Page Rank

PageRank

4 de maio de 2010

Revolucionando o futebol


Rogério Ceni, Marcos, Dida, Van der Sar, Buffon, Petr Cech... o que todos eles tem em comum? Na verdade não muita coisa, além do fato de serem goleiros. Mas como tal, a única que coisa que os une é outro goleiro. Isso mesmo, todos esse goleiros estão unidos por um outro goleiro, e não estou falando de um grupo sindical ou coisa do tipo. Todos eles chegaram aonde chegaram graças a Lev Yashin, talvez o maior goleiro da História do futebol.

Nascido na Rússia, o goleiro reinventou a posição. Ele introduziu o conceito de que o goleiro deveria passar os 90 minutos debaixo da trave esperando a bola chegar. Além disso, também inovou ao cortar cruzamentos e se atencipar aos atacantes. Até então o goleiro servia apenas para defender a bola. E seus atributos não param por aí. Era especialista em defesas de penaltys.

O goleiro da União Soviética nunca conquistou a Copa do Mundo. Sua melhor colocação foi um quarto lugar em 1966. Mas levou seu país ao título Europeu em 1960, e ao ouro Olímpico em 1956. Sua maior conquista foi a Bola de Ouro em 1963, tornando-se o único goleiro até hoje que foi agraciado com o prêmio. Além disso, coincidência ou não, após sua aposentadoria da seleção a Rússia demoraria 12 anos para retornar a Copa do Mundo.

Lev Yashin foi inovador, único e contou com um pouco de sorte. Sua primeira copa foi também a primeira copa transmitida internacionalmente. Isso facilitou a extensão de sua imagem mundo afora. Tanto que foi nessa época que ganhou o apelido de ARANHA NEGRA. O apelido veio graças a sua roupa dentro de campo, que era sempre escura. Suas defesas lhe faziam parecer que contava com oito braços.

Yashin nunca venceu uma Copa do Mundo, mas reinventou a posição de goleiro. Isso sem dúvida alguma é notável, e mais do que isso é louvável. Se existem Rogérios, Marcos, e Buffons, tudo se deve a ele e suas técnicas que revolucionaram não só a posição de goleiro como o futebol também.

8 comentários:

Robson disse...

Revolucionar já é um feito dificílimos de ser alcançado, reinventar revolucionando...
Sem comentários!
Literalmente uma lenda para os jovens jogadores. Não ganhar uma copa do mundo não fez com que ele deixa-se de se tornar uma lenda!

João Henrique Olegario disse...

vc ja viu um tal de Iuri pegando no gol?

João Henrique Olegario disse...

Acho que o Yashin esta para os goleiros assim como Pelé está para os de linha, como Senna pra F1, como o Jordan para o basquete, como o Popov, o Phelps e mark spitz pra natação

Iuri disse...

Vc errou joao...é como o LeBron pro baskete!

Unknown disse...

Maarcos *---*

Unknown disse...

Iuuri joga mais que todos! HAHAHA ♥

Iuri disse...

Vlw pedro!

rapha disse...

rogerios e buffons....
marcos nao existe plural!!!
pq e imcomparavel...unico e extraordinario....obrigado aranha negra por revolucionar e por fazer marcos se tornar o santo milagreiro...