Page Rank

PageRank

6 de dezembro de 2010

Os números gremistas de um segundo turno redentor

O Grêmio de Jonas, se recuperou e pode terminar o ano na Libertadores 2011
O Grêmio não venceu o Campeonato Brasileiro, e ainda torce contra o Goiás para ter a chance de ir a Libertadores. Mas poucas pessoas lembram-se da situação do Grêmio antes do segundo turno.

Diante de uma forte crise, o Grêmio se encontrava em 16º, um acima da zona de rebaixamento, e com apenas 20 pontos e só quatro partidas ganhas. Havia marcado 23 gols e sofrido 26, sendo forte candidato ao rebaixamento.

19 de novembro de 2010

Os mandantes do Brasileirão


O Corinthians pode terminar o campeonato como campeão brasileiro. E depende só de si para isso. Mas se não conseguir,pelo menos a torcida ja pode comemorar o título de melhor mandante.

Jogando em casa, o Timão teve 18 partidas (ainda precisa realizar uma) venceu 14, empatou duas e perdeu outras duas. Com esses números, a equipe do técnico Tite soma 81% de aproveitamento quando joga no Pacaembu. O Fluminense, segundo melhor mandante, também tem 18 jogos, mas mesmo que vença seu último jogo em casa, não passa o Corinthians. O Tricolor carioca tem 11 vitórias, 6 empates e uma derrota, com aproveitamento de 72% dos jogos.

13 de outubro de 2010

Crise no Timão


Depois de um tempo de recesso, onde vários fatores influenciaram (feriados, SWU e outras coisas que não mercem ser comentadas aqui) estou de volta. E com um texto um pouquinho polêmico.


Sei que não tenho como provar, tão pouco sustentar o que vou falar aqui. Mas, acho importante dar minha opinião sobre um assunto ao qual me obrigo a comentar. Crise no Timão. Começando pelo Andrés, que vinha tão bem na direção só que acabou escorregando. "Na primeira crise, fica evidente que nada mudou no Timão." Foi uma das manchetes que andei lendo por aí esses dias. Concordo e discordo.

6 de outubro de 2010

il "Brasileiro"



Em 1982, o Brasil foi eliminado da Copa pela Itália, que se consagraria campeã. Na cabeça de todo torcedor brasileiro, o carrasco daquele jogo foi....... Paolo Rossi. Não demorou muito e com certeza esse foi o primeiro nome que lhe veio a cabeça. Mas quem pensou nele se enganou. O verdadeiro nome daquela equipe campeã era, Bruno Conti.


E para quem não acredita, basta perguntar a Pelé ou Falcão. O Rei do futebol deu a ele o título de melhor jogador da Copa daquele ano. Já Falcão foi ousado, e chegou a dizer que "Bruno Conti era o verdadeiro jogador brasileiro naquela partida."

5 de outubro de 2010

Luxa no Fla? Até onde isso vai?

Recentemente o Flamengo contratou o técnico Silas. O treinador então, estava com a missão de tirar o Flamengo do rebaixamento. Tudo bem que o treinador em dez partidas conquistou apenas uma vitória, seis empates e três derrotas. Digno de demissão. Mas Silas não havia sido contratado por aqueles que o demitiram?

Ora, o que tinha Silas antes de ser contratado que depois de confirmado seu ingresso no Flamengo, perdeu esse encanto. É bem verdade que algumas declarações dele acabaram desgastando seu comando com os jogadores, mas não é só isso não.

O Flamengo conseguiu a proeza de ver seu maior ídolo, e torcedor do clube, pedir demissão. Zico, que havia sido contratado para arrumar e gerenciar o departamento de futebol, não aguentou as acusações que fizeram contra seu filho e decidiu deixar o clube.

Lembro-me bem que quando Zico chegou uma das suas primeiras declarações, depois de empossado, era de que o Fla precisava se arrumar, já qu os jogadores da base andavam pelados no meio da concentração.

Infelizmente o Flamengo, hexacampeão brasileiro, campeão da Libertadores e tantas vezes campeão carioca, é a casa da mãe Joana. Aliás, a casa da mãe Patricia, Patrícia Amorim.

Esperava-se que ela ajudasse o Flamengo a se reestabelecer no cenário nacional, já que pegava o clube como atual campeão brasileiro. E até onde vimos, a cada dia que passa o Flamengo fica mais bagunçado. Jogadores sem respeito com a comissão técnica, e vice-versa.

E como se não bastasse querem contratar Luxemburgo, para coroar esse esplendoroso trabalho feito até aqui. Não me leva a mal não Luxa, sabemos da sua capacidade. Mas por onde passa, você usa rios de dinheiro, e o Flamengo não é o melhor modelo econômico do Brasil.

Acho que se Luxemburgo fechar com o Rubronegro, o que não é impossível já que torce pelo time da Gávea, quem sai perdendo é o clube. Luxemburgo é um ótimo treinador, mas a estrutura do Flamengo não esta pronta para suportar os "luxismos" do treinador.

Que fim essa história vai dar? Não sei. Mas só espero que não termine com o rebaixamento do Mengão.

4 de outubro de 2010

Rodada 27: empates e gelo

Uma rodada de muitos empates, como há tempos não víamos. Assim pode ser definida a 27ª rodada, que contou com 7 empates nos seus 10 jogos. Os sete empates congelaram grande parte da tabela, inclusive o topo. Bom para o Flu, que continua na frente com o campeonato chegando ao seu fim.

O destaque dessa rodada fica com o Galo, que venceu depois de cinco jogos e quatro derrotas. Com a vitória o Atlético Mineiro não sai da zona de rebaixamento, mas pelo menos respira um pouco no campeonato. Mas que o torcedor não se anime, pois ainda há muito a ser feito por Dorival e seus comandados.

Destaque também para as equipes que venceram seus jogos. O Vasco superou em casa o Goiás por 3a2, o Grêmio jogando no Barradão, venceu o Vitória fora de casa. O rival do Grêmio, o Internacional, também venceu, mas jogando em casa. O placar final foi de 3a0 para o Colorado contra o Guarani.

No Pacaembu, o Timão saiu perdendo de 2a0 e teve que correr atrás do prejuízo. Contando com a sorte no último gol, o Corinthians conseguiu o empate, que acabou sendo um mal negócio para a equipe, já que o Flu que esta três pontos a frente também empatou. Bom para o Timão, só o empate do Cruzeiro, que esta a um ponto do alvinegro paulista.

No clássico Santos e Palmeiras, poucas emoções. Um gol para cada lado, e bem movimentado dentro de campo. O Santos foi quem crio em maior quantidade as chances, levando ligeira vantagem no confronto. Mas faltou acertar o pé. Coincidência ou não, o clássico no Rio também acabou em 1a1. O jogo foi mais equilibrado, com as duas equipes criando, mas o Fla pressionando bastante no início.

NÚMEROS DA RODADA:

10 JOGOS: 2 vitórias mandantes, 7 empates, 1 vitórias visitantes
26 GOLS: 2,6 por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO : 12.679 (Somente 7 jogos divulgaram público e renda)
MELHOR ATAQUE: Grêmio, Vasco e Atlético Mineiro - 3 gols
MELHOR DEFESA: Atético-PR, Cruzeiro, Grêmio, Internaciona, Avaí e São Paulo - 0 gols
ARTILHEIRO: N[imguem marcou 2 ou mais gols nesta rodada
MELHOR PÚBLICO: Corinthians 2x2 Ceará - 28.612

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:


258 JOGOS:
124 vitórias mandantes, 84 empates e 59 vitórias visitantes
687 GOLS: 2,56 por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.114 (258 jogos)
MELHOR ATAQUE: Fluminense - 49 gols
MELHOR DEFESA: Cruzeiro e Internacional- 26 gols
ARTILHEIRO: Jonas (GRE) - 14 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2 X 2 Fluminense - 76.205


1 de outubro de 2010

Artilheiro nato


Os franceses podem não ser a maior seleção do mundo. Podem não ter os maiores jogadores do mundo. Mas tem seus astros. Zidane é um que já desfilou por aqui. Outro francês que terá seu nome imortalizado nessas páginas virtuais, é certamente Just Fontaine.

O "Justo", como era chamado, foi um craque da bola azul, vermelha e branca. Apesar de jogar somente por 10 anos, e ter sido obrigado a se aposentar do futebol devido a uma dura lesão, Fontaine teve tempo de ser artilheiro por onde passou.

