Page Rank

PageRank

30 de julho de 2010

O futebol paulista e sua hegemonia


Há algum tempo o campeonato Brasileiro vive a hegemonia do futebol paulista. Dede 2003, quando se iniciou a disputa por pontos corridos, os clubes paulistas ganharam 5 vezes. Em 2004 o Santos levantou o caneco, em 2005 foi a vez do Timão comemorar o tetracampeonato brasileiro. Em 2006,2007 e 2008 o São Paulo comemorava o inédito Tricampeonato da competição.

Mesmo considerando todos os anos do Brasileirão, nenhum outro estado tem os mesmos cinco títulos seguidos que o estado paulista possui. Além disso, o estado mais vencedor do Brasileirao é o Estado de São Paulo. São 17 conquistas dividas entre São Paulo (6), Corinthians e Palmeiras (4 cada), Santos (2) e Guarani (1).O estado que mais se aproxima da hegemonia paulista é o Rio de Janeiro com 11 conquistas, depoisvem o Rio Grande do Sul com 5 títulos, depois o Estado do Paraná e o Estado de Minas Gerais com 2 títulos e por fim Bahia e Pernambuco com 1 título cada.

E em 2010 a hegemonia começa a fica evidente mais uma vez. Mesmo antes de começar o campeonato, observando a tabela notava-se a superioridade ao menos numérica. Dos 20 clubes que fazem parte do Campeonato, 30% são do estado de São Paulo. Porcentagem que representa 6 dos 20 clubes.

Por algum motivo o futebol paulista vem se destacando. Segundo minha visão, o forte comércio do estado fortalece os clubes. Além disso gestões mais condizentes com a postura de empresas veem sendo adotadas a frente dos clubes. De uma certa forma o clubes paulistas só recolhem os frutos por fazer parte do estado mais importante do país.

Um comentário:

Robson disse...

Já vim pensado nesse assunto faz algum tempo. Pra mim, além dessa visão empresarial e o forte comercio, o campeonato regional também ajuda. O Estadual Paulista é considerado o mais forte tecnicamente do país. Isso contribui para um melhor desempenho dos times nos demais campeonatos. Serie B, Serie A, Copa do Brasil. Até mesmo em cameonatos internacionais sempre há um paulista entre as finais dos torneios.