Page Rank

PageRank

29 de julho de 2010

A Pantera Negra de Portugal

Portugal não é uma equipe tão tradicional assim no futebol mundial, mas lança lá seus craques. A bola da vez é Cristiano Ronaldo. Muitos dizem que joga o fino da bola, outros dizem que é apenas mais um rosto bonito no mercado. Seja como for, o perfil de hoje vai relembrar uma figura que, diferente de Cristiano, é sem sombra de dúvida a maior lenda do futebol português.

Eusébio Ferreira da Silva era conhecido pelo apelido de "Pantera Negra", graças a cor de sua pele. Seu destaque e reconhecimento veio através do Benfica. Com a camisa do clube vermelho de Portugal, Eusébio atingiu uma marca que nenhum outro centroavante conseguiu. Em 15 temporadas no Campeonato Português o atacante disputou 301 partidas e marcou 317 gols ao todo, alcançando a média de 1,05 gols por jogo.

Além disso, sua fama de artilheiro não ficava restrita a campeonatos nacionais. Em 1966, o jogador foi o grande responsável pela honrosa terceira colocação de seu país na Copa do Mundo. Como Eusébio conseguiu isso? Simples, marcando 9 vezes em apenas 6 partidas. Uma média de um gol e meio por partida.

Não fosse o bastante essas incríveis marcas, os títulos conquistados por ele também impressionam. Foram 13 campeonatos nacionais, 5 copas de Portugal, 2 Copa dos Campeões da Europa e uma Bola de Ouro (prêmio dado ao melhor jogador de futebol da europa) em 1965.

Pela seleção disputou ao todo 64 partidas, marcando 41 gols. É sem dúvida o maior símbolo do futebol português. Um atacante brilhante como poucos. Jogador raro, e de qualidade que faz falta e deixa saudades ao futebol português e mundial.

Um comentário:

Robson disse...

Sempre ouvi falarem muito bem dele, mas não fazia idéia que ele fez 317 em 301 jogos. Uma marca impressionante sem sombra de dúvida!

EUSÉBIO - LENDA DO FUTEBOL com certeza!