Para que se tenha uma ideia de sua natureza goleadora, em apenas 20 aparições por sua seleção, o franzino jogador balançou a rede por 27 vezes. Tudo culpa de sua enorme aptdião para marcar gols, além da velocidade para se infiltrar na área, seu chute forte e o bom cabeceio.

Fointaine foi artilheiro do campeonato Francês por duas vezes. Em 1958 e 1961, ambas vestindo a camisa do Stede Reims. Mas foi vestindo as cores de sua seleção que se consagrou.

Ostentando a bandeira francesa em seu peito, Fontaine marcou 13 gols em uma mesma Copa. Ele fez isso em 1958, a única Copa que disputou. Por muito tempo foi o artilheiro de todas as Copas até que Gerd Muller com 14, e posteriormente, Ronaldo com 15, lhe roubassem essa condição.

Mas ele ainda é o único a marcar tantos gols em uma mesma edição de Copa. Detalhe: ele disputou apenas 6 partidas. Média incrível de 2,16 gols por partida, em uma Copa do Mundo.

Senhoras e Senhores, eu lhes apresento: Just Fontaine , o "Justo".

30 de setembro de 2010

Rodada 26: O Flu agardece


O Fluminense sofreu, lutou, e marcou seu gol somente aos 36 minutos do segundo tempo. Venceu seu jogo e ficou de olho no jogo do Timão. Podia ser ajudado por um clube co-irmão. O Corinthians pegava o Botafogo no Pacaembu. E o Botafogo ajudou o Flu, e só permitiu um empate, que afastou o Timão. Agora a vantagem carioca é de três pontos para os paulistas.

O Palmeiras venceu sua terceira partida seguida, coisa que não acontecia desde março deste ano. Com dois gols de falta de Marcos Assunção, o Verdão superou o Internacional e encostou no Santos, adversário de Sábado.

Já o "Soberano", segue seu calvário. Ganha uma perde duas. Ganha duas, perde uma. Seus inconstantes resultados tem atrapalhado os planos do time no campeonato. Na décima posição, o Tricolor paulista já não deve sonhar mais com título, tão pouco com Libertadores.

Quem vem bem é o Cruzeiro e o Furacão. Ambos já encostaram no líder. Mas para o azar deles, um joga contra o outro nessa rodada, o que pode frear o crescimento de uma das equipes ou de ambas.

O campeonato ainda não acabou. Estamos na 7ª rodada do segundo turno, e as emoções não param!

NÚMEROS DA RODADA:

10 JOGOS: 7 vitórias mandantes, 3 empates, 0 vitórias visitantes
27 GOLS: 2,7 por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO : 15.033 (Somente 6 jogos divulgaram público e renda)
MELHOR ATAQUE: Grêmio - 4 gols
MELHOR DEFESA: Atético-PR, Cruzeiro, Palmeiras, Ceára, Fluminense e Atlético-MG - 0 gols
ARTILHEIRO: Marcos Assunção (PAL) e André Lima (GRE) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO: Grêmio 4x2 São Paulo - 25.322

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:


258 JOGOS:
122 vitórias mandantes, 78 empates e 58 vitórias visitantes
661 GOLS: 2,56 por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.128 (somente 250 jogos)
MELHOR ATAQUE: Fluminense - 48 gols
MELHOR DEFESA: Vasco- 25 gols
ARTILHEIRO: Jonas (GRE) - 14 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2 X 2 Fluminense - 76.205

27 de setembro de 2010

Rodada 25: o campeonato pegando fogo


O campeonato continua mais aberto do que nunca. Com a derrota do Timão e a vitória do Flu, a equipe carioca reassume a ponta da tabela. Mas a briga promete continuar. Uma briga que vem desde a 4ª rodada e já conta com 3 trocas de liderança.


E na 25ª rodada houve muita movimentação, não só na parte superior da tabela. Com os resultados, o Palmeiras que era décimo chegou à oitava posição. O Flamengo, que não vinha bem e era décimo quinto caiu uma posição e agora beira a zona do rebaixamento.


O Santos venceu o embalado Cruzeiro. E só não subiu mais na tabela, pois o Botafogo empatou seu jogo contra o Atlético Paranaense. Aliás, time que o Santos passou. A Raposa bem que tentou, mas não pode evitar a derrota para o Peixe, e perdeu ótima chance de grudar no vice-líder Corinthians.


Fora toda essa movimentação, e a briga pela liderança, outra coisa marcou essa rodada. Para nossa alegria, mais uma vez vimos muitos gols saírem pelo Brasil. Dessa vez foram 34 gols. Tivemos 3 jogos com 5 gols. Avaí 5x0 Ceará , Internacional 3x2 Corinthians, Santos 4x1 Cruzeiro. Rodada boa, emocionante e com bons jogos. É isso que esperamos do Brasileirão até o final.


NÚMEROS DA RODADA:


10 JOGOS: 5 vitórias mandantes , 1 empate, 4 vitórias visitantes

34 GOLS: 3,4 gols por partida

MÉDIA DE PÚBLICO: 11.673 torcedores por estádio

MELHOR ATAQUE: Avaí - 5 gols

MELHOR DEFESA: Atlético Goianiense, Guarani, Goiás, Avaí - 0 gols

ARTILHEIROS DA RODADA: Davi e Jefferson (AVA), Rafael Moura (GOI) e Kléber (PAL) - 2 gols

MELHOR PÚBLICO DA RODADA: Internacional 3 x 2 Corinthians


NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:


248 JOGOS: 115 vitórias mandantes, 75 empates, 58 vitórias visitantes

634 GOLS: 2,56 gols por partida

MÉDIA DE PÚBLICO: 14.226 por estádio

MELHOR ATAQUE: Fluminense -47 gols

MELHOR DEFESA: Vasco - 24 gols

ARTILHEIRO: Jonas (GRE) - 13 gols

MELHOR PÚBLICO: Vasco 2x2 Fluminense - 76.205

23 de setembro de 2010

Rodada 24: firme na disputa


E o Brasileirão continua pegando fogo. Prova viva disso foi a 24ª rodada. Muitos gols, clássicos, público e ótimo futebol. Não faltou nada, o que me dá o direito de dizer que o Campeonato Brasileiro é o mais competitivo do mundo, e porque não o melhor também

Quem assisitiu o Santos e Corinthians sabe bem do que estou falando. Só no primeiro tempo foram 4 gols. No segundo mua virada, isso sem falar no explendoroso futebol das duas equipes. Disparadas as duas melhores equipes do Estado de São Paulo. Por falar em São Paulo, o Tricolor venceu em chegou a sua segunda vitória seguida na competição. Quem não consegue isso é o Verdão. A última vez que a equipe de Felipão obteve 6 pontos em 6 jogos, foi na 24ª rodada... de 2009.

No Rio também deve clássico. Quatro gols e um empate vitorioso para o torcedor, que pode acompanhar outra grande partida de futebol. O Fla foi ao Olímpico e também empatou em 2a2 com o Grêmio. Já o Flu, esse segue embalado na luta pelo título. Enfiou 5a1 no Atlético Mineiro que vive péssima fase.

Aliás, continuando nesse ritmo, o Luxemburgo será o maior treinador do Cruzeiro. Além de ter dado a Raposa a tríplice coroa no ano de 2003, o treinador deixou o maior rival a beira do precipício. É ou não é pra se comemorar?

Falando em Cruzeiro, o time venceu mais uma, e segue invicto no segundo turno. Campanha de campeão, que deve incomodar muitos os líderes Corinthians e Fluminense.

NÚMEROS DA RODADA:

10 JOGOS: 5 vitórias mandantes, 2 empates , 5 vitórias visitantes
33 GOLS: 3,3 gols por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO: 13.539 torcedores por estádio
MELHOR ATAQUE: Fluminense - 5 gols
MELHOR DEFESA: Atlético-PR, Cruzeiro, Palmeiras e Vitória - 0 gols
ARTILHEIRO: Carlinhos (FLU) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO: Grêmio 2 x 2 Flamengo - 21.898
NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:

238 JOGOS: 110 vitórias mandantes, 74 empates , 54 vitórias visitantes
600 GOLS: 2,52 gols por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.273 torcedores por estádio
MELHOR ATAQUE: Fluminense - 45 gols
MELHOR DEFESA: Ceará, Cruzeiro e Internaciona - 22 gols
ARTILHEIRO: Jonas (GRE) - 12 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2 X 2 Fluminense - 76.205

As mão que pararam o Rei

Esse deve ser o goleiro mais famoso do mundo. Sem sombra de dúvidas, o inglês Gordon Banks, é conhecido e reconhecido como grande goleiro que foi. Sua fama decorre especialmente de um lance. A defesa da cabeçada de Pelé, na Copa de 70.

