Page Rank

PageRank

7 de abril de 2010

Seria ele melhor que Pelé? Dúvido...


Que Messi joga muita bola é indiscutível. Mas recentemente tenho acompanhado comentários que vão além do normal. Assisti a boa parte da partida entre e Arsenal e Barcelona, e sim Messi foi fora do comum. Mas existem umas coisas que me incomodam.

Primeira, a atuação dele, em uma oitavas de final, esta sendo comparada a uma atuação de Puskas, em uma FINAL... ambas pela Uefa Champios League.Segunda coisa que me incomoda e muito, jornais ingleses já o elegeram o sucessor de Pelé, e Maradona. Vamos com calma.

O cara é craque, é um gênio? Sem dúvida. Mas Maradona trouxe, mesmo que contestem, uma copa praticamente sozinho para a Argentina. Quem se lembra de outro jogador daquela seleção? Desafio qualquer um aqui a dizer um nome que esteve na seleção da Argentina em 1986, sem ser de Diego, e sem olhar na internet antes.

Já que quiseram comparar Puskas, vamos aos dados. Puskas era artilheiro nato. Foi quatro vezes artilheiro do nacional hungáro e a mesma quantidade de vezes na Espanha, onde formou dupla de ataque com Di Stéfano. Essa dupla conquistou diversos títulos, inclusive a Champions League, e a Copa Intercontinetal, o mundia da época. Com a camisa da seleção húngara assinalou 83 gols nos 84 jogos que disputou.Não preciso lembrar o desempenho de Messi com a camisa alviceleste, não é mesmo.

Pelé! O cara com 18 anos já era campeão do mundo, e dando show na Suécia, em 1958. Disputou por 4 vezes a Copa do Mundo, e em três oportunidades saiu com a taça. Marcou 1.281 gols em 1.375 jogos. E mesmo quando não fazia gols era gênio. Quem não se lembra do drible de corpo no goleiro uruguaio Marzurkiewics, na semifinal da Copa do Mundo do México, em 1970? Aliás, quem iventou a mística da camisa 10?

Messi pode se tornar um lendário jogador. Sem dúvida alguma tem potencial pra isso. Mas para tratá-lo como tal, é preciso que ele se comporte como tal. Ronaldinho Gaúcho também fazia milagres no Barcelona, e mesmo tendo ajudado na conquista da Copa de 2002, nunca foi considerado se quer sucessor de alguém. E mesmo na sua época de ouro, ouviamos comentários tímidos, de que ele era melhor que Pelé. E hoje nínguem se lembra dele.

Que fique claro que não questiono o talento e a habilidade de Messi. Mas ele precisa conquistar muito mais do que já conquistou. Precisar levar para sua terra ao menos uma Copa do Mundo. Talvez assim o alarde que já é feito seja justo. Afinal, se ele é tão bom assim, porque não joga a copa sozinho? Porque não damos a ele logo a Taça da Copa do Mundo? Quando ele ganhar a Copa, como já fez Maradona, Pelé, Puskas, Zidane e tantos outros, aí sim ele poderá ser COMPARADO com as outras lendas do futebol. Aí sim ele calará minha boca. Até lá, ele é mais um gênio do futebol, e não uma lenda.

6 comentários:

Renan disse...

Enfim um ótimo post! Que orgulho de Pelé e de você!!

Álias, Lebron é uma lenda ou apenas um gênio? Fica aí minha dúvida!

Iuri Iacona disse...

É...um dia faço um comparativo entre o King James e o plebeu Jordan hasuhahusasa

Chatao!

João Henrique Olegario disse...

Lebron ainda nao é lenda e nem genio. (sobre o comentario do renan)

João Henrique Olegario disse...

cair nesse debate com jogadores de épocas diferentes é complicado. O esporte muda muito. Resta comparar feitos.

Se o pelé foi o atleta do século passado, nós temos que esperar pelo menos mais 90 anos pra comparar os dois.


O que fica é que o messi é um jogador completamente diferente na nossa época

Unknown disse...

". Aí sim ele calará minha boca."
hahahaha

Mtu bom o postt Iu, ta ficando bom nisso hein.. =D
ow, vc só esqueceu de vitar o Carlitos quando disse dos gênios do futebol, mas de resto, o testo ta perfeito

Unknown disse...

ops... *teXto! hahaha