Page Rank

PageRank

22 de setembro de 2010

O Santos mete os pés pelas mãos

O Santos ontem anunciou a demissão de Dorival Júnior em função do não relacionamento de Neymar para a partida de quarta, contra o Corinthians. Mas essa é uma história que começa lá atrás, e vocês vão entender o porque.
Há meses atrás, Neymar deixou de aceitar uma oferta milionária do Chelsea. O Santos, como devia realmente fazer, se desdobrou e achou renda e dinheiro para manter o jovem craque no clube. Possivelmente, vendo seu real valor e seu valor em reais, Neymar entendeu sua posição dentro do clube. Para o jovem, o Santos deve precisar muito mais de Neymar, do que Neymar do Santos.

Desta forma, o jogador veio numa sequência de confusões. Se envolveu em polêmica no jogo contra o Avaí. Depois, arranjou encrenca com os jogadores do Ceará. E finalmente a cartada final: o desrespeito ao capitão do time e ao ex-treinador Dorival.

Dorival se irritou, com razão. Chegou na diretoria e expôs, deixando bem claro: "Ou ele pega 15 dias, ou estou fora." Com receio de perder um ótimo técnico, e com poucas opções no mercado, o alvinegro praiano decidiu aceitar a imposição de Dorival, mas disse que tudo seria revisto na segunda-feira.

Segunda-feira chega e a diretoria comete seu maior erro nessa gestão. Entrega a decisão na mão do treinador, que novamente barra Neymar. Insatisfeita, a diretoria passa a exigir a cabeça de Dorival. Luis Alváro Ribiero não concordava, mas diante de tanta pressão teve de ceder, e mandou o treinador embora.

Diante de tudo isso, tenho duas impressões. A primeira de que Neymar foi mimado, e agora mais do que nunca vai aprontar das suas. Segunda, ou o Santos já queria demitir Dorival e lhe faltava um motivo, ou a diretoria do clube é simplesmente amadora. É amadora porque entregar a decisão na mão do treinador, mostrando confiança na sua liderança e em seu trabalho, e depois mandá-lo embora por simplesmente não concordar com a decisão dele, é sim muita falta de profissionalismo. Afinal, demitir o técnico por causa de um jogador é relamente inapropriado para um clube da grandeza do Santos.


PS: O Santos deve ir atrás de Abel Braga, que tem uma multa bem alta para a recisão contratual. Se conseguir o treinador, é uma boa cartada da diretoria. Mas isso não deve esconder a forma medíocre que ela se comportou diante dos problemas gerados por Neymar e no caso Dorival.

2 comentários:

Robson disse...

Acredito que o Neymar tenha sido o motivo para uma demissão. Não foi ele que pediu ou opinou pela demissão do Dorival. Mas foi ele o motivo de toda esse papelão que o Santos está fazendo. Mandar embora um treinador que tinha o time nas mãos, conquistou 2 dos três títulos que disputou e colcou praticamente os mesmos jogadores do ano passado pra jogar é sim um papelão. Ao meu ver, essa decisão tem influência de diretores, empresários e patrocinadores.
Neymar acatou a todas as punições que recebeu sem dar um pio se quer. Pediu desculpas publicamente. Ficou sem jogar, foi barrado ao subir no ônibus no jogo contra o Guarani e foi assistir o jogo por conta própria. Isso mostrou o apoio que ele dava ao grupo e o respeito que tinha por Dorival.
Diretora do Santos...estamos esperando um explicação!

DouG disse...

Amante do bom futebol, me curvei ao jogo desse menino Neymar, e é com grande tristeza que vejo tudo isso acontecer agora. Que o menino é um talento e uma jóia do futebol ngm pode contestar, porém a formaçao dele esta sendo conturbada e distorcida. Ñ podemos criar um monstro! A culpa disso pode ser em parte pelo treinador, em parte pelos jogadores, mas nessa caso em específico é exclusivamente pela diretoria. Ñ me recordo de no MUNDO ter visto um caso semelhante de anti-ética e burrice. Imaginem qts treinadores teram vontade de ir para um time no qual o jogador é mais importante que o técnico? Vergonha! Qt ao Neymar, ele está sobre forte mudancas e a cabeca a mil... agora tem q ter direcionamento para ñ se perder no caminho. Algo que queria ter visto para acabar com a diretoria era o menino vir a público e dizer: - Ñ o professor está certo, errei e tenho q ser punido, mantenham ele. Isso seria um tapa na cara da diretoria e um sinal de um pouco de senso de certo errado e humildade. Do jeito q estamos logo logo pode cair o presidente do Santos, por conta desses fatos.