Gordon Banks iniciou sua carreira no modesto Chesterfield, da Inglaterra. Depois passou pelo Leicester e também Stoke City, ambos da Inglaterra. O arqueiro não conquistou muitos títulos, mas teve a alegria de levar o Leicester e o Stoke City a glória da Copa da Inglaterra.


Seu principal título é mesmo o de campeão do mundo. Jogando em 1966 com o Dream Team, Gordon foi essencial para a conquista do título. Naquela Copa a Inglaterra participou de 7 partidas, e o goleiro mais do que folclórico da seleção tomou apenas 3 gols. E só foi levar gol nas semifinais, somando 442 minutos antes de ser vazado . Peça fundamental na maior conquista inglesa.


Com as cores vermelho e branca da seleção Gordon ganhou notoriedade e um ar carismático. Já era conhecido no mundo todo pela suas grandes atuações em 1966. Mas 4 anos mais tarde viria sua grande consagração.


Copa de 1970, Brasil e Inglaterra, pela fase de grupos. A Inglaterra perderia o jogo, mas durante a partida Banks faria um milagre. Jairzinho cruza da direita, Pelé sobe mais que todos e sozinho cabeceia para baixo, diminuindo em muitos as chances de defesa de qualquer goleiro. Gordon se atirou e parou o Rei. Evitou o gol de sua Majestade. Sua missão estava cumprida.


Infelizmente, em 1972, Banks sofreu grave acidente de carro. O acidente o feriu da pior forma possível. Uma lesão no olho, que lhe afastaria dos gramados. Gordon, guerreiro como poucos, tentou voltar. Mas nada pode fazer. Sua carreira havia chegado ao fim. Uma pena para os amantes do futebol.
Assita um vídeo da brilhante defesa do arqueiro:

22 de setembro de 2010

O Santos mete os pés pelas mãos

O Santos ontem anunciou a demissão de Dorival Júnior em função do não relacionamento de Neymar para a partida de quarta, contra o Corinthians. Mas essa é uma história que começa lá atrás, e vocês vão entender o porque.
Há meses atrás, Neymar deixou de aceitar uma oferta milionária do Chelsea. O Santos, como devia realmente fazer, se desdobrou e achou renda e dinheiro para manter o jovem craque no clube. Possivelmente, vendo seu real valor e seu valor em reais, Neymar entendeu sua posição dentro do clube. Para o jovem, o Santos deve precisar muito mais de Neymar, do que Neymar do Santos.

Desta forma, o jogador veio numa sequência de confusões. Se envolveu em polêmica no jogo contra o Avaí. Depois, arranjou encrenca com os jogadores do Ceará. E finalmente a cartada final: o desrespeito ao capitão do time e ao ex-treinador Dorival.

Dorival se irritou, com razão. Chegou na diretoria e expôs, deixando bem claro: "Ou ele pega 15 dias, ou estou fora." Com receio de perder um ótimo técnico, e com poucas opções no mercado, o alvinegro praiano decidiu aceitar a imposição de Dorival, mas disse que tudo seria revisto na segunda-feira.

Segunda-feira chega e a diretoria comete seu maior erro nessa gestão. Entrega a decisão na mão do treinador, que novamente barra Neymar. Insatisfeita, a diretoria passa a exigir a cabeça de Dorival. Luis Alváro Ribiero não concordava, mas diante de tanta pressão teve de ceder, e mandou o treinador embora.

Diante de tudo isso, tenho duas impressões. A primeira de que Neymar foi mimado, e agora mais do que nunca vai aprontar das suas. Segunda, ou o Santos já queria demitir Dorival e lhe faltava um motivo, ou a diretoria do clube é simplesmente amadora. É amadora porque entregar a decisão na mão do treinador, mostrando confiança na sua liderança e em seu trabalho, e depois mandá-lo embora por simplesmente não concordar com a decisão dele, é sim muita falta de profissionalismo. Afinal, demitir o técnico por causa de um jogador é relamente inapropriado para um clube da grandeza do Santos.


PS: O Santos deve ir atrás de Abel Braga, que tem uma multa bem alta para a recisão contratual. Se conseguir o treinador, é uma boa cartada da diretoria. Mas isso não deve esconder a forma medíocre que ela se comportou diante dos problemas gerados por Neymar e no caso Dorival.

21 de setembro de 2010

Santos e Corinthians - Capítulo 296

Santos e Corinthians fazem amanha o clássico de número 296 da história da partida. Nesses mais de 200 confrontos, quem tem a maior vantagem é o Timão. São 120 jogos vencidos pelo Corinthians, contando com 548 gols marcados a favor.


Mas quem pensa que o Santos é presa fácil do Corinthians se engana. Apesar do time ter sido derrotado nesse primeiro turno por 4 a 2, nos confrontos válidos pelo Brasileirão existe uma indefinição. Foram 15 vitórias para cada lado além de 13 empates nos 43 jogos que já disputaram.

Nos últimos 10 jogos, mais equilíbrio. O Corinthians venceu o Santos em 4 oportunidades, enquanto o Santos venceu o Corinthians também em 4 partidas. Ainda tivemos dois empates nestes 10 jogos.

No total, o Santos ganhou 94 partidas e marcou 464 gols no Timão. E jogando na Vila os números sobem um pouco. Dentro do alçapão santistas, a vantagem é dos donos da casa. Foram 82 jogos com 35 vitórias dos donos da casa, 18 empates e 29 vitórias corinthianas.

Pois é, quarta é dia de clássico, façam suas apostas. De um lado um time forte, equilibrado, e inteligente. Do outro, um time veloz, habilidoso e sabe o quer no campeonato. Esse jogo promete, ainda mais pelas recentes pôlemicas. E você, vai querer perder esse jogo?

20 de setembro de 2010

Rodada 23: "Novo" velho líder

Na 23ª rodada, quem mais comemorou foi o Corinthians. A Fiel viu no sábado seu time vencer o lanterna da competição, e no domingo viu o Flamengo empatar com o Fluminense. Com os resultados, após 12 rodadas, o Corinthians conseguiu recuperar a liderança. De quebra, viu ainda Cruzeiro e Botafogo empatarem, e abriu 3 pontos de distância para o terceiro colocado e 2 para o segundo colocado.

Nos clássicos, muita decepção. Tanto no Rio quanto em São Paulo tivemos baixo público. Pior mesmo em São Paulo, que apesar dos dois gols são-paulinos, não viu uma grande partida. O nível técnico de Palmeiras e São Paulo foi baixo, muitas faltas e pouco futebol. No FlaxFlu, pelo menos a partida foi movimentada. A partida terminou em 3a3, com chances desperdiçadas de ambos os lados. Qualquer uma das duas equipes poderiam ter vencido a partida.

A rodada foi bem movimentada. Vinte e oito gols nas 10 partidas fizeram a tabela de classificação alterar. Pior para os clubes do rebaixamento. Nenhum deles venceu, e viram a distância para sair da zona do rebaixamento aumentar de 2 pontos para 4 pontos. Sobrando agora apenas 15 rodadas, os quatro últimos colocados tem que correr muito se quiserem mudar algo no campeonato.


NÚMEROS DA RODADA

10 JOGOS: 2 vitórias mandantes, 4 empates, 4 vitórias visitantes
28 GOLS: 2,8 por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 16.763 por estádio (Apenas 2 jogos não divulgaram o público)
MELHOR ATAQUE: Corinthians, Vitória, Flamengo, Fluminense e Grêmio - 3 gols
MELHOR DEFESA: Corinthians, São Paulo, Internacional, Guarani, Santos e Grêmio - 0 gol
ARTILHEIRO: Rodriguinho (FLU) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO: Internaciona 1 x 0 Vasco - 30.981


NÚMEROS DO BRASILEIRÃO

228 JOGOS: 105 vitórias mandantes, 72 empates, 51 vitórias visitantes
567 GOLS: 2,49 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.248 torcedores por estádio (216 jogos como base)
MELHOR ATAQUE: Corinthians e Fluminense - 40 gols marcados
MELHOR DEFESA: Ceará - 20 gols sofridos
ARTILHEIRO: Washington - 10 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2 x 2 Fluminense - 76.205 torcedores

16 de setembro de 2010

Rodada 22: Gols, muitos gols


Na 22ª rodada muitas surpresas e muitos gols. A começar pelo jogo mais importante da rodada. Sem dúvida alguma Corinthians e Fluminense corresponderam as expectativas e se não realizaram um grande jogo tecnincamente, foi uma brilhante partida taticamente das duas equipes. Principalmente do meio campo alvinegro, que controlou a partida e fez a diferença. Com o resultado o Corinthians iguala o número de pontos do Flu, e só não lidera pelo saldo de gols.

