Page Rank

PageRank

23 de setembro de 2010

As mão que pararam o Rei

Esse deve ser o goleiro mais famoso do mundo. Sem sombra de dúvidas, o inglês Gordon Banks, é conhecido e reconhecido como grande goleiro que foi. Sua fama decorre especialmente de um lance. A defesa da cabeçada de Pelé, na Copa de 70.

Gordon Banks iniciou sua carreira no modesto Chesterfield, da Inglaterra. Depois passou pelo Leicester e também Stoke City, ambos da Inglaterra. O arqueiro não conquistou muitos títulos, mas teve a alegria de levar o Leicester e o Stoke City a glória da Copa da Inglaterra.


Seu principal título é mesmo o de campeão do mundo. Jogando em 1966 com o Dream Team, Gordon foi essencial para a conquista do título. Naquela Copa a Inglaterra participou de 7 partidas, e o goleiro mais do que folclórico da seleção tomou apenas 3 gols. E só foi levar gol nas semifinais, somando 442 minutos antes de ser vazado . Peça fundamental na maior conquista inglesa.


Com as cores vermelho e branca da seleção Gordon ganhou notoriedade e um ar carismático. Já era conhecido no mundo todo pela suas grandes atuações em 1966. Mas 4 anos mais tarde viria sua grande consagração.


Copa de 1970, Brasil e Inglaterra, pela fase de grupos. A Inglaterra perderia o jogo, mas durante a partida Banks faria um milagre. Jairzinho cruza da direita, Pelé sobe mais que todos e sozinho cabeceia para baixo, diminuindo em muitos as chances de defesa de qualquer goleiro. Gordon se atirou e parou o Rei. Evitou o gol de sua Majestade. Sua missão estava cumprida.


Infelizmente, em 1972, Banks sofreu grave acidente de carro. O acidente o feriu da pior forma possível. Uma lesão no olho, que lhe afastaria dos gramados. Gordon, guerreiro como poucos, tentou voltar. Mas nada pode fazer. Sua carreira havia chegado ao fim. Uma pena para os amantes do futebol.
Assita um vídeo da brilhante defesa do arqueiro:

2 comentários:

Robson disse...

Realmente um milagre. Sem sombra de dúvidas uma grande perda para o futebol mundial. Parabéns Gordon. Parou o Rei.

DouG disse...

Bem, sou fa de goleiros ñ sei pq, e esse foi um mito, ñ conheci o futebol dele no geral, mas essa defesa na copa foi uma das mais importantes e difíceis q já vi.