Page Rank

PageRank

25 de maio de 2010

Vinho Italiano

Exite aquele velho dito que fala sobre os vinhos: "Quanto mais velho, melhor." Para o homenageado de hoje, o ditado vem bem a calhar. Com 40 anos, conquistou sua primeira copa. É o jogador mais velho a conquistar a Copa do Mundo, e provou que a idade não é nenhum problema. Falo hoje do goleiro italiano Dino Zoff.

Dino defendeu a meta italiana por 112 oportunidades. E mais que isso, estabeleceu um récord que deve ser difícil de ser batido. O goleiro passou 1.143 minutos sem saber o que era levar um gol. Ficou de Setembro de 1972 a Junho de 1974 sem buscar a bola no fundo das redes. Sorte? Não mesmo. Antes disso, pela Juventus, o jogador ficou 903 minutos sem ser vazado. Uma verdadeira muralha.

Zoff só foi campeão em sua última Copa, a de 1982 na Espanha. Antes disso já havia jogado a Copa de 1970,74 e 78. Sua melhor colocação até então havia sido o vice campeonato conquistado em 1970.

A carreira de Dino é recheada de títulos. Foram 6 Scudettos e 2 Copas da Itália. Todos pelo juventus. Dino Zoff é um ídolo intocável pelos lados de Turim, e agora já entendemos o porque.

Fazia também, parte daquela seleção que eliminou o Brasil na copa de 82, com três gols de Paolo Rossi. Além de tudo, ajudou a Itália a se sagrar campeã do mundo com defesas importantíssimas, principalmente na primeira fase daquele ano.

Por ter estabelecido ao menos três records, Dino Zoff merecia um espaço aqui no blog.

5 comentários:

Robson disse...

Ficar 2 anos sem tomar gols é realmente um feito dígno de uma lenda!

João Henrique Olegario disse...

eu ia falar que ja to dois anos sem tomar gol... mas lembrei do dia que fiz goleiro linha :(

João Henrique Olegario disse...

O zoff é um goleiro fantastico. Sem duvida é um dos melhores da historia

Iuri disse...

husahhusahuasa
eu lembro desse dia joao!

raphamvsp disse...

e iurii vamos parar de jogar q assim passamos a ficar muitos anos sem levar gols