Outro time que promete incomodar é o Cruzeiro, que venceu sua 5ª seguida. A raposa soma agora 40 pontos e colou de vez nos líderes do Brasileirão. Quem também promete brigar e jogar duro até o fim, é a equipe do Santos que se recuperou após estar perdendo por 2a0 em casa.


Muitos gols na rodada. Foi o que se viu nos 10 jogos , excetuando Vitória e Ceará que ficaram no 0a0. Foram 35 gols em 10 partidas. A maior média de gols numa rodada desta edição. Além disso, o público também não foi dos piores, apesar de que alguns jogos ficaram devendo e muito. Caso de Santos e Atlético Goianiense na Vila e Prudente e Flamengo no Prudentão, que levaram pouco mais de 3.000 torcedores cada.


E na parte debaixo da tabela, sempre os mesmos. E excetuando o Goiás, todos os outros perderam. Quem perdeu também foi o "soberano" São Paulo. Tomou de 3 a 1 em casa e começa a ver o sonha da Libertadores distante a cada rodada. Ta na hora de abrir o olho Tricolor.


NÚMEROS DA RODADA

10 JOGOS: 4 vitórias mandantes, 2 empates, 4 vitórias visitantes
35 GOLS: 3,5 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.401 torcedores por estádio (baseado nos 7 jogos que divulgaram o público)
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Cruzeiro, Santos e Goiás - 4 gols
MELHOR DEFESA DA RODADA: Vitória e Ceará - 0 gols
ARTILHEIRO DA RODADA: Rafael Moura - 2 gols
MELHOR PÚBLICO: Grêmio 1x2 Palmeiras - 34.166

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO

218 JOGOS: 103 vitórias mandantes, 68 empates, 47 vitórias visitantes
538 GOLS: 2,47 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.248 torcedores por estádio
MELHOR ATAQUE: Corinthians e Fluminense - 37 gols
MELHOR DEFESA: Ceará - 19 gols
ARTILHEIRO: Washington - 10 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2x2 Fluminense - 76.205

Virou freguês

Que Muricy Ramalho, primeiro técnico tricampeão Brasieliro, é um dos melhores treinadores do Brasil ninguém duvida. Além dos três títulos nacionais, o Zangado treinador tem no seu currículo alguns títulos nacionais. De 2001 a 2008 não houve um ano se quer em que o treinador passase sem comemorar uma conquista. Mas não é que existe uma pedra no caminho de Muricy.

Com a derrota de ontem, Muricy somou a terceira no ano para o Corinthians. O detalhe é que em 2010 tivemos 3 duelos entre o técnico e o clube paulista. No Paulistão, foi Muricy quem estava no banco quando o Timão quebrou o tabu que já durava 3 anos. Derrota por 1 a 0 no Pacaembu.

No mês seguinte, de clube novo, o treinador enfrentou o Corinthians, novamente no Pacaembu, e viu o resultado se repetir no Brasileirão. Mais uma derrota por 1 a 0 no mesmo estádio de dias antes e o Fluminense voltava ao Rio depois da derrota. No segundo turno, foi a vez de o Corinthians ir visitar o Fluminense. E mais uma vez o clube paulista se deu melhor.

Mesmo tendo uma campanha pífia fora de casa (não somava 30% de aproveitamento fora de casa) o alvinegro conseguiu vencer. E agora pode sim chamar Muricy de freguês. Afinal, a última vitória do treinador contra o clube foi em 2007, e lá se vão três anos. E nesses três anos foram 10 jogos, com 6 vitórias corinthianas e 3 empates.

E pra quem ainda quiser contestar o rótulo de freguês, mesmo contando o período no São Paulo, o técnico não supera a história do confronto recente. Desde a primeira vez que se encontraram, ainda em 2006, foram 14 jogos. Três vezes Muricy venceu, por cinco vezes empataram, e por outras seis vezes o Corinthians venceu. Os times de Muricy marcaram 14 gols no Corinthians e sofreram 16.

OBS: No triunfo do Palmeiras sobre o Corinthians, ainda no primeiro turno do Brasileirão, Muricy já havia sido anunciado treinador do Palmeiras. Porém ele não assumiu o time que foi comandado por Jorginho.

15 de setembro de 2010

Raça, lealdade e técnica

Quem pensa que na hall da fama do futebol não existe espaço para zagueiros se enagan e muito. Um grande exemplo é Frazn Beckenbauer, jogador que já desfilou seus feitos por aqui. Mas o zagueiro de hoje não era tão artilheiro. Mas era leal, com muita técnica, e aliava tudo isso a mais apurada raça. Já sabe quem é? Quer outra dica? É paraguaio. Ficou fácil né?!

Carlos Gamarra foi o maior zagueiro da história do Paraguai. Se você dúvida disso, vamos aos números. Na copa de 1998 encantou o mundo ao jogar as 4 partidas disputadas pela sua seleção, e terminar a competição com apenas 2 gols tomados e nenhuma falta cometida.

Gamarra conquistou o futebol brasileiro também. Na sua primeira passagem pelo Internacional, se destacou ao ajudar a equipe na conquista do campeonato gaúcho de 1997. No Corinthians foi aonde brilhou de verdade. Ajudou o clube na conquista do Brasileirão de 98 e do Paulistão de 99, como capitão da equipe.

Apesar das grandes atuações no futebol sulamericano, Gamarra nunca conseguiu se firmar na Europa. Nas suas oportunidade que foi para o velho continente, voltou sem conqustar um título se quer. Somente na sua terceira passagem na Europa, após se transferir de um time grego para a Inter da Itália, é que Gamarra pode comemorar seu maior sonho. Vencer na Europa.

Na Itália ele jogou em 2002.No ano de 2005 ganhou a Copa da Itália, mas logo depois deixou de ser aproveitado, e retornou ao futebol brasileiro vestindo as cores do Palmeiras. Não obteve o mesmo sucesso de Inter ou Corinthians, mas conquistou a torcida, sempre com sua técnica, raça e lealdade.

Com a camisa de sua seleção Gamarra jogou 110 partidas oficias, marcando 12 gols. Disputou 3 copas, as de 98, 2002 e 2006. Em ambas ajudou o Paraguai a chegar até as oitavas de final da competição. Marca superada apenas pela seleção Paraguai de 2010, que chegou até as quartas de finais. Ao todo, em sua carreira, jogou 549 jogos e comemorou a bola na rede por 35 vezes

Gamarra não foi eleito nenhuma vez o melhor do mundo, se quer levantou a taça de Campeão do Mundo. Mas sua qualidade e classe são de poucos, e sem dúvida ele é uma lenda do futebol. Afinal, quantos zagueiros por aí jogaram uma copa e não fizeram uma falta?

14 de setembro de 2010

Quatro candidatos

Por inúmeras rodadas, Corinthians e Fluminense disputaram ponto a ponto a liderança isolada do Brasileirão. Mas parece que agora surgem novos candidatos, que enconstaram nos dois líderes e prometem dar trabalho.

O primeiro deles e talvez o mais surpreendente, é o Botafogo. O time que começou mal na tabela, chegou até a estar entre os últimos colocados da competição, que ficou oito jogos sem vencer, se recuperou e vem numa ótima sequência. Nas últimas 10 partidas apenas uma derrota, e fora de casa para o Internacional. Foram 8 vitórias, um empate e uma derrota. Conquistou 25 pontos dos 30 possíveis. Com isso, alcançar a terceira posição da tabela ficou fácil.


Outro que tem mostrado que deve brigar até o fim é o time do Cruzeiro. Com suas 4 vitórias seguidas, o time mineiro veio chegando, até se posicionar em quarto lugar. É verdade que se beneficiou dos tropeços de Santos e Internacional. Mas a Raposa tem um currículo invejavel nos últimos 10 jogos. Foram 6 vitórias três empates e apenas uma derrota. Conquistando um total de 21 pontos dentro de 30 possíveis. Além disso, é hoje o time que mais vence fora de casa com um aproveitamento de 54% dos pontos jogando fora de casa.


O Internacional deixou o rendimento cair. Vinha numa sequência muito boa de resultados, mas não muda seus status de candidato ao título. Por quê? Somente porque são os atuais campeões da Libertadores. Alémd disso tem um forte elenco a disposição. O único empecilho pode ser a disputa do mundial de clubes no fim do ano, que pode tirar alguns pontos da equipe. Mas por enquanto, para comprovar sua condição, o Inter precisa melhorar. Nas últimas 10 partidas, venceu 5, empatou 4 e perdeu uma. Somou assim, 19 pontos de 30. Lembrando que o Inter tem um jogo ainda para fazer, contra o Santos.


O Santos era outra equipe que vinha embalada. Parecia pronto a decolar voô, quando derrapou e agora tenta retomar o controle. Nas últimas duas partidas que disputou, perdeu as duas, uma em casa e outra fora. Porém, tomando como referência suas 10 últimas partidas, o quadro muda muito. São 7 vitórias e 3 derrotas. Conquistou 21 pontos de 30, e é a terceira equipe com melhor aproveitamento em casa com 70% dos pontos conquistados. Perde apenas para Corinthians (90%) e Fluminense (80%), o que credencia o Peixe como candidato ao título. O Santos tem um jogo a menos, que fará contra o Inter no dia 23 de outubro.

13 de setembro de 2010

Rodada 21: ENCOSTOU !!!

A rodada de número 21 não foi nada boa para os líderes. Os dois perderam e viram os seus adversários se aproximarem. Pior para o Flu, que já fez seus 21 jogos e esta apenas 4 pontos do 3 colocado, ou para o Corinthians que ainda tem um jogo, mas esta a 1 um ponto do terceiro colocado.

Aliás, Flu e Timão não mandaram bem nas últimas rodadas. Dos últimos 15 pontos em disputa o Timão conquistou 7 e o Fluminense 5. Enquanto isso o Botafogo vem vencendo, nos últimos 15 jogos foram 10 pontos somados e de quebra a terceira colocação. O Grêmio é outro que vem crescendo, e venceu mais uma, e venceu o Corinthians em casa. Com a vitória o Grêmio somou nos últimos 5 jogos conquistou 11 pontos e se afastou da ZR. Completa ainda o G4 o Cruzeiro que venceu mais uma e somou 13 pontos nas últimas 5 rodadas.

Outro que parece se recuperar é o Galo Mineiro. O time de Luxemburgo venceu em casa o Prudente e esta a 2 pontos de deixar a ZR. Quem parece querer entrar é o Flamengo, que empatou ontem e já esta a 7 jogos sem vencer, o que o coloca apenas dois pontos a frente da ZR.

Os paulistas não se deram muito bem essa rodada. Além do Corinthians, que perdeu em casa, perderam também Santos, São Paulo e Prudente, fora de casa. O Palmeiras não saiu de um morno empate no Pacaembu com o Vasco. O único paulista a vencer foi o Guarani, que jogando em casa venceu o Atlético Paranaense, e quebrou uma sequência de jogos de invencibilidade do time do Paraná.

A rodada contou com poucos gols. Dois jogos terminaram com o empate em 0a0 o que contribuiu bastante para a baixa média de gols. Palmeiras e Vasco, Internacional e Goiás foram os 4 times que ficaram no 0 nessa rodada.

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:

10 JOGOS: 5 vitórias mandantes, 3 empates e 2 vitórias dos visitantes
16 GOLS: 1,6 gols por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO: 19.369 por estádio (APENAS 6 JOGOS DIVULGARAM O PÚBLICO)
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Atlético - GO, Flamengo, Vitória, Botafogo e Ceará - 2 gols
MELHOR DEFESA DA RODADA: Grêmio, Botafogo, Atlético - MG, Palmeiras, Vasco, Guarani e Internacional - 0 gols
ARTILHEIRO DA RODADA: Kléberson (FLA) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO DA RODADA: Corinthians 0x1 Grêmio - 29.533 pagantes

NÚEMROS DO BRASILEIRÃO:

208 JOGOS: 99 vitórias mandantes. 66 empates, 43 vitórias visitantes
503 GOLS: 2,42 gols por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.278 por estádio (197 JOGOS DIVULGADOS)
MELHOR ATAQUE: Fluminense - 36 gols
MELHRO DEFESA: Cruzeiro - 18 gols
ARTILHEIROS: B. César (COR), Elias (AGO) e Washington (FLU) - 9 gols
MELHOR PÚBLICO: 76.205 pagantes - Vasco 2x2 Flamengo

8 de setembro de 2010

(In)Vencibilidade

O Fluminense perdeu seu jogo para o Guarani na última partida do primeiro turno. Perdeu a chance de se sagrar campeão do primeiro turno, e mais ainda, a chance de aumentar seu recorde. Um recorde que ja durava 15 partidas. Sim, nas últimas 15 partidas o Tricolor carioca não sabia o que era perder. E descobriu o gosto amargo da derrota, dando a oportunidade ao Timão de tomar a ponta.


Com a quebra da invencibilidade do Fluminense, quem passa agora a ser o time a mais tempo invicto é outro carioca. O Vasco. Isso mesmo, o time de Carlos Alberto, Felipe e cia é o que sustenta agora a invencibilidade do campeonato. Nos últimos 11 jogos, o time que é comandado por PC Gusmão, conquistou 5 vitórias e 6 empates. Lembrando que um jogo no meio dessa sequência não conta. A partida contra o Corinthians não foi realizada em função dos festejos do centenário do clube paulista.


Para ultrapassar portanto o Fluminense, nessa briga particular, o Vasco precisaria sair vencedor ou empatar em mais 5 jogos. O problema é que mesmo vencendo esses 5 jogos o Vasco não alcançaria o percentual do Tricolor.


Na sua série invicta o Fluminense aproveitou 35 dos 45 pontos em disputas. Um percentual alto de 77%. Foram 10 vitórias e 5 empates. Já o Vasco aproveitou hoje, 21 dos 36 em disputa. Números que conferem ao Gigante da Colina o percentual de 58%. Jogando os 5 jogos a mais e vencendo, ganharia 36 de 51 pontos, o que lhe confereria um percentual de 70%.


Isso mostra o quanto o momento do Fluminense foi importante, e o quanto o clube soube aproveitar a série de invencibilidade. O Fluminense tem hoje 38 pontos ganhos. Apenas 3 pontos não fizeram parte da maior invencibilidade até aqui. Será que o Vasco consegue derrubar esta marca?

6 de setembro de 2010

Felipão pior do que Zago

Felipão assumiu o Palmeiras no dia 9 de julho, contra o Avaí, em jogo válido pelo Brasileirão. Começou com derrota. Jogando fora de casa, o time alviverde foi derrotado por 4 a 2 . E de lá pra cá não houveram muitas mudanças.

Depois desta partida o comandante do Verdão disputou mais 12 jogos, somando sob seu comando 13 partidas. Nessas 13 partidas estiveram em disputas 39 pontos, e Felipão e seu time só conquistou 15 pontos. Isso mesmo apenas 15 pontos, pontuação que não chega a 40% de aproveitamento. São exatos 38% de aproveitamento.

O time sob a tutela do outrora técnico do título da Libertadores não rende. Seu antecessor, Antonio Carlos, mesmo contestado tem números melhores. Em 19 partidas, o ex-comandante do Verdão tem 69% de aproveitamento. Foram 32 pontos conquistados de 57 disputados. Façanha maior é que apenas o número de derrotas e de gols tomados perdem para a Era Felipão.


Enquanto na Era Felipão foram 3 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, na Era Antonio Carlos o Palmeiras soma 9 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Felipão pode alcançar seu antecessor se vencer seus próximos 6 jogos, iguala o número de vitórias e supera o número de pontos. Mas no ritmo que esse time anda...


Jogando em casa ou fora, o Verdão de Antonio Carlos também leva vantagem contra o Verdão de Felipão. O time na época de Zago teve aproveitamento de 69% em casa e de 37% longe de seus domínios. Já a equipe do atual treinador tem 46% de aproveitamento em casa e 29% fora de casa.

Não bastasse tudo isso, na Era Zago o torcedor também comemorava mais gols. Foram 25 gols marcados sob o comando do ex-treinador, contra 16 sob o comando de Felipão. Felipão ainda tem saldo de gols negativo. Levou 18 gols, tendo de saldo -2. Zago levou 20, mas teve saldo positivo de 5 gols.


Com esse números, fica a pergunta. Por quê Luis Felipe Scolari ainda não foi demitido, quando Antonio Carlos, e até Muricy, que tiveram aproveitamentos melhore que o dele foram mandados embora por muito menos.


Enquanto a resposta não vem, Felipão tem a chance de superar seu antecessor nas próximas 6 partidas. Mas teria que atingir uma média de 1,5 gols marcados por jogo, sofrer apenas 2 gols em seis jogos, e vencer todas as partidas. Feito praticamente impossível, mas para quem já levantou uma Libertadores...

5 de setembro de 2010

19ª Rodada: comemoração adiada e mais festa corinthiana

No fim do primeiro turno, o grande favorecido foi sem dúvida o Corinthians. A 4 pontos do líder e do terceiro colocado, quando a rodada começou, o Corinthians jogou no Pacaembu pelo 100% em casa. Fez sua parte, venceu o jogo por 5 a 1 e ficou no Domingo torcendo por mais um clube paulista. Se nas rodadas anteriores torceu por Palmeiras e São Paulo, a esperança era e mais um presente verde. E veio. Com os resultados, no final da rodada estava a 1 ponto do líder, e a seis do terceiro colocado.

No jogo entre Guarani e Fluminense, o time de São Paulo virou a partida, ganhou os três pontos e adiou a definição do primeiro turno. Se o Corinthians vencer o Vasco no dia 13 de outubro, se sagra campeão do primeiro turno. Ruim para o Flu, que além de perder o jogo, e talvez até a liderança, ainda viu Emérson sair machucado do jogo.

Outros clubes paulistas jogaram e não empolgaram. Em um ótimo primeiro tempo, o Palmeiras abriu dois a zero contra o Cruzeiro. Uma pena o jogo não ter 45 minutos, pois assim não precisaríamos ver Marcos deixar o gramado contundido e o Cruzeiro virar fora de casa. Outro duelo envolvendo paulista e mineiros foi São Paulo e Atlético - MG. Melhor para o Sampa, que consegiu vencer após sair ganhando e levar a virada. No Rio Grande do Sul, o Prudente encarou o Internacional e perdeu por 2 a 0. Na despedida do Maraca, um 0 a 0 e uma ótima atuação do goleiro Rafael do Santos fechou a participação paulista.

Alguns times continuam se recuperando, caso do Atlético-Go que venceu em casa por 4 a 1. Outros continuam seu calvário. Caso do Goiás que chegou a sua 12ª partida sem vitória, e o Atlético-Mg que perdeu de virada em casa.

Muitos gols na rodada, foram 32 gols. Ótima média que perde apenas para a da 14ª rodada, que teve 36 gols. Público ótimo nas partidas que foram divulgadas. A média foi de 22.743 torcedores por estádio, com destaque para Flamengo e Santos que levaram 34.897 torcedores, e para Corinthians e Goiás que levaram 31.638 torcedores.

NÚMEROS DA RODADA:

10 JOGOS: 4 vitórias mandantes, 2 empates, 4 vitórias visitantes
32 GOSL: 3,2 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 22.743
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Corinthians - 5 gols marcados
MELHOR DEFESA DA RODADA: Vasco, Atlético Paranaense, Flamengo, Santos e Internacional - 0 gols sofridos
ARTILHEIROS DA RODADA: Elias (AGO) e Iarley (COR) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO DA RODADA: Flamengo 0x0 Santos - 34.897

NÚMEROS DO BRASILEIRAO:

188 JOGOS: 85 vitórias mandantes, 67 empates, 36 vitórias visitantes
430 GOLS: 2,29 gols por partida
MÉDIA DE PÚLBICO: 14.289 torcedores por estádio
MELHOR ATAQUE: Corinthians - 34 gols marcados
MELHOR DEFESA: Flamengo e Ceará - 15 gols sofridos
ARTILHEIRO: Bruno César (COR) - 9 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2 x 2 Flamengo - 76.205

OBS: Lembrando que hoje é o último dia para mandar o e-mail. Mande seu palpite para promocaoiuriacona@bol.com.br

3 de setembro de 2010

Rodada diferente

A 18ª rodada foi diferente de todas até agora. Diferente porque teve média de gols abaixo do esperado. Diferente porque vimos mais uma vez o Fluminense desperdiçar pontos. Diferente porque vimos equipes que não venciam a três (Grêmio e Atlético-MG) e cinco rodadas (São Paulo), voltar a sentir o sabor da vitória. Diferente até porque só tivemos 9 jogos, tudo em função das comemorações centenárias do Timão. E mesmo sem jogar, quem mais comemorou foi o Corinthians.

E nessa 18ª rodada, apenas três jogos divulgaram seu público. Prudente X Botafogo; Santos X Avaí e São Paulo X Atlético - GO. Média fraquissima de público. Então, lembrando que as contas da média de público desa rodada foram feitas por apenas 3 jogos.


A rodada foi boa para o Corinthians, que comemorou seu aniversário e ganhou o presente do arquirival que empatou com o Flu. Aliás, empate esse que pode favorecer a equipe do Palmeiras caso ganhe seu próximo compromisso. Destaque também para o Santos, que venceu sua quarta partida seguida e é a única equipe com 4 vitórias nos últimos 4 jogos. O Grêmio também comemorou bastante, já que finalmente deixou a zona de rebaixamento do campeonato. Teve ainda o São Paulo, que após o heróico empate com o Fluminense fora de casa, venceu em casa e da sinais de recuperação.

NÚMEROS DA RODADA:

9 JOGOS: 5 vitórias mandantes, 2 empates e 2 vitórias visitantes
18 GOLS: 2 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 6.572 torcedores por estádio
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Atlético Mineiro - 3 gols
MELHOR DEFESA DA RODADA: Botafogo, Vitória, Internacional e Cruzeiro - 0 gols
ARTILHEIRO DA RODADA: Obina (CAM) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO DA RODADA: 9.634 Santos 2 x 1 Avaí

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:

178 JOGOS: 85 vitórias mandantes, 57 empates e 36 vitórias visitantes
430 GOLS: Média de 2,42 gols
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.289 torcedores por estádio
MELHOR ATAQUE: Fluminense - 31 gols
MELHOR DEFESA: Ceará - 13 gols
ARTILHEIRO: Bruno César (COR) - 8 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2 x 2 Flamengo - 76.205

2 de setembro de 2010

Recordes opostos


Goiás e Fluminense tem muitas diferenças no campeonato. Um é líder o outro é o lanterna. O Flu é o segundo que mais venceu em casa, e o Goiás é o que menos pontuou em casa. Mas os dois tem uma semelhança. Ontem os dois atingiram novos recordes. Mas as semelhanças acabam por ai, já que enquanto o Tricolor carioca é quem mais venceu, o time goiano é quem mais perdeu.


Com o empate de ontem entre Fluminense e Palmeiras, o time carioca não só manteve sua invencibilidade em casa, mas também a manutenção da sequência mais invicta do campeonato até aqui. Nas 18 rodadas disputadas, há 15 o Fluminense e seu torcedor não sabe o amargo gosto da derrota. A última derrota aconteceu no dia 22 de maio, no jogo contra o Corinthians no Pacaembu. De lá para cá foram 10 vitórias e cinco empates, invencibilidade que já dura 3 meses.


Mas o Flu precisa abrir o olho. A situação não preocupa ainda, mas o seu rendimento tem caido. Nos últimos cinco jogos, ou seja, dos ultimos 15 pontos em disputa, o Tricolor venceu 3 e empatou 2. Somando assim 11 pontos. Aproveitamento ótimo se desses 5 jogos 3 não fossem em casa. Dos 3 jogos em casa o Flu venceu apenas 1, e viu seu aproveitamento dentro do Maraca cair de 92% para 77%. Em compensação, jogando fora o time de Muricy ainda é o que mais aproveita com 17 pontos conquistados de 27 possíveis fora de seus domínios.


Enquanto isso, no lado oposto da tabela, o Goiás atingiu uma marca que nínguem se orgulha de alcançar. A equipe não vence desde a oitava rodada. Signifgica que desde o dia 14 de julho a torcida goianiense não conhece o sabor da vitória. Nessas 10 partidas foram 7 derrotas e só 3 empates. Notícia pior só o aproveitamento no Brinco de Ouro. Apenas 22%, último colocado no ranking de porcentagem. É bom abrir olho, porque do jeito que anda, a Série B de 2011 já pode contar com um novo participante.

31 de agosto de 2010

Artilheiro porteño

O craque de hoje não é tão unânime quanto todos aqueles que já passaram aqui. Mas sua importância para uma seleção jamais deve ser questionada. O argentino Gabriel Batistuta, ou simplesmente "Batigol", é um dos maiores artilheiros da Copa e o maior artilheiro da Argentina.

Por onde passou, o argentino se sagrou como artilheiro. No ano de sua estreia como profissional no Newell's Old Boys chegou e foi vice campeão da Libertadores da América, em 1988. Pelo seu primeiro clube foram 24 jogos e apenas 7 gols. No ano seguinte se transferiu para o River Plate, onde conquistou o campeonato argentino pela primeira vez. No time da capital da Argentina foram 21 jogos e 4 gols, até se transferir para o Boca Juniors. Pelo Boca conquistou o Campeonato Argentino mais uma vez, e foi pela primeira vez o artilheiro da competição.

No Boca, começou a melhor seus números. Foram 34 jogos e 13 gols. Para efeito comparativo, no Newell's sua média de gols foi de 0,29. No River Plate média de 0,19 gosl, já no Boca a média aumentou para 0,38 gols por jogo. Mas seria na Itália e na seleção de seu país, que seus números realmente se tornariam efetivos.

No Fiorentina, primeira equipe que defendeu na Itália, o craque ficou nove anos. Nesse período vestiu a camisa do seu clube por 269 vezes marcando 168 gols, média de 0,62 gols por partida. Apesar de ter sido rebaixado em seu primeiro ano, o artilheiro optou por permanecer na equipe e ajudou o time a voltar a elite. E logo no retorno a Série A do Callcio, Batistuta foi o artilheiro da competição. Posteriormente ajudaria sua equipe na conquista da Copa da Itália e na Supercopa da Itália. Batistuta foi tão importante na história da Fiorentina que ganhou até uma estátua no clube.

Mais tarde, em 2000, se transferiu para o Roma, onde no primeiro no marcou 20 gols e ajudou a equipe a se sagrar campeã da Série A , algo que não ocorria quase a 20 anos. No time jogou por 2 anos e marcou 30 gols em 64 jogos.

Mas seu maior reconhecimento veio através da seleção Argentina. Batistuta disputou 78 jogos com a camisa azulceleste de seu país e marcou 56 gols, números que lhe deram o título de maior goleador da seleção em toda a história. Disputou 3 copas do Mundo marcando 10 gols, estando no seleto grupo de maiores artilheiros das Copas. Conquistou por duas vezes a Copa América e uma vez a Copa das Confederações.

Pelo seu prestígio, Batistuta é uma espécie de lenda na Argentina. Claro que existem jogadores melhores, mas sua história e suas marcas na seleção fazem dele um ídolo e uma lenda sem sombra de dúvida.


29 de agosto de 2010

Rodada 17: Paulistas se recuperam, já os times do R4 ...

A 17ª rodada foi terrível. Ao menos para as equipes que estavam na zona de rebaixamento. Dois empataram (Atlético Goianiense e Grêmio) e os outros dois (Atlético Mineiro e Goiás) perderam. O pior de todos foi o Galo, que perdeu em casa de virada para a equipe do Palmeiras que promete se acertar. Já o Goiás perdeu para o promissor Santos, que vem crescendo na competição.

Aliás, as equipes paulistas se recuperaram nessa rodada. Das seis equipes paulistas que estiveram em campo, o resultado foi 4 vitórias (Corinthians, Guarani, Palmeiras e Santos) e 2 empates (Prudente e São Paulo). O destaque vai para o empate São Paulo com o Flu e a vitória do Palmeiras. Em pleno Maracanã o Tricolor paulista segurou o Tricolor carioca. Com show de Rógerio Ceni, que fez um gol e denfendeu um penalti, o São Paulo ajudou o Corinthians a encostar no líder. A diferença caiu de 5 para 3 pontos. Já o Palmeiras foi o único visitante a vencer na rodada.

Muitos gols agitaram a rodada. Foram 28 gols ao todo e apenas duas equipes não levaram gols. A torcida também parece ter comparecido em bom número. No Pacaembu mais de 30 mil torcedores assistiram a vitória do Timão. No Maraca em torno de 25 mil pessoas assistiram o que muitos dizem ser, o melhor jogo do campeonato até aqui.

O primeiro turno ainda esta aberto. Somente Corinthians e Fluminense podem conquistá-lo. Para o simbólico título fique no Rio, basta apenas um empate do clube carioca com o Palmeiras, arquirival do Corinthians. Já para o Corinthians, precisa vencer o Vasco (jogo que só ocorrerá dia 13 de outubro) e torcer por um tropeço do Fluminense diante do Verdão.

NÚMEROS DA RODADA :
10 JOGOS: 4 vitórias mandantes , 5 empates e 1 vitória visitante
28 GOLS: 2,8 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 17.462 torcedores por estádio
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Ceará, Prudente, Santos, Palmeiras, Guarani, Corinthians, Atlético-GO, Avaí, Fluminense e São Paulo - 2 gols
MELHOR DEFESA DA RODADA: Internacional e Santos - 0 gols
ARTILHEIRO DA RODADA: Elias (AGO) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO DA RODADA: Corinthians 2 x 1 Vitória - 32.819 pagantes

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO:
169 JOGOS: 80 vitórias mandantes, 55 empates e 34 vitórias visitantes
412 GOLS: 2,44 gols por jogo
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.132 torcedores por jogo
MELHOR ATAQUE: Fluminenses - 30 gols marcados
MELHOR DEFESA: Ceará - 11 gols sofridos
ARTILHEIRO: Bruno César (COR) - 8 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2 x 2 Fluminense - 76.205 (pagantes)

27 de agosto de 2010

16: rodada: tristeza dos mandantes


A décima sexta rodada foi um martírio para os clubes mandantes, somente o Botafogo e o Cruzeiro venceram em casas nessa rodada. Os times paulistas então, amargaram péssimos resultados. Os jogaram em casa nessa rodada: Palmeiras, São Paulo e Prudente. São Paulo e Prudente empataram, enquanto o Palmeiras perdeu. Já os paulistas que jogaram longe do estado foram Corinthians, Santos e Guarani . O Corinthians perdeu, o Guruani empatou, e o único paulista que venceu essa rodada foi o Santos.


Já para o Fluminense a rodada foi quase perfeita, não fosse a vitória do Botafogo. Não que isso atrapalhe o sonho do Tricolor carioca, mas o Bota não permitiu que o Flu abrisse mais do que os nove pontos de vantagem que ja tem em relação ao alvinegro carioca.


Mas as duas maiores decepções da rodada foram: o público e o Palmeiras. O público porque após termos registrado a melhor média de público do campeonato, na rodada passada, nessa rodada tivemos míseros 11.095 torcedores por estádio. Bem, já o Palmeiras foi a outra decepção, pois bem no seu dia de aniversário, a equipe de Felipão mostrou toda sua fragilidade e foi goleada por 3a0 pelo Atlético Goianiense (até então lanterna).

NÚMEROS DA RODADA:

10 JOGOS: 2 vitórias mandantes, 3 empates, 5 vitórias visitantes
15 GOLS: 1,5 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 11.095 torcedores por partida (divulgados apenas 6 jogos)
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Atlético Goianiense e Fluminense - 3 gols
MELHOR DEFESA DA RODADA: Botafogo, Internacional, Goiás, Fluminense,Cruzeiro, São Paulo, Vasco, Flamengo, Atlético Mineiro e Atlético Goianiense - 0 gol
ARTILHEIRO DA RODADA: Elias (Ago) - 3 gols
MELHOR PÚBLICO DA RODADA: Botafogo 1x0 Ceará - 16.460

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO

159 JOGOS: 76 vitórias mandantes, 50 empates, 33 vitórias visitantes
384 GOLS: 2,42 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 14.205 torcedores por partida
MELHOR ATAQUE: Botafogo - 28 gols
MELHOR DEFESA: Ceará - 9 gols
ARTILHEIRO: Bruno César (Cor) - 8 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2x2 Fluminense - 80.080

26 de agosto de 2010

Momento Glorioso


Demorou, mas finalmente o Botafogo enconstou no Corinthians. O clube paulista perdeu mais uma fora de casa, e permitiu a aproximação do clube carioca que vem de 5 vitórias seguidas. A diferença que já chegou a ser de 11 pontos, hoje é de apenas quatro.

Enquanto isso, na liderança, o Flu vem conquistando bons resultados. Mas o Botafogo vem melhor, e conseguiu diminuir a diferença para o Tricolor também. Na décima rodada, quando o Flu assumiu a liderança, a diferença estava na casa de 11 pontos. Hoje ela caiu bem menos do que no caso com o vice-líder, e esta na casa dos 9.

A fase do Bota é tão boa, que nos últimos 5 jogos além das cinco vitórias o time marcou 11 gols e sofreu apenas 2. Melhor do que isso, nos últimos 3 jogos o Botafogo não levou nenhum gol e encontrou tempo pra marcar 4 gols. O artilheiro do time é Jóbson com 5 gols.

"- Uma defesa firme torna o time firme. A partir do momento que nossa defesa passou a se comportar melhor, paramos de ter de correr atrás do resultado."É assim que Joel explica o bom momento vivido por seu time. De qualquer forma, seja sorte ou competência o torcedor do Glorioso agradece e espera poder comemorar, quem sabe, o título.

25 de agosto de 2010

Qual o time mais faltoso do Brasileirão?

O time mais faltoso do Brasileirão é o Atlético Goianiense. O time de Goías, que ocupa a última posição da tabela, cometeu ao todo 326 faltas nessas 15 rodadas. Impressionantes 22 faltas por partida. Essa média resultou em 58 cartões amarelos e 5 vermelhos, o que torna a equipe goiana a mais violenta da competição.

Outra equipe que precisa se preocupar com a violência de seus jogadores é o Alético Paranaense. O número de faltas nem é tão alto. São 247 faltas, 16 por partida. O que impressiona é a quantidade de cartões vermelhos recebidos pelos jogadores do Furacão. Já foram oito ao todo.

Outros times que precisam tomar cuidado com a truculência durante as partidas são, o Grêmio que tem 317 faltas (21 por jogo), 53 cartões amarelos e 2 vermelhos. O Ceará tem 300 faltas (20 por jogo), 41 canários e 2 vermelhos.

O Palmeiras é outra equipe que se destaca pela violência. Apesar de o número de faltas, a exemplo do Atlético Paranaense, não ser tão alto, em geral as faltas cometidas pelo Verdão são mais duras. Foram 252 falta (16 por partida), mas tomou 39 cartões amarelos e 6 cartões vermelhos.
O recordistas de cartão vermelhos pertence ao Verdão. Foram 3 cartões até aqui para Marcos Assunção. Em segundo lugar fica Wagner Diniz (Vasco), Leo (Palmeiras), Heleno (Ceará) e Welton Felipe (Atlético Goianiense) com 2 cartões cada.


Já os recordistas de amarelo são: Michel (Ceará) e Welton Felipe (Atlético Goianiense) com 8 cartões cada. Depois estão Pituca (Atlético Goianiense) e Marcinho Guerreiro (Avaí) com 7. Fecha o top 5 de cartões amarelos Rudnei (Avaí) com 6 cartões.

Já o jogador mais faltoso é Michel (Ceará) com 55 faltas. Em segundo Rudnei (Avaí), Pituca (Atlético Goianiense) e Herrera (Botafogo) com 41 faltas cada um. Completa a lista João Vitor (Prudente) com 38 faltas cometidas.

Você leitor, acha que falta ajuda ou não o time em campo?

24 de agosto de 2010

O cavalheiro da bola

Gary Lineker é um dos jogadores ingleses menos conhecido mundialmente. Quem já ouviu falar dele? Poucos, com certeza. Mas Gary era uma jóia rara no futebol, e isso ajudou a construir sua história. Pra começar, basta saber que em seus 18 anos de carreira não tomou se quer 1 cartão amarelo. Disputou 542 jogos ao total e não tomou um amarelo. Marca impressionante.

Além disso era artilheiro nato. Pela seleção, só perde o posto de maior artilheiro inglês para Bobby Charlton. Bobby tem 49 gols, enquanto Gary tem 48 gols com a camisa do English Team. Desses 48 gols com a camisa inglesa, 10 deles foram nas duas Copas que disputou, o que o coloca entre os oito maiores artilheiros de todas as Copas. Marcou ainda em sua carreira 292 gols, 95 deles pelo Leicester, o time que iniciou sua trajetória no futebol.

Gary Lineker nunca venceu a Copa do Mundo, mas foi artilheiro de grandes e importantes competições. Foi artilheiro por 3 vezes do campeonato Inglês e artilheiro também na Copa de 1986. Na temporada de 1985/86 ele foi artilheiro do Inglês com 30 gols, quando jogava pelo Everton.

Apesar de ser artilheiro nato, e um "gentleman" sem a bola, Gary conquistou poucos títulos: A Copa do Rei em 88 e a Recopa Européia em 89 com o Barcelona; Copa da Inglaterra em 91 com o Tottenham; Supercopa da Inlgaterra em 85 com o Everton; e a segunda divisão inglesa com o Leicester em 1980.

Infelizmente, para o azar de Lineker, os poucos títulos que conquistou lhe tiram o crédito detegrande jogador que foi. O maior artilheiro inglês em copas do mundo, o atacante que nunca tomou um cartão amarelo, artilheiro com a redonda no pé e cavalheiro sem ela, e ídolo inglês. Mas sem dúvida, demorara a surgir outro que não tome um cartão amarelo em 592 jogos.

23 de agosto de 2010

15ª rodada: felicidade alvinegra

A décima quinta rodada chegou ao seu fim. E o campeonato parece polarizado entre duas equipes. Corinthians e Fluminense brigam até o fim pela liderança do primeiro turno. Obviamente ainda temos muitas rodadas pela frente, mas julgando o atual momento de todas as equipes e a distância dos dois times para os outros 18, dificilmente Timão ou Flu não saem com o título esse ano.

E se na rodada passada o torcedor carioca sorriu a toa, nessa não teve tantos motivos. Somente a equipe do Botafogo pode comemorar. Aliás, das cinco equipes alvinegras, apenas uma não comemorou. A torcida do Galo teve que ver o alvinegro santista despachar por 2 a 0 sua equipe da Vila. O Timão num compromisso difícil contra o São Paulo venceu com certa facilidade,3 a 0. Por último o Ceará, que voltou a vencer por 2 a 1, e afundou ainda mais o Grêmio e de quebra voltou ao G4. Bom para o Corinthians que viu a distancia para o segundo colocado aumentar, e para o primeiro diminuir.

A rodada foi boa. O público dos clássicos não decepcionaram. Somente no clássico entre Vasco e Fluminense estiveram presentes 80.080 mil torcedores. Número que supera muitas partidas da Europa. No geral a média foi ótima. Há um mês atrás, disse que o ideal era media de 25 mil torcedores. Pois bem nessa rodada a média foi de 26 mil torcedores. E não foi só isso. Os gols também sairam. Excetuando Palmeiras e Guarani todos os jogos acabaram com gols, e a média foi de 2 por partida.

NÚMEROS DA RODADA

10 JOGOS : 5 vitórias mandantes , 3 empates, 5 vitórias visitantes
20 GOLS : 2 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 26.644 torcedores por estádio (somente o jogo do Ceará não divulgou o público)
MELHOR ATAQUE DA RODADA: Corinthians - 3 gols
MELHOR DEFESA DA RODADA: Botafogo, Atlético Paranaense, Guarani, Palmeiras, Santos, Vitória e Corinthians - 0 gols
ARTILHEIRO DA RODADA: Elias (COR) - 2 gols
MELHOR PÚBLICO DA RODADA: Vasco 2x2 Fluminense - 80.080

NÚMEROS DO BRASILEIRÃO

149 JOGOS: 74 vitórias mandantes, 47 empates, 28 vitórias visitantes
369 gols: 2,48 gols por partida
MÉDIA DE PÚBLICO: 13.539 (apenas 139 jogos)
MELHOR ATAQUE: Corinthians - 27 gols
MELHOR DEFESA: Ceará - 8 gols sofridos
ARTILHEIRO: Bruno César (COR) - 8 gols
MELHOR PÚBLICO: Vasco 2x2 Fluminense - 80.080