page Rank

PageRank

4 de agosto de 2010

Pobre holandês

Um dos maiores jogadores holandeses infelizmente não ganhou a Copa. O atacante embora tenha alcançado o sucesso no seu clube, foi derrotado pelo seu tornezolo, e teve de encerrar a carreria precocemente.

Van Basten é uma lenda viva do futebol não só por sua habilidade em campo. O jogador fez gols de todos os jeitos e todos os estilos. Até de bicleta com curva na bola ele marcou. Van Basten, revelado pelo Ajax, conquistou a todos do mundo com sua técnica, oportunismo e brilhantismo.

No Milan, clube onde alcançou suas maiores glórias, formava o trio de ouro com Rudd Gullit e Frank Rijkaard. O s dois também se juntavam a ele na seleção da Holanda. Aliás os três trouxeram para a Laranja o título da Eurocopa de 1988.

Logo em seu primeiro ano pelo clube italiano Van Basten marcou o gol do título da competição nacional da Italia. A partir daí, o Milan dava início a sua fase de grandes conquistas mundiais que ficou conhecida como "World Domination”. E o garoto holandês seria o grande responsável por isso.

Ao longo de sua curta carreira Van Basten diputou 280 jogos marcando 218 gols. Pela seleção o número é menor, foram apenas 58 jogos e 24 gols. Disputou apenas uma copa do Mundo , a de 1990, na qual passou em branco. Sobretudo, em poucos anos de futebol conquistou a Série A do Calccio por três vezes (88, 92, 93), foi ainda campeão holandês por outras três vezes (82, 83,85). Levantou o campeonato europeu em 88 com a Holanda. Foi campeão da Copa dos Campeões Europeus em 89 e 90 e venceu a Bola de Ouro por três vezes consecutivas (88, 89 e 90). Um currículo cheio de títulos. Nove no total.

Algumas pessoas dizem que as vezes os Deuses do futebol são injustos. Quando se fala de Van Basten, essa afirmação toma todo seu sentido. Um craque, um jogador habilidoso e especial, mas que teve que encerrar a carreira com 28 anos devido a uma lesão que sobreviveu a 4 cirurgias. Uma pena para ele e para o futebol.

2 comentários:

Robson disse...

Já tnha ouvido falar dele a um certo tempo. Vi seus gols e credito o de bicileta no ângulo o mais bonito de todos. Um gol que mostrou tudo o que ele é. Inteligência, ao ageitar seu corpo em uma bola que fazia sua trajetóri para trás de seu corpo.Velocidade, para aplicar o movimento em topo de acertar a bola. Técnica pela maneira e pela curva que põe na bola. E estrela por colocar a bola no ângulo superior esquerdo do goleiro.
Isso era: Van Bastem.
Pena que acabou cedo!

joão henrique disse...

Ele era ótimo. Pena que durou